Fundamental Anos Iniciais

A Proposta Pedagógica para o Ensino Fundamental – anos iniciais, tem o objetivo de trazer para o centro do processo de aprendizagem, o estudante, com a ação protagonista de construir o seu itinerário, mediado e incentivado pelo acompanhamento do professor (a). A Ação pedagógica é orientada pelo desenvolvimento das habilidades e competências, conforme preconiza a BNCC- Base Nacional Comum Curricular.

Nesse segmento, as práticas dos campos de experiências da Educação Infantil são retomadas, dialogam com as investigações e comprovações de hipóteses, a partir do Método Científico e sustentam as aprendizagens do estudante inspiradas pelo prazer em aprender.

Apostamos na construção de um projeto educacional de excelência, assumimos as concepções teóricas contemporâneas, sem, no entanto, abandonar alguns legados deixados pelas teorias pedagógicas tradicionais, tais como: a valorização da organização, da metodologia, da didática, do planejamento, da conceituação e da avaliação.

No Ensino Fundamental, anos iniciais, promovemos a articulação entre as diversas áreas do conhecimento que funciona como um ponto de partida para explorar outras fontes e tecnologias que contribuam para o processo de aprendizagem e para a construção de uma consciência pessoal, social e planetária essenciais para o exercício pleno da cidadania.

Das teorias educativas contemporâneas, consideramos, principalmente, a consciência do papel da escola na formação dos cidadãos protagonistas e o poder do currículo como instrumentos transformadores da sociedade.

Partimos da premissa de que o aluno é um sujeito de saberes, capaz de construir o conhecimento na interação com o outro e em conexão com o mundo da cultura que o cerca. Nas relações que vai estabelecendo, o aluno, em contato com as áreas do conhecimento, vai significando e apropriando de significados socialmente construídos.

Na grande experiência do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é oportunizado ao aluno a construção de um conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis à sua caminhada escolar. Respeitando a diversidade de ritmos, o estágio de desenvolvimento cognitivo e o amadurecimento emocional da criança, no diálogo interdisciplinar, a criança é estimulada a avançar das experimentações do universo da Educação Infantil às hipóteses testáveis e comprovadas, com graduação de complexidade até o 5º Ano.

A equipe pedagógica é qualificada, formada por pedagogos e especialistas em educação e em constante processo de formação continuada. Mas, o principal valor dessa equipe está no comprometimento e amor à educação.

A PERFORMANCE DO ESTUDANTE - COMO É AVALIADA E COMO É ACOMPANHADO O DESEMPENHO ACADÊMICO DA CRIANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS?
TRABALHANDO COM AS METAS

Apostamos na avaliação qualitativa e quantitativa, mensurando resultados mediante ação pedagógica intencional. Os resultados são mensurados e tratados gradativamente, orientando retomadas de processos, apostando em Metas Individuais e Coletivas. O desafio é estimular a busca pela superação, trabalhando com metas projetivas a partir do resultado anterior e não mais com a referência estática para a aprovação final e estagnada de 60%. Acreditamos que nossos estudantes merecem e podem muito mais!

Para esse enfrentamento e sucesso, os estudantes contam com a orientação de estudos, com “dicas” de aprimoramento e atividades orientadas em grupos cooperativos de trabalho.

Estimular a aprendizagem valorizando o poder de transformação dos estudantes quando inspirados e mobilizados para projetos maiores – ESSA É A NOSSA MAIOR CRENÇA PEDAGÓGICA.

Blog

Colégio Academia

Inscreva-se agora!

Perguntas Frequentes

No items found.

Eventos

Nenhum evento encontrado.
Nenhum evento encontrado
Nenhum evento encontrado.
Nenhum evento encontrado

Arquivos