Educação Infantil

CUIDAR E EDUCAR!

Aprática pedagógica da Educação Infantil da Rede de Ensino Verbita – ESDEVA éorientada pela abordagem dos campos de experiências descritos na Base NacionalComum Curricular (BNCC), em convergência com as Diretrizes CurricularesNacionais e com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.Esses campos de experiências são transversados por dois eixos: Interações e oBrincar; a partir de situações pedagógicas, a criança interage entre os pares,é orientada por um código de conduta de convivência social construindo todo oseu conhecimento a partir das brincadeiras.

Aprática educativa reúne diferentes linguagens e temas que norteiam oplanejamento das propostas da rotina escolar possibilitando o diálogo entre oscampos de experiências. Esses campos se articulam de diferentes maneiras com ouniverso lúdico da criança e, do mesmo modo, com seus interesses epossibilidades. Além do direcionamento do Pensamento Criativo e das HabilidadesSocioemocionais que contribuem para o desenvolvimento integral do estudante.

Assim,os projetos e as propostas apresentados visam contemplar os cinco campos deexperiência descritos a seguir:

Corpo, gestos e movimentos

Aampliação de possibilidades psicomotoras por meio da exploração do mundo querodeia a criança e de sua ação sobre ele permite o conhecimento e a consciênciado próprio corpo, sendo parte integrante da construção da identidade e daautonomia. As crianças vão tomando consciência do próprio corpo à medida que outilizam como instrumento para conhecer e explorar o mundo que as cerca. Esseconhecimento ocorre quando ela brinca, pula, corre, locomove-se e assim fazsuas próprias descobertas.

O eu, o outro e o nós

Ofoco principal desse Campo está voltado para as relações que a criança podedesenvolver com ela mesma, construindo sua própria identidade, e com outrospares, constituídos por outras crianças e adultos. Por meio das vivências comoutras pessoas, elas conseguem ampliar a percepção delas mesmas e do outro,valorizando sua própria vida e aprendendo a respeitar os outros e as diferençasque cada ser humano traz.

Fala, pensamento, imaginação 

NaEducação Infantil, o contato com a cultura escrita deve ocorrer com base nosconhecimentos que as crianças trazem e, por isso, é fundamental criar propostasque possibilitem a essas crianças a ampliação do vocabulário, a distinção dossons das letras, a pronúncia das palavras e frases de forma correta, asexperiências com a literatura infantil e a prática de diversas modalidades deinteração verbal. Essas situações além de contribuírem para o desenvolvimentodo gosto pela leitura, contribuem também, para o desenvolvimento de umpensamento lógico, imaginativo e criativo.

Traços, sons, cores e imagens

Apossibilidade de convivência da criança com vários tipos de manifestaçõesartísticas, culturais e científicas e o encontro dela com essas manifestações,traduzidas pelas artes visuais, pela música, pela dança e teatro, dão a elacondições de ter um olhar diferente sobre as coisas que observa e vivencia. Osobjetos e materiais explorados pelos sentidos, a apreciação de lugares e obrasrelacionados à arte e às técnicas vivenciadas ajudarão a desenvolver acapacidade perceptiva, estética e crítica, além de desenvolver a sensibilidadee criatividade.

Espaços, tempos, quantidades, relações etransformações

Ascrianças, desde muito pequenas, demonstram curiosidade sobre o mundo físico(fenômenos naturais, organismos vivos, transformações da natureza...) e o mundosociocultural (conhecimento de si mesmo e da família, de outros costumes eculturas). É por meio dessa curiosidade que elas são levadas a explorar oambiente físico, aprendendo a refletir sobre suas próprias experiências. Alémdisso, elas se deparam, cotidianamente, com conhecimentos matemáticos. Issoocorre no momento em que faz contagens, relaciona quantidades, organiza objetospor características, compara pesos, promove medidas etc.).

NaEducação Infantil do Colégio Arnaldo, as ações pedagógicas estão alicerçadas nodesenvolvimento cognitivo e socioemocional. A partir do trabalho com a Matrizde Competência e Habilidades Socioemocionais, o Pensamento Criativo e os Camposde Experiências, as crianças vivenciam práticas que possibilitam a construçãode relações saudáveis, gerenciamento da inteligência (a leitura de mundo e comorepresentá-lo) e a orientação dos valores cristãos.

O Pensamento Criativo, tambémreconhecido por programas internacionais como o PISA, é essencial para formarcrianças capazes de imaginar soluções, lidar com desafios de forma flexível eexpressar-se de maneira original e significativa. As aulas semanais no Ateliêabrem um espaço de descobertas, experimentação eexpressão livre, desenvolvendo competências cognitivas,motoras, criativas e socioemocionais, que são fundamentais para a formaçãointegral.

 

Ascrianças, também, aprendem a se expressar a partir de várias linguagens: aspráticas corporais - com foco na psicomotricidade- as novas tecnologias, odesenvolvimento da musicalização, as aulas no ateliê, além de outros projetostemáticos que fazem parte da proposta pedagógica.

A PERFORMANCE DO ESTUDANTE - COMO ÉFEITO O ACOMPANHAMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Desdeas primeiras descobertas e aprendizagens na convivência entre os pares, nosespaços da Educação Infantil, nos propomos a acompanhar o desenvolvimento dacriança, a aguçar a curiosidade, a desafiá-la a aprimorar suas estruturascognitivas e o amplo desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

A partir das observações e registros sistemáticos do trabalho da criança, nacomparação dela consigo mesma, tendo a referência do coletivo, construímos as“marcas evolutivas” que sustentarão o planejamento de práticas e deintervenções pedagógicas.

Utilizamos, também, o percurso da Educação Infantil,avaliando o desenvolvimento do desenho e da escrita desde o Maternal 2, pois esse instrumento assegura umolhar sensível, contínuo e respeitoso sobre cada criança, reconhecendo suasconquistas e orientando os próximos passos do processo educativo.

Paraum resultado de qualidade, os educadores mantêm contato contínuo com asfamílias, parceiros por excelência nessa caminhada de escolarização.

Descobertas com afeto e propósito

Na primeira infância, tudo é experiência. No Arnaldo,valorizamos o brincar, o cuidar e o aprender de forma integrada:

·       Integração com a família em uma rotinaafetiva e participativa.

·       Projetos pedagógicos e multissensoriaisque integram diferentes linguagens (oral, escrita, corporal, artística,musical, matemática e científica).

·       Acesso a materiais variados, quedespertam a curiosidade.

·       Espaços de escuta ativa às crianças,valorizando as respectivas histórias e culturas.

·       Avaliação contínua e qualitativa, semcaráter de comparação ou classificação, mas

como objetivo de estimular o pensamento crítico, a comunicação, a resolução de

problemase o processo de alfabetização, dando continuidade e sentido à aprendizagem.

·       Contato com o segundo idioma, desde oMaternal 3, de forma natural e contextualizada.

·       Espaços lúdicos e seguros, pensadospara estimular a autonomia e a criatividade.

·       Desenvolvimento do emocional por meio daMatriz de Competência e Habilidades Socioemocionais e propostas inovadoras.

·       Estímulo ao Pensamento Criativo e àsocialização com vivências interativas e divertidas e ao trabalho com a psicomotricidade,integrando o movimento corporal ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e so-cialda criança.

· Formaçãodas primeiras noções de espiritualidade, respeito e empatia, que

acompanhama criança em toda a sua jornada.

 

Aprender com afeto é crescer com confiança.

Colégio Arnaldo

Inscreva-se agora!

Blog

Perguntas Frequentes

No items found.

Eventos

Arquivos