Artigo

<strong>Descubra como incentivar a aprendizagem autônoma na sua casa</strong>

Crianças são naturalmente inteligentes e curiosas, porém, a falta de estímulo por parte dos pais ou métodos de ensino muito engessados podem minar essa capacidade nata dos pequenos. Para que isso não aconteça com o seu filho, é melhor entender como você pode estimular a aprendizagem autônoma na sua casa!

Você vai saber mais sobre as vantagens que essa prática pode proporcionar, mas antes disso é preciso compreender o que é assumir um processo autônomo de aprendizagem. Então, aproveite e fique até o final do conteúdo se quiser descobrir essas informações e algumas dicas sobre como estimular a aprendizagem autônoma em casa. Boa leitura!

O que é e como funciona a aprendizagem autônoma?

A aprendizagem autônoma é a predisposição que um indivíduo tem de ir atrás de novas informações que fazem parte do seu grupo de interesses. Dessa forma, quando a sua curiosidade desperta em relação a um determinado tema, ele não espera que alguém o ensine sobre aquilo. Em vez disso, vai desbravar o novo conhecimento por suas próprias vias.

Nas crianças, essa característica se manifesta de diversas maneiras, como:

  • por meio de perguntas sobre como as coisas funcionam e por que são como são;
  • no interesse por assistir filmes e ler livros com a temática em questão.
  • em pedidos para que os pais comprem materiais de experimentos científicos;
  • no comprometimento com as tarefas escolares e atividades extracurriculares;
  • em desejos de desbravar locais e situações (como ir a zoológicos e museus) etc.

Crianças que têm inclinação para a aprendizagem autônoma estão sempre prontas para tomar a iniciativa em relação a um novo aprendizado. Você frequentemente as encontrará conversando com as pessoas e fazendo perguntas sobre temas variados ou se dedicando a conhecer profundamente um assunto específico.

Quais benefícios podem ser esperados desse tipo de aprendizagem?

É claro que a aprendizagem autônoma pode gerar uma série de benefícios indiretos para a educação formal e informal do seu filho. Inclusive, listamos os principais deles para que você possa conferir. Olha só!

Agilidade de raciocínio

A aprendizagem autônoma promove a agilidade de raciocínio e pensamento crítico, servindo como uma espécie de estímulo natural para que as crianças criem conexões entre diferentes experiências e informações com as quais têm contato. Assim, se um determinado assunto é abordado em sala de aula, o aluno vai facilmente retomar a informação em casa ou com os amigos, deduzindo situações que vão além do conhecimento inicial que ele recebeu.

Senso de responsabilidade

Na aprendizagem autônoma, a criança assume a responsabilidade por ampliar ou aprofundar seus conhecimentos. Por isso, os pais não precisam ficar “em cima”, exigindo a execução da lição de casa ou mesmo reforçando que é preciso concluir as atividades escolares. O aluno mesmo se interessa por ter novas descobertas e continuar estudando sobre aquilo.

Flexibilidade

Diante de um processo de aprendizagem autônoma você não precisa se manter agarrado aos métodos tradicionais de ensino. Ao perceber que o seu filho está realmente interessado em aprender, qualquer interação se tornará uma fonte valiosa de informações para ele. Por isso, é possível explorar novos meios para isso, como brincadeiras, passeios, experimentos e assim por diante.

Motivação nos estudos

A motivação é algo pessoal e é muito difícil induzir esse processo em alguém. No entanto, quando você dá autonomia para a criança aprender, o processo se torna mais prazeroso, divertido e naturalmente estimulante. O resultado é uma motivação espontânea nos estudos, tanto em casa quanto na sala de aula.

Como incentivar a aprendizagem autônoma em casa?

Gostou da ideia e quer começar a incentivar uma aprendizagem autônoma em casa? Então, você vai adorar conferir as dicas que separamos. Fique de olho!

Ofereça os recursos necessários

O primeiro passo é garantir que o seu filho não terá sua curiosidade interrompida pela falta de recursos. Por isso, ofereça tudo o que ele precisa para se manter aprendendo. Além dos materiais escolares básicos, é interessante ficar atento ao que ele gosta de estudar, afinal, isso pode apontar algumas de suas necessidades, como:

  • livros;
  • dicionários;
  • jogos educativos;
  • cadernos específicos;
  • adereços de pesquisa etc.

Oriente seu filho quando preciso

Faça parte do processo de aprendizado sempre que você for requisitado. Não deixe de orientar ou participar das experiências do seu filho quando ele recorrer a você, afinal, sua simples presença ou atenção podem fazer total diferença na motivação dele. Em muitos casos, ele encontrará dúvidas e dificuldades pelo caminho, e você pode ajudá-lo dando dicas e sugestões.

Esteja presente para colaborar

Pode ser que o seu filho solicite a sua participação nos processos de aprendizagem, seja escutando sobre algo incrível que ele descobriu ou ajudando a desenvolver algo que ele ainda não consegue fazer sozinho. Dedique um momento exclusivo do seu dia para fazer isso, por mais cheio que ele esteja. Assim, ainda que você não possa atender seu filho no momento em que ele pediu, é possível “agendar” essa colaboração.

Promova soluções

Seja a pessoa que torna as coisas mais interessantes — principalmente nos momentos de dificuldade. Estar diante de situações aparentemente sem solução é um dos fatores que mais desmotivam as crianças. Mas a verdade é que na maioria das vezes essa “falta de solução” é só inexperiência. Se você está olhando a situação de fora e vê um caminho, comece a dar dicas e sugestões que transformem o aprendizado em algo excitante.

Como uma boa escola pode interferir na aprendizagem do aluno?

Uma última dica é: preste atenção à escolha da escola do seu filho. Nem sempre é fácil encontrar um sistema ou estrutura de ensino que estejam alinhados com aquilo que você deseja para a educação do pequeno. Mas, ainda assim, é muito importante que você priorize um ambiente acolhedor, dinâmico e positivamente desafiador.

É fundamental que a escola seja capaz de acolher as curiosidades do seu filho e que não atue de forma restritiva em relação ao conhecimento. Assim, ela estará pronta para prepará-lo não só para o ano letivo seguinte, mas para a vida.

Então, se você ainda não encontrou a escola ideal para valorizar o interesse e o potencial de desenvolvimento do seu filho, está na hora de conhecer melhor o Colégio Verbo Divino.

Dê o próximo passo em direção à aprendizagem autônoma da sua criança. Converse com a gente!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.