Ingressar no ensino superior é o sonho de muita gente. E não é para menos, já que essa é uma das maneiras de seguir carreiras promissoras e, claro, aprender sobre ofícios pelos quais somos apaixonados. A faculdade abre muitas portas para os profissionais!
No entanto, há uma grande confusão sobre as formas de ingresso para as universidades do Brasil. E, hoje, falaremos sobre uma das que geram mais dúvidas: o vestibular seriado. Já ouviu falar sobre ele?
Continue a leitura e descubra alguns detalhes sobre o vestibular seriado, além de conferir como ele funciona e, claro, aprender boas práticas para se dar bem nessa forma de seleção que tem se tornado uma das mais frequentes do Brasil. Vamos lá!
O que é o vestibular seriado?
O primeiro passo, aqui, é entender o que é o vestibular seriado. Ao contrário da fórmula tradicional — que é aplicada uma vez ao ano e só pode ser realizada, para valer e não como treineiro, por alunos do terceiro ano do ensino médio ou aqueles que já terminaram a escola —, aqui temos uma estratégia diferente.
Também conhecido como Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS), o vestibular seriado é uma estratégia em que as provas são realizadas ao final de cada ano letivo. Assim, ao contrário dos outros tipos de vestibular, o estudante lida, a cada ano, com uma carga menor de conteúdo em seus exames.
Como ele funciona?
Como mencionado, o vestibular seriado acontece ao final de cada ano letivo do ensino médio, ou seja, há três provas: uma no primeiro, outra no segundo e a última no terceiro ano do E.M.
Quais são as vantagens do vestibular seriado?
A primeira grande vantagem desse tipo de vestibular está, como dissemos, na menor carga de conteúdo em cada uma das provas. Enquanto o aluno que faz a prova tradicional precisa estudar os três anos de matéria para ir bem, aqui há uma divisão das matérias.
Outra vantagem está na possibilidade de construir a sua nota. Caso você não tenha ido tão bem em um dos anos, ainda há dois para tirar o atraso e ter um desempenho melhor. Então, os adolescentes conseguem “correr atrás do prejuízo” com mais facilidade e têm maiores chances de conquistarem a sua vaga.
Quem pode fazer?
Qualquer aluno que esteja matriculado na primeira série do ensino médio está qualificado para participar do vestibular seriado.
Como participar?
Basta ficar de olho nos editais e realizar a inscrição nos dias indicados pelas instituições.
Quais instituições usam esse tipo de vestibular?
Há, no Brasil, algumas alternativas de faculdades que usam essa forma de ingresso:
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);
- Universidade Federal de Lavras (UFLA);
- Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ);
- Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
- Universidade Federal de Viçosa (UFV);
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM);
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB);
- Universidade Estadual de Pernambuco (UPE).
Vale a pena salientar que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) também está começando a funcionar em regime seriado. Assim, temos mais uma opção de prova para realizar e, quem sabe, conquistar boas oportunidades em universidades federais de todo o Brasil.
Como fazer uma boa preparação para as provas?
Agora, confira algumas dicas para ajudar os seus filhos a se prepararem para os vestibulares do tipo seriado!
Ter um cronograma de estudos
O cronograma de estudos é a principal ferramenta para que qualquer aluno, de qualquer tipo de instituição, possa obter o sucesso e conseguir bons resultados em provas, trabalhos e outros desafios.
Isso porque esse tipo de estratégia ajuda muito na questão da organização, evitando a procrastinação e permitindo que as tarefas sejam feitas com mais eficiência. Nada de acumular matérias!
Mandar as distrações para bem longe
A principal inimiga dos estudantes é a distração. Ela pode surgir em diferentes roupagens, sendo o uso inadequado da tecnologia a principal delas.
Embora os recursos tecnológicos sejam super úteis para o aprendizado, passar muito tempo nas redes sociais ou no celular pode ser algo bem prejudicial. Então, o ideal é mantê-los bem longe do ambiente de estudos, tudo bem?
Ter um tempo para descansar
Pode parecer bobagem, mas nós precisamos descansar. E, em uma sociedade voltada para a produtividade excessiva, imaginar que é perda de tempo tirar um tempo para si pode ser algo muito prejudicial.
Para que as crianças e adolescentes sejam felizes, tenham saúde e obtenham bons resultados, é fundamental ter um tempo para relaxar. Isso pode ser feito de várias maneiras, mas o importante é tirar o cérebro dos estudos por umas horas, todos os dias.
Caprichar em exercícios e simulados
Uma das melhores formas de aprender é a prática. É por isso que muitas escolas apostam, hoje, em metodologias como a cultura maker, que coloca o aluno no protagonismo e oferece recursos práticos para o seu aprendizado.
Então, incentive o(a) seu(sua) filho(a) a caprichar na resolução de exercícios e de simulados. Assim, ele(a) aprenderá na prática e entrará em contato com o “estilo” das provas, além de rever conteúdos e preencher lacunas no aprendizado.
Se dedicar de forma consistente ao longo dos anos
É comum que as pessoas tenham períodos de inconsistência ao longo do aprendizado. Afinal, muitas coisas podem acontecer e, no ensino médio, elas realmente estão acontecendo. São mudanças no corpo, na mente e muita pressão para um futuro que pode parecer assustador.
A chave para o sucesso é ter consistência. E os pais têm grande importância nesse processo, oferecendo o suporte necessário para que os(as) filhos(as) possam se dedicar plenamente aos estudos, sem pressão e com muita compreensão.
Contar com o apoio de uma boa instituição de ensino
Por fim, uma das formas de ajudar os(as) filhos(as) a se darem bem no vestibular seriado é escolher uma boa instituição de ensino para guiá-los(as) durante os anos do ensino médio ou, caso mais jovens, no fundamental.
Esse suporte educacional faz toda a diferença. A dica é investir em um colégio que tenha a preparação para esse momento, como é o caso do Colégio Academia. Aqui, o vestibular seriado é levado a sério!
Como podemos ver, o vestibular seriado é uma das grandes tendências educacionais dos dias atuais. Então, nada melhor do que preparar os(as) seus(suas) filhos(as) para encarar esse desafio de cabeça erguida e, assim, obter o sucesso necessário nessa empreitada.
Ficou com alguma dúvida? Conta para a gente nos comentários abaixo! Assim, você também ajuda outras pessoas que, futuramente, terão a mesma pergunta que você. Estamos à disposição!