Educação Infantil

CUIDAR E EDUCAR!

A prática pedagógica da Educação Infantil da Rede de Ensino Verbita – ESDEVA, é orientada pela abordagem dos campos de experiências descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em convergência com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Esses campos de experiências são transversados por dois eixos: Interações e o Brincar; a partir de situações pedagógicas a criança interage entre os pares, é orientada por um código de conduta de convivência social construindo todo o seu conhecimento a partir das brincadeiras.

A prática educativa reúne diferentes linguagens e temas que norteiam o planejamento das atividades da rotina escolar possibilitando o diálogo entre os campos de experiências. Esses campos se articulam de diferentes maneiras com o universo lúdico da criança e, do mesmo modo, com seus interesses e possibilidades.

Assim, os projetos e as atividades apresentados, visam contemplar os cinco campos de experiência descritos a seguir:

Corpo, gestos e movimentos

A ampliação de possibilidades psicomotoras por meio da exploração do mundo que rodeia a criança e de sua ação sobre ele permite o conhecimento e a consciência do próprio corpo, sendo parte integrante da construção da identidade e da autonomia. As crianças vão tomando consciência do próprio corpo à medida que o utilizam como instrumento para conhecer e explorar o mundo que as cerca. Esse conhecimento ocorre quando ela brinca, pula, corre, locomove-se e assim faz suas próprias descobertas.

O eu, o outro e o nós

O foco principal desse Campo está voltado para as relações que a criança pode desenvolver com ela mesma, construindo sua própria identidade, e com outros pares, constituídos por outras crianças e adultos.
Por meio das vivências com outras pessoas, elas conseguem ampliar a percepção delas mesmas e do outro, valorizando sua própria vida e aprendendo a respeitar os outros e as diferenças que cada ser humano traz.

Fala, pensamento, imaginação

Na Educação Infantil o contato com a cultura escrita deve ocorrer com base nos conhecimentos que as crianças trazem e, por isso, é fundamental criar situações didáticas que possibilitem a essas crianças a ampliação do vocabulário, a distinção dos sons das letras, a pronúncia das palavras e frases de forma correta, as experiências com a literatura infantil e a prática de diversas modalidades de interação verbal. Essas situações além de contribuírem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, contribuem também, para o desenvolvimento de um pensamento lógico e imaginativo.

Traços, sons, cores e imagens

A possibilidade de convivência da criança com vários tipos de manifestações artísticas, culturais e científicas e o encontro dela com essas manifestações, traduzidas pelas artes visuais, pela música, pela dança e teatro, dão a ela condições de ter um olhar diferente sobre as coisas que observa. Os objetos e materiais explorados pelos sentidos, a apreciação de lugares e obras relacionados a arte e as técnicas vivenciadas ajudarão a desenvolver sua capacidade perceptiva, estética e crítica, além de desenvolver sua sensibilidade e criatividade.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

As crianças, desde muito pequenas, demonstram curiosidade sobre o mundo físico (fenômenos naturais, organismos vivos, transformações da natureza...) e o mundo sociocultural (conhecimento de si mesmo e da família, de outros costumes e culturas). É por meio dessa curiosidade que elas são levadas a explorar o ambiente físico, aprendendo a refletir sobre suas próprias experiências. Além disso, as crianças se deparam, cotidianamente, com conhecimentos matemáticos. Isso ocorre no momento em que faz contagens, relaciona quantidades, organiza objetos por características, compara pesos, promove medidas etc.).


A Proposta Pedagógica desenvolvida na educação Infantil do Colégio Arnaldo Anchieta, traz como diferencial o tratamento personalizado. Aqui nesse espaço, cada criança é vista na sua singularidade e desafiada a desenvolver capacidades/habilidades sociais essenciais para a convivência na vida coletiva.

A organização didática prioriza os projetos interdisciplinares, dialoga com os campos de experiências, promove a aprendizagem mediada pelas brincadeiras e as interações como ações intencionais para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças.

A vivência pedagógica dos pequenos aprendizes é costurada por muitas descobertas, aventuras e desafios que levam ao desenvolvimento da autonomia para pequenas tarefas e modelos de organização da rotina e estruturação de capacidades para a continuidade dos processos de aprendizagens. Nessa experiência contamos com a família, nossa principal parceira. No intuito de ampliar e afinar as nossas relações, promovemos “Rodas Temáticas” e nos predispomos às orientações individuais e coletivas.

A PERFORMANCE DO ESTUDANTE - COMO É FEITO O ACOMPANHAMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Desde as primeiras descobertas e aprendizagens na convivência entre os pares, nos espaços da Educação Infantil, nos propomos a acompanhar o desenvolvimento da criança, a aguçar a sua curiosidade, a desafiá-la a aprimorar suas estruturas cognitivas e o amplo desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

A partir das observações e registros sistemáticos do trabalho da criança, na comparação dela consigo mesma, tendo a referência do coletivo, construímos as “marcas evolutivas” que sustentarão o planejamento de práticas e de intervenções pedagógicas. Para esse trabalho, os educadores mantêm contato contínuo com as famílias, parceiros por excelência nessa caminhada de escolarização.

Blog

No items found.
Nenhum post encontrado

Colégio Arnaldo

Inscreva-se agora!

Perguntas Frequentes

5. Onde está a parte de login do Portal?

O Portal do Aluno, o Portal do Professor e o Portal da Secretaria podem ser acessados através da cadeado, que está no canto superior direito do menu, na home. Basta clicar nele e, depois, na área de interesse.

6. O Colégio Arnaldo possui bolsa de estudo?

A Associação Propagadora Esdeva, CNPJ nº 21.562.368/0001/13, mantenedora desta instituição de ensino, é certificada como entidade beneficente de assistência social em conformidade com a legislação vigente. Para ter acesso às bolsas de estudo os candidatos precisam se submeter ao processo de admissão da unidade pretendida. Acesse o Edital de Renovação da Gratuidade Educacional - 2024.

7. Qual o preço da matrícula, mensalidades e material didático?

Estamos muito felizes pelo seu interesse em matricular o seu filho no Colégio Arnaldo. Faça sua inscrição aqui e, em breve, vamos entrar em contato para responder essas dúvidas e dar início ao processo, com a Prova de Admissão e a inscrição.

Eventos

Nenhum evento encontrado.
Nenhum evento encontrado
Nenhum evento encontrado.
Nenhum evento encontrado

Arquivos