Educação Infantil

CUIDAR E EDUCAR!

A prática pedagógica da Educação Infantil da Rede de Ensino Verbita – ESDEVA, é orientada pela abordagem dos campos de experiências descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em convergência com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Esses campos de experiências são transversados por dois eixos: Interações e o Brincar; a partir de situações pedagógicas a criança interage entre os pares, é orientada por um código de conduta de convivência social construindo todo o seu conhecimento a partir das brincadeiras.

A prática educativa reúne diferentes linguagens e temas que norteiam o planejamento das atividades da rotina escolar possibilitando o diálogo entre os campos de experiências. Esses campos se articulam de diferentes maneiras com o universo lúdico da criança e, do mesmo modo, com seus interesses e possibilidades.

Assim, os projetos e as atividades apresentados, visam contemplar os cinco campos de experiência descritos a seguir:

Corpo, gestos e movimentos
Eu, o outro e o nós
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Traços, sons, cores e formas
Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações

A Educação Infantil do Colégio Academia, acolhe as curiosidades e o desejo natural em aprender das crianças até os 5 anos de idade. Em parceria estabelecida com as famílias, as estratégias pedagógicas são transversadas pela brincadeira, o lúdico e a interação promovendo o desenvolvimento integral da criança.

Nas trocas e na exploração do novo, as crianças ampliam o universo de experiências, desenvolvem capacidades para novas aprendizagens, articulando sempre entre os dois contextos conhecidos: familiar e escolar. Nesse processo, constroem e apropriam de regras de convivência, socializam, desenvolvem princípios de autonomia para pequenas e importantes tarefas do cotidiano. Todas as experiências de aprendizagens das crianças no coletivo são articuladas pela livre expressão e pelo desenvolvimento da linguagem.

Nesse ambiente seguro e cercada de cuidados, a criança é estimulada a aprender em situações desafiadoras, que mobilizam recursos cognitivos e emocionais. Diante desses desafios, ela vive a experiência do papel ativo e sente-se provocada a resolvê-los. Com esse processo ela constrói significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.

A PERFORMANCE DO ESTUDANTE - COMO É FEITO O ACOMPANHAMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Desde as primeiras descobertas e aprendizagens na convivência entre os pares, nos espaços da Educação Infantil, nos propomos a acompanhar o desenvolvimento da criança, a aguçar a sua curiosidade, a desafiá-la a aprimorar suas estruturas cognitivas e o amplo desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

A partir das observações e registros sistemáticos do trabalho da criança, na comparação dela consigo mesma, tendo a referência do coletivo, construímos as “marcas evolutivas” que sustentarão o planejamento de práticas e de intervenções pedagógicas. Para esse trabalho, os educadores mantêm contato contínuo com as famílias, parceiros por excelência nessa caminhada de escolarização.

Blog

Colégio Academia

Inscreva-se agora!

Perguntas Frequentes

No items found.

Eventos

Nenhum evento encontrado.
Nenhum evento encontrado
Nenhum evento encontrado.
Nenhum evento encontrado

Arquivos