Você há de concordar que a visão é nosso sentido mais importante: cerca de 85% das informações que são enviadas ao cérebro chegam por meio dela. Mesmo assim, por incrível que pareça, dados mostram que a saúde dos olhos na infância costuma ser subestimada.Talvez isso se deva a uma crença equivocada de que os problemas de vista são frequentes apenas em pessoais idosas. A verdade é que cerca de 20% das crianças em idade escolar não enxergam direito, e os motivos disso são vários.Neste artigo, você confere informações úteis para averiguar a saúde dos olhos dos seus filhos. Vamos ensinar como verificar problemas e ainda oferecer uma lista com vários cuidados oculares que fazem toda diferença. Leia até o fim!
Por que cuidar da saúde dos olhos na infância?
Boa parte dos problemas de visão surgem em idade escolar ou mesmo antes dela. Os pequenos não costumam saber que estão enxergando mal e isso torna os diagnósticos muito mais lentos.Só para citar alguns exemplos, os recém-nascidos podem apresentar o nistagmo. Esse problema normalmente é caracterizado por uma oscilação rápida dos globos oculares e costuma ser sintoma de outras doenças e condições, como a inflamação do ouvido interno, catarata congênita, ausência da íris e albinismo.Depois, entre os seis meses e os cinco anos de idade, o mais é comum é aparecer o estrabismo. Essa é uma condição que ocasiona o desvio de um dos globos oculares, de modo que a criança não consegue focar um mesmo ponto com os dois olhos ao mesmo tempo.Depois, dos cinco aos 14 anos costumam aparecer miopia e hipermetropia — dificuldade de enxergar de longe e perto, respectivamente — duas das doenças dos olhos mais comuns. O astigmatismo, por sua vez, pode ocorrer em qualquer idade, embora o número de casos aumente junto com a faixa etária.
5 cuidados com a saúde dos olhos na infância
Com certeza há problemas de vista que são congênitos, isto é, não estão relacionados a nenhuma causa externa, aparecendo como uma predisposição natural da criança. É necessário saber identificar esses casos.Também há uma série de males da visão que podem ser muito facilmente evitados com alguns cuidados básicos que você pode tomar em casa. Abaixo, fizemos um apanhado dessas ações de prevenção.
1. Proteção contra o sol
Talvez o tipo mais simples de precaução: proteger os olhos da luz do sol é muito importante. Os raios UV podem sobrecarregar o sistema ocular, causando problemas em minúsculas regiões internas aos olhos, como o a córnea e o cristalino.Para evitar esses problemas, basta orientar a criança a usar óculos de sol de qualidade, com proteção UV. Usar chapéu e não olhar diretamente para o sol também ajuda.
2. Realização de exames de rotina
Não espere para começar a levar as crianças no oftalmologista. O ideal é que essa rotina comece logo depois do nascimento, preferencialmente de três em três meses.Vale lembrar que há uma série de exames laboratoriais que precisam ser feitos rotineiramente. Dentre eles está o Teste de Reflexo Vermelho ou Teste do Olhinho, como também é chamado. Ele previne doenças graves como retinoblastoma e catarata congênita.
3. Controle da exposição às telas
Recentemente, comprovou-se cientificamente que a alta exposição às telas de tablets, smartphones e computadores compromete a visão. Especialistas recomendam que sejam criados momentos de intervalo para descansar os músculos dos olhos.Durante essas pausas, a ideia é relaxar a visão, enviando a ela outros tipos de estímulos. Funciona muito bem um passeio ao ar livre, por exemplo, já que focar objetos a distância tem efeito relaxante na musculatura ocular.
4. Cuidado com produtos utilizados próximos aos olhos
Maquiagens de baixa qualidade podem ser tóxicas para os olhos de adultos e crianças. Outro grande risco são os desodorantes aerossol: um descuido na inclinação do frasco e o jato pode ser direcionado aos olhos, o que causa sintomas que vão desde um simples desconforto até inflamação e cegueira momentânea.Outros cosméticos devem ficar longe dos globos oculares: protetor solar é um exemplo. No banho dos pequeninos, utilize xampu neutro que não irrita os olhos.
5. Atenção com a limpeza do ambiente
Em alguns casos, ambientes muito empoeirados podem gerar alergias e estas, ocasionarem problemas oculares. Quando há coceiras e lacrimejamento constante, as crianças esfregam bastante os olhos, e é aí que está o risco.Esse ato de limpá-los repetidamente pode gerar um desgaste na córnea, o que compromete a visão e, em alguns casos, só vai ser resolvido com intervenções cirúrgicas. Esteja atento ou atenta a qualquer alteração desse tipo nos pequenos.
Como identificar problemas oculares nas crianças
Já reparou que, toda vez que leva as crianças vão ao médico, uma das primeiras coisas que o profissional faz é examinar os olhos delas? Isso tem um motivo: pelo aspecto ocular é possível detectar os primeiros sintomas de uma série de doenças, estejam elas diretamente relacionadas à saúde dos olhos ou não.Logo, é interessante adquirir o hábito de fazer essa vistoria em casa você também. Esteja atenta ou atento a lacrimejamento excessivo, irritação (o que causa vermelhidão), dilatamento das pupilas, inchaço e outros.Alterações que podem indicar certas doenças dos olhos são facilmente identificáveis. Por exemplo, a criança que começa a ficar míope costuma apertar os olhos para enxergar mais longe. As que apresentam traços de hipermetropia, por sua vez, esbarram nos objetos com muito mais frequência. O astigmatismo gera cansaço visual e dificuldade para ler.Se a visão é mesmo o sentido que mais nos dá acesso às informações, isso significa que ela é, também, nossa principal via de contato com o mundo exterior. Para as crianças, é uma fonte constante de descobertas e aprendizado.A saúde dos olhos na infância deve ter sua atenção. Esperamos que, com as dicas deste artigo, fique mais fácil detectar sinais precoces de qualquer problema relacionado. Com atenção e consultas regulares ao oftalmologista, seu filho poderá ter um melhor acompanhamento em relação a saúde dos olhos.Quer ter mais informações sobre o assunto, direto com profissionais especialistas no assunto? Então assista a live sobre o tema que fizemos no canal do Colégio do Verbo Divino no YouTube!