Muitas vezes, os pais têm dúvidas sobre como investir no futuro dos filhos. Afinal de contas, quais práticas realmente fazem a diferença na infância?
Essa preocupação é bastante natural, porque buscam garantir o melhor para os filhos. E há diversas opções para estimular o desenvolvimento e qualidade de vida das crianças.
Neste conteúdo, separamos 4 dicas muito importantes quando o assunto é o futuro dos filhos. Não deixe de conferir!
1.Invista em uma escola de qualidade
O começo de tudo é encontrar uma boa escola para os filhos. Nesse momento, é importante que você fique atento não apenas ao conhecimento, mas às demais habilidades humanas.
A infância é uma ótima oportunidade para desenvolver hábitos saudáveis, competências socioemocionais, novos idiomas, entre outras iniciativas. É o momento biológico em que o cérebro está mais preparado para se transformar.
Por isso, a escola deve ser escolhida também pelo foco no desenvolvimento integral do aluno.
2. Incentive a prática de hobbies saudáveis
As crianças não precisam enxergar os hábitos saudáveis como esforço ou trabalho. Nesse estágio da vida, os bons comportamentos podem ser introduzidos de maneira lúdica no lazer, esporte, cultura etc.
É um bom momento, por exemplo, para o contato com diversas atividades:
- pintura, teatro, canto e instrumentos musicais;
- brincadeiras que estimulam a socialização, como mímica, oficinas de fantoche e caça ao tesouro;
- esportes, como natação, futebol e dança esportiva;
- atividades sensoriais, como brincar com massinha de modelar, areia, água, tinta e outros materiais que estimulam a criatividade e a coordenação motora;
- jogos simples que ajudam no aprendizado, como quebra-cabeças, jogos de memória, jogos de encaixe e jogos de classificação de cores e formas.
O segredo é entender que o futuro dos filhos depende de mais do que o conhecimento puro e simples. Outras habilidades precisam ser desenvolvidas para que, na vida adulta, a pessoa tenha inteligência emocional, hábitos saudáveis e qualidade de vida.
3. Ensine educação financeira
Um hábito positivo é fazer o ensino lúdico da educação financeira. É que, por mais que a criança não vá estudar conceitos complexos de investimentos e finanças pessoais, os princípios podem ser transformados em hábitos desde cedo.
Saber poupar, pensar no futuro, ser solidário, buscar os objetivos financeiros com honestidade e outros pontos importantes. E nada disso será chato ou entediante para a criança.
Há uma série de jogos e brincadeiras de educação financeira que estimulam esse aprendizado, como cofrinhos, jogos dos porquinhos e encenação de ida ao supermercado.
4. Considere as habilidades comportamentais
As soft skills são cada vez mais importantes no mercado de trabalho. Elas tratam de habilidades humanas, como comunicação, trabalho em equipe, disciplina e empatia, que vão complementar as habilidades técnicas, que são as relacionadas diretamente ao cargo, como contador, advogado e médico.
Ao pensar no futuro dos filhos, devemos observar as características da criança. A seguir, refletimos sobre caminhos para auxiliar o desenvolvimento, preferencialmente de forma lúdica com brincadeiras, hobbies e esportes.
Assim, as habilidades desenvolvidas no teatro podem impactar na hora de se comunicar em uma entrevista de emprego. A autoconfiança e disciplina desenvolvida nas artes marciais pode ser a base para a dedicação aos estudos em busca do vestibular, por exemplo.
Aqui no Colégio Academia nos preocupamos com esse desenvolvimento amplo dos alunos. Tanto as habilidades necessárias hoje como o futuro dos filhos são pensados no projeto de ensino.
Você vai encontrar uma estrutura completa para o desenvolvimento dos seus filhos:
- programa bilíngue em inglês e espanhol, com certificação internacional;
- proposta pedagógica baseada na formação integral do aluno, desenvolvendo habilidades socioemocionais, cognitivas e culturais;
- infraestrutura moderna e completa, com laboratórios, biblioteca, quadras poliesportivas, auditório e salas de aula equipadas com recursos tecnológicos;
- atividades extracurriculares diversificadas, como robótica, música, teatro, dança, artes marciais e esportes coletivos.
Uma boa escola é o investimento mais importante para o futuro dos filhos. Afinal, desenvolve os demais aspectos, como conhecimento, habilidades socioemocionais e hábitos saudáveis para o bem-estar e qualidade de vida.
Entre em contato com a nossa equipe e ofereça a melhor qualidade de ensino para os seus filhos!