Ensino Médio

Constitui-se como a etapa final da Educação Básica, quando o jovem estudante se encontra preparado para, mais do que dominar conteúdos, aprender a se relacionar com o conhecimento de forma ativa, construtiva e criadora, estabelecendo diálogos interdisciplinares acadêmicos e transdisciplinares com a sociedade ao seu redor.

Compreendemos o conhecimento como elemento estruturador das escolhas do ser humano ao longo de sua vida. A abrangência e o aprofundamento do conhecimento de uma pessoa permitem que ela faça escolhas mais conscientes e se desenvolva continuamente para conviver com os semelhantes e construir um mundo mais sustentável. O conhecimento é fruto da contínua construção humana, imbuído de aspectos éticos, históricos, sociais e culturais.

A proposta curricular está ancorada nos princípios pedagógicos da diversidade, autonomia, interdisciplinaridade e orientação profissional, formando pensadores criativos, ousados, altruístas e tolerantes, vislumbrando a formação humana e cristã.
Estamos vivendo um momento transicional, de novas discussões e tendências para o Ensino Médio trazidas pela BNCC – Base Nacional Curricular Comum – que suscita uma definição de um currículo formado com 60% das áreas comuns e 40%por itinerários formativos a partir de 2022.

Utilizando como referência o material pedagógico do Poliedro - Sistema de Ensino, a equipe pedagógica trabalha, com muito comprometimento, no desenvolvimento das habilidades prescritas para as grandes áreas do conhecimento. Toda a mudança preconizada nos remete à necessidade de preparar esse jovem para fazer suas escolhas pessoais e profissionais de forma madura, assegurando-lhe habilidades e competências importantes no percurso acadêmico para as conquistas futuras no mundo do trabalho.

Na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Maria, os estudantes trabalham conceitos e desenvolvem habilidades que buscam ampará-los na realização das avaliações acadêmicas futuras. Os Itinerários Formativos, que já compõem a grade curricular dos nossos alunos desde 2021, garantem maior autonomia no desenvolvimento das habilidades propostas para cada série.

Na 3ª série do Ensino Médio desenvolvemos com os alunos uma revisão dos conteúdos anteriores, combinado a um trabalho de complementação das matérias específicas da série, permitindo a recuperação de habilidades não consolidada se garantindo o conhecimento necessário para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – e demais vestibulares.

Contamos com uma estrutura pedagógica de qualidade que utiliza variadas metodologias e recursos tecnológicos associada a um corpo docente de alto nível, permitindo que o aluno tenha experiências que melhoram seu desempenho acadêmico, enriquecem a capacidade argumentativa e o pensamento crítico, além de promover crescimento como pessoa ética e cidadã.

Suporte Pedagógico

Plataforma digital “Redação Nota Mil”: utilizamos essa plataforma com foco principal em desenvolver habilidades para a prova de Redação do ENEM. Por meio dela é possível acompanhar o desenvolvimento individual dos alunos, em cada competência cobrada na produção textual, e o desenvolvimento da turma como um todo.

Plataforma digital Poliedro: essa plataforma oferece além de simulados periódicos, videoaulas, atividades e conteúdo complementares, garantindo ao aluno um complemento das habilidades trabalhadas em sala.

Semana ENEM: voltada par aos alunos da 3ª série do Ensino Médio, a semana acontece antes da prova do ENEM e é repleta de surpresas e emoção, nela os alunos participam de palestras, aulas revisionais, rodas de conversa, entre outros eventos.

Desafio Verbita: encontros virtuais periódicos com professores de alto nível, que abordam temas contemporâneos de relevância na ampliação do repertório cultural dos alunos, permitindo a melhor preparação para as futuras avaliações uma vez que os assuntos abordados estão relacionados à redação do ENEM e à questões interdisciplinares.

A PERFORMANCE DO ESTUDANTE -COMO É AVALIADA E COMO É ACOMPANHADO O DESEMPENHO ACADÊMICO DO ESTUDANTE NOENSINO MÉDIO?
TRABALHANDO COM AS METAS EGERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES

O processo de ensino é concebido de forma cíclica e recursiva e considera a avaliação processual e contínua. A abordagem teórica é abrangente e aprofundada, preparando os alunos com eficiência para o ENEM e os principais exames e concursos vestibulares.

No segmento Ensino Médio, a preocupação com a preparação do aluno para os diversos processos seletivos do país com vistas ao Ensino Superior se intensifica, e nossa proposta é oferecer uma estrutura sólida que contribua efetivamente para o objetivo dos estudantes e familiares.

A partir do exposto, realizamos atividades avaliativas regulares de acordo coma distribuição de créditos e conforme calendários partilhados. Oferecemos um programa de simulados em parceria com o Sistema de Ensino Poliedro, trazendo item de avaliação, conforme mensurado no ENEM e em outros vestibulares convencionais. Esse formato é muito importante, pois considera tanto a avaliação do nível de proficiência dos alunos quanto o ingresso em grande parte das universidades federais do país e em muitas das instituições particulares de renome.

A equipe pedagógica, a partir dos dados mensurados na aplicação das atividades avaliativas, realiza uma análise cuidadosa, revê planejamentos, reorganiza as estratégias e orienta retomada de estudos coletivas e individuais.

 

Blog

Colégio Sagrado Coração de Maria

Inscreva-se agora!

Perguntas Frequentes

No items found.

Eventos

Nenhum evento encontrado.
Nenhum evento encontrado
Nenhum evento encontrado.
Nenhum evento encontrado

Arquivos