Anos Finais

Responsabilidade da equipe desse segmento e dos estudantes que compõem as séries do 6º ao 9º ano, o fechamento dessa etapa de transição na trajetória escolar. De acordo com as modificações propostas para o Ensino Médio até o aonde 2020, caberá ao Ensino Fundamental Anos Finais dar maior sustentação pedagógica para as escolhas de itinerários formativos que, de certa forma, já apontarão para a caminhada universitária.

A proposta de trabalho para esse segmento possibilita a compreensão do conhecimento como elemento estruturador das escolhas do ser humano ao longo de sua vida. A abrangência e o aprofundamento do conhecimento de uma pessoa permitem que ela faça escolhas mais conscientes e se desenvolva continuamente para conviver com os semelhantes e construir um mundo mais sustentável. Conhecimento é fruto da contínua construção humana, imbuído de aspectos éticos, históricos, sociais e culturais.

Acreditamos que os conteúdos/conceitos não representam a finalidade do processo de ensino; eles constituem os meios utilizados para o desenvolvimento de competências e habilidades. Portanto, apostamos na proposta pedagógica que fomenta a problematização, que possibilita ao aluno sair da condição de mero espectador ao estimular o levantamento de hipóteses, a análise de diferentes fontes de informação, a confrontação de dados e o estabelecimento de conclusões sobre as questões propostas.

A condução didática privilegia:
• A contextualização feita por meio de textos que estimulam o aluno e servem de ponto de partida para a exposição do conteúdo. As intervenções realizadas em sala de aula trazem à memória dos alunos, conceitos estruturantes sobre o assunto a ser tratado favorecendo a ampliação para contextos maiores.
• Realização de atividades destinadas à assimilação e sistematização de conceitos, com exercícios diários e gradativos, conforme desenvolvimento da saulas.
• As atividades de extrapolação do conteúdo possibilitam a análise e reflexão também em outros espaços e não apenas na escola. Esta ação favorece a habilidade de estabelecer conexão da teoria com a prática.
No Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Sagrado Coração de Maria osdesafios de aprendizagem vão se tornando cada vez mais complexos e o aluno ganha destaque como protagonista no seu processo de construção do conhecimento,desenvolvendo ainda mais a sua autonomia e o compromisso com o gerenciamentodos estudos.

Nossa equipe pedagógica trabalha para melhorar o desempenho acadêmico, aprimorar a capacidade argumentativa e crítica dos alunos e enriquecer valores como ética, cuidados com o meio ambiente, cidadania e pluralidade cultural, contribuindo para que eles sejam parte integrante e construtora de uma sociedade.

A PERFORMANCE DO ESTUDANTE -COMO É AVALIADA E COMO É ACOMPANHADO O DESEMPENHO ACADÊMICO DO ESTUDANTE NOENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS?

TRABALHANDO COM AS METAS

A avaliação de desempenho acompanha o raciocínio do Fundamenta Anos Iniciais, propondo o trabalho com Metas dinâmicas e projetivas a partir do resultado anterior e não mais com a referência estática para a aprovação final e estagnada de 60%.Acreditamos que nossos estudantes merecem e podem muito mais!
Durante todo o processo, os alunos são avaliados de forma diferenciada e acompanhados pela equipe educativa do Colégio. Para esse enfrentamento sucesso das ações, os estudantes contarão com a orientação de estudos, com "dicas” de aprimoramento e atividades orientadas em grupos cooperativos de trabalho, Orientação de Atividades extras, trabalho de Grupo de Estudos.

Blog

Colégio Sagrado Coração de Maria

Inscreva-se agora!

Perguntas Frequentes

No items found.

Eventos

Nenhum evento encontrado.
Nenhum evento encontrado
Nenhum evento encontrado.
Nenhum evento encontrado

Arquivos