Artigo

Humanização na escola: como esse conceito tem sido aplicado?

Você já ouviu falar sobre o termo humanização? É bem provável que sim, já que ele está presente em muitos âmbitos como saúde, tecnologia, vendas e, claro, educação. Mas, afinal, como ele se aplica no dia a dia da escola?

A humanização na escola é um conceito relativamente novo, mas que já tem provocado mudanças consideráveis na dinâmica educacional de várias partes do mundo.

Por conta disso, não podemos deixar de abordá-la aqui no blog! Continue a leitura para saber mais sobre o assunto. Ao longo da nossa conversa, você vai entender a importância desse cuidado e descobrir o que ele significa de uma vez por todas. Vamos lá!

O que é a humanização na escola?

Humanização é um processo que, como o nome já diz, tem o objetivo de tornar algo humano. Nós já somos pessoas, mas a verdade é que, em muitos âmbitos, não fomos vistos assim por muito tempo.

Na educação, portanto, o seu objetivo é analisar as crianças e adolescentes como seres completos e complexos, e não apenas “receptores de matéria”. Assim, suas características e particularidades são levadas em consideração na hora de pensarmos em estratégias que os desenvolvem não só academicamente, mas também como cidadãos.

No Brasil, os primórdios da educação humanizada surgiram com Paulo Freire. Para ele, a humanização ajudava na educação e vice-versa. Sendo assim, uma educação humanizada seria o caminho para a construção de uma sociedade mais justa para todos.

Como ela tem sido aplicada?

Veja, agora, algumas estratégias que são pautadas na humanização educacional.

Metodologias que valorizam o aluno

A implementação de metodologias ativas de aprendizagem é uma das grandes mostras de humanização na educação, pois usa diversos recursos para atender às diferentes necessidades dos estudantes no aprendizado.

Protagonismo do aluno

Colocar o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado, e não apenas como um receptor passivo de “palestras”, é outra amostra desse preceito para a educação atual.

Desenvolvimento da inteligência emocional

Hoje, a escola não é só um espaço para ensinar matemática e outras disciplinas, mas um ambiente de desenvolvimento de hard e soft skills. Dentre estas, a inteligência emocional é um dos destaques.

Interdisciplinaridade

Trazer a interdisciplinaridade para o ensino não é só uma maneira de deixar as coisas mais interessantes e otimizar o engajamento das turmas no aprendizado, mas também de trabalhar diversas competências de uma só vez.

Diálogo saudável

Punições, humilhações, palmatórias. Tudo isso é coisa de um passado educacional que merece ser enterrado. Hoje, a tendência é dialogar com os alunos e explicar tudo com respeito, e não por meio do medo.

Capacitação das equipes

Outra forma de trazer a humanização para a educação é a partir da capacitação das equipes. Desde professores até outros colaboradores, todos devem falar a mesma língua: a do respeito, carinho e valorização das crianças e adolescentes. Essa é a escola do presente e do futuro.

Gostou de saber mais sobre a humanização na escola e entender os valores que já eram mencionados lá na época de Paulo Freire? Agora, cabe a você sempre priorizar uma educação que valorize o ser humano e faça o melhor para desenvolver competências cidadãs em nossas crianças e adolescentes!

No Colégio Academia, a humanização é um assunto levado muito a sério em todas as nossas estratégias. Entre em contato e agende uma visita ao nosso colégio para que você possa nos conhecer!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.