É responsabilidade da equipe desse segmento e dos estudantes que compõem as séries do 6º ao 9º ano, o fechamento dessa etapa de transição na trajetória escolar. De acordo com as modificações propostas para o Ensino Médio até o ano de 2020, caberá ao Ensino Fundamental – Anos Finais, dar maior sustentação pedagógica para as escolhas de itinerários formativos que, de certa forma, já apontarão para a caminhada universitária.
A proposta de trabalho para esse segmento possibilita a compreensão do conhecimento como elemento estruturador das escolhas do ser humano ao longo de sua vida. A abrangência e o aprofundamento do conhecimento de uma pessoa permitem que ela faça escolhas mais conscientes e se desenvolva continuamente para conviver com os semelhantes e construir um mundo mais sustentável. O conhecimento é fruto da contínua construção humana, imbuído de aspectos éticos, históricos, sociais e culturais.
Acreditamos que os conteúdos/conceitos não representam a finalidade do processo de ensino; eles constituem os meios utilizados para o desenvolvimento de competências e habilidades. Portanto, apostamos na proposta pedagógica que fomenta a problematização, que possibilita ao aluno sair da condição de mero espectador ao estimular o levantamento de hipóteses, a análise de diferentes fontes de informação, a confrontação de dados e o estabelecimento de conclusões sobre as questões propostas.
A condução didática privilegia:
• A contextualização feita por meio de textos que estimulam o aluno e servem de ponto de partida para a exposição do conteúdo. As intervenções realizadas em sala de aula trazem à memória dos alunos, conceitos estruturantes sobre o assunto a ser tratado favorecendo a ampliação para contextos maiores.
• Realização de atividades destinadas à assimilação e sistematização de conceitos, com exercícios diários e gradativos, conforme desenvolvimento das aulas.
• As atividades de extrapolação do conteúdo possibilitam a análise e reflexão também em outros espaços e não apenas na escola. Esta ação favorece a habilidade de estabelecer conexão da teoria com a prática.
Nesse segmento, as experiências de aprendizagens são ampliadas, os desafios pedagógicos ganham um grau moderado de complexidade e demandam uma postura maior de compromisso de estudo e gerenciamento de aprendizagem por parte do aluno, dos educadores e das famílias.
Os alunos sentem-se mais atraídos em aprender a partir de metodologias diferentes e apreciam muito os grupos sociais. Abraçando o grande desafio de mantê-los conectados e envolvidos com os processos de aprendizagem, a equipe pedagógica propõe estratégias que possibilitam a criatividade e a expressão através das artes, a competição/cooperação - competição saudável entre os grupos.
São promovidas as atividades culturais e científicas estimulando o desenvolvimento de diferentes linguagens, o exercício das investigação científica, e o uso produtivo das tecnologias digitais de informação e comunicação, a convivência com as diversidades e a concretização da teoria aprendida em sala de aula.
A avaliação de desempenho acompanha o raciocínio do Fundamental- Anos Iniciais, propondo o trabalho com Metas dinâmicas e projetivas a partir do resultado anterior e não mais com a referência estática para a aprovação final e estagnada de 60%. Acreditamos que nossos estudantes merecem e podem muito mais!
Durante todo o processo, os alunos são avaliados de forma diferenciada e acompanhados pela equipe educativa do Colégio. Para esse enfrentamento e sucesso das ações, os estudantes contarão com a orientação de estudos, com “dicas” de aprimoramento e atividades orientadas em grupos cooperativos de trabalho, Orientação de Atividades extras, trabalho de Grupo de Estudos.
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