Selecione

Presente no Brasil desde 1894, a Congregação do Verbo Divino funda, em 1912, a primeira unidade do Colégio Arnaldo na capital mineira.

O prédio, edificado no encontro de 3 avenidas (Carandaí, Bernardo Monteiro e Brasil), no importante bairro Funcionários, onde o bondinho passava à porta, fez-se imponente e importante.

Em pouco tempo, o Colégio Arnaldo desponta como um dos principais colégios da cidade, e, de suas 800 janelas, pode-se ver o bairro em sua volta se verticalizar, tornar-se um grande centro comercial que se mescla até hoje com prédios residenciais.

Com o passar dos anos, o prédio não perde em imponência, mas ganha em admiração, ao ponto de se tornar tombado pelo patrimônio da cidade devido à grande beleza arquitetônica.

Nestas tantas décadas, grandes nomes - nacional e internacionalmente conhecidos -estiveram entre nossas fileiras: Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Fernando Sabino, Milton Campos, Fernando Brant, Roberto Drummond, Hilton Rocha, Rui Laje, Betinho, Afonso Arinos, Ivo Pitangui, dentre outras personalidades.

A sua constante renovação permitiu que atravessasse mais de um século como grande e moderno Colégio. Com muito orgulho do nosso passado, olhamos firmes para o futuro, buscando inovar, sempre com o objetivo de fazer um Colégio Arnaldo ainda melhor.

Valores

Entre os valores intrínsecos presentes na visão da Associação Propagadora Esdeva e em suas ações de responsabilidade social estão:

 Excelência nos serviços prestados;

 O compromisso com a transformação do ser humano;

 A interação com as famílias;

 A capacitação contínua de todos os envolvidos;

 A transparência nas ações desenvolvidas;

 O respeito ao ser humano, cultivando atitudes de igualdade, honestidade, responsabilidade, justiça e ética nas relações humanas e nos serviços prestados;

 A valorização da diversidade cultural e do diálogo.

Missão

A missão da Associação Propagadora Esdeva é anunciar a Palavra de Deus por meio do aperfeiçoamento humano-social, dos meios de comunicação, do ensino em seus diversos graus e da assistência social a pessoas carentes, independentemente de credo político ou religioso, etnia ou nacionalidade, permeada pelos valores humano-cristãos. Essa missão apoia-se no Carisma da Congregação do Verbo Divino.

Visão

A visão da Associação Propagadora Esdeva consiste em gerar o bem comum, a inclusão em todas as suas esferas e uma melhor qualidade de vida através de uma presença efetiva na educação, cultura e assistência social nas regiões em que atua.

Mantenedora

A "Associação Propagadora Esdeva" é o nome jurídico da Província Brasil Norte da Congregação do Verbo Divino (SVD). A SVD é uma congregação religiosa representada e integrada por padres e irmãos, fundada e aprovada pelas autoridades eclesiásticas, de acordo com o Código de Direito Canônico e as Constituições da Congregação. No Brasil, a Congregação do Verbo Divino iniciou suas atividades religiosas, educacionais e assistenciais na cidade de Santa Leopoldina, Estado do Espírito Santo, em 19 de março de 1895. Mais tarde, estendeu-se para vários estados, porém estabeleceu sua sede na cidade de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais, onde se constituiu em pessoa jurídica de direito privado.

1 - LABORATÓRIOS

O Colégio Arnaldo, por ser uma Instituição com mais de 100 anos, oferece aos educandos uma invejável infratestrutura. Seus laboratórios de Biologia, Química e Física contam com um excelente acervo de instrumentos, como microscópios, vidrarias as mais diversas, lupas binoculares, peças anatômicas em formol e em resina plástica, vários kits para variados experimentos, sais, corantes, reagentes, retroprojetores e laminário completo para utilização nas histologias animal e vegetal.

O ensino de Biologia, Química e Física não deve ser apenas teórico, já que é no laboratório que os alunos aguçam a sua curiosidade e ampliam seus conhecimentos, pondo em prática aquilo que aprendem em sala de aula.

Dessa maneira, esperamos incentivar no nosso estudante o interesse pela pesquisa e pelo conhecimento, cada vez mais profundo e questionador, e despertar, nele, o gosto pelas diversas profissões que envolvem as áreas biológicas e exatas.

2 - FAZENDINHA

Que tal aprender a respeitar o meio ambiente e ter a chance de se divertir em meio às plantas, brinquedos educativos e dezenas de pequenos animais? Essa é uma das satisfações dos alunos do Infantil. São mais de mil metros de lindíssima área, onde as crianças, além de vivenciar a amizade nos intervalos das aulas, ainda têm a oportunidade de participar de aulas práticas e aprender a valorizar, amar e preservar a natureza.

Na "fazendinha", todos os animais são bem-assistidos. Recebem diariamente tratamento, alimentação balanceada e equilibrada, além de contarem com o carinho das crianças. Muito espaço e uma proposta pedagógica de inquestionável qualidade fazem com que os alunos experimentem, na prática, um novo jeito de aprender, mesclando cultura, preservação do meio e ciência. Vale a pena visitar a "fazendinha" do Arnaldo.

3 - SALAS MUTIMEIOS

Espaço multimídia completo e moderno; contém computador conectado à internet, aparelhos de DVD e VHS, projetor de última geração e caixas de som estéreo. No local, professores e alunos desenvolvem variadas atividades paradidáticas, fazendo uso de moderníssimos recursos tecnológicos.

4 - QUADRAS POLIESPORTIVAS

O Colégio Arnaldo possui uma das melhores e mais invejáveis praças de esportes da capital mineira. São seis quadras poliesportivas, sendo uma coberta, disponibilizadas para as aulas de Educação Física e outros eventos de cunho esportivo. É nesse complexo que ocorrem os treinos das equipes campeãs de futebol, basquete e handball do Colégio.

5 - AUDITÓRIO

Com capacidade para comportar 400 pessoas, o auditório do Colégio Arnaldo foi construído em 1928. Além de arejado e bem-localizado, o espaço possui pinturas fascinantes. O local já foi palco de várias peças de repercussão nacional.

6 - PISCINA

A primeira piscina suspensa de Belo Horizonte foi construída em 1954. Na piscina semiolímpica do Colégio Arnaldo, os alunos têm aula de natação e praticam atividades dirigidas, sempre com acompanhamento de um salva-vidas.

7 - MUSEU

Ciência, tecnologia e fé

O Colégio Arnaldo Janssen tem na tríade – Ciência, tecnologia e fé - como dizia o Padre, e grande cientista, Leopoldo Krieger, a síntese do ideário verbita: o gosto pelas ciências naturais, a paixão pelasO Colégio Arnaldo Janssen tem na tríade – Ciência, tecnologia e fé - como dizia o Padre, e grande cientista, Leopoldo Krieger, a síntese do ideário verbita: o gosto pelas ciências naturais, a paixão pelas ciências exatas e uma adesão sem reservas ao mistério e à significação do Evangelho.

O Acervo Escolar do Colégio Arnaldo conta com coleções como a de História Natural, Mineralogia, Evolução do Homem e Arqueologia - ricos pela sua diversidade e beleza. Espaços como estes promovem a curiosidade, estimulam, motivam e socializam, sendo estes elementos fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. É uma alternativa a pratica pedagógica, com temas que podem ser absorvidos de forma interdisciplinar.  Desta forma o Colégio tem como meta socializar estes Acervos - um espaço simultaneamente de ensino e entretenimento - oferecendo para nossos alunos novas e agradáveis possibilidades de transmitir cultura e informação.

“Se não formos um só coração e uma só alma, a obra não poderá prosperar” - Santo Arnaldo Janssen

SANTO ARNALDO JANSSEN: Um apóstolo para os nossos tempos

Apresentar o Projeto Político Pedagógico nos remete à dimensão política da educação. Vale a pena dimensionar “política”, reportando à sua origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público e tikós, que se refere ao bem comum de todas as pessoas.

A ação educativa comprometida com a transcendência dos estudantes, com o desenvolvimento e a promoção da socialização e a integração desses indivíduos aos grupos, demarca a sua natureza social. A ação de fazer parte e provocar alterações na cultura e promover novas formas de posicionamento frente aos desafios sociais que surgem no cotidiano, demarca a função política da educação.

Inspirados por uma filosofia para os nossos tempos, ousamos alinhar uma proposta pedagógica que dialoga com os desafios atuais, vislumbra cenários futuros alicerçada nos valores cristãos e aponta para uma prática pedagógica coerente com:

ACREDITAMOS E INSPIRAMOS UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA!

Assistência Social

Para ter acesso à bolsa de estudo para o ano de 2023, os candidatos têm de se submeter ao processo de admissão na Unidade pretendida – no entanto, as entrevistas com a assistente social ocorrerão somente na Unidade Funcionários.

A ENTIDADE: ASSOCIAÇÃO PROPAGADORA ESDEVA, CNPJ nº 21.562.368/0001/13, MANTENEDORA DESTA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, É CERTIFICADA COMO ENTIDADE BENEFICENTE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM CONFORMIDADE COM A LEGISLAÇÃO VIGENTE.



Atualmente não temos um edital aberto.

No items found.