Ao longo da vida, passamos por situações muito complexas, tentamos lidar com sentimentos difíceis e, muitas vezes, nos julgamos por senti-los. Porém, hoje em dia, a partir de estudos, encontramos uma ferramenta que nos ajuda a nomear e comunicar os nossos sentimentos: a roda das emoções, elaborada por Robert Plutchik, psicólogo estadunidense.Quer saber mais sobre a roda das emoções e como ela pode ajudar o seu filho a desenvolver inteligência emocional? Continue a leitura e veja pontos importantes sobre o assunto!
O que é a roda das emoções?
A roda das emoções é uma estrutura psicoeducativa das emoções. Robert Plutchik acreditava que a emoção desempenha um papel fundamental na sobrevivência humana, pois havia uma relação entre emoção, cognição e comportamento.Por exemplo, se você atravessa a rua e, sem esperar, uma moto te surpreende e vira uma curva rapidamente na sua direção, você sentirá medo — emoção —, pensará rapidamente em uma solução — cognição — e agirá, correndo mais rápido para desviar da moto — ação.A partir desse exemplo, podemos perceber que as emoções, ao contrário do que muitas pessoas pensam, são importantes, nos protegem e sempre têm algo a nos dizer. Robert Plutchik separou na roda as emoções as oito que servem como base para todas as outras.
Qual a importância de nomear os sentimentos?
Nomear os sentimentos é algo muito importante para nós adultos e também para as crianças. Afinal, quanto mais cedo conseguirmos lidar com eles e aceitá-los, mais fácil será a nossa convivência com situações, às vezes, desagradáveis.Se uma criança está brincando com o seu brinquedo predileto e um colega pede emprestado, pode ser que, relutante, ela empreste. Porém, se o colega estragar o brinquedo, provavelmente haverá uma decepção que envolverá as suas crianças. Entretanto, qual será o sentimento que virá à tona? Ao nomeá-lo, as duas crianças poderão desenvolver desde cedo o autoconhecimento e aprender algo sobre si mesmas, buscando não inibir o que sentem, mas controlar as ações que virão a partir daquela situação.
Como funciona a roda das emoções?
A roda das emoções gira em torno de sentimentos que vão desdeas bordas externas, passam em direção ao centro e vão até o eixo central. Veja detalhadamente os sentimentos de cada parte.
Bordas externas
Nas bordas externas podemos encontrar os sentimentos de baixa intensidade. São eles:
- otimismo;
- amor;
- submissão;
- intimidação;
- desaprovação;
- remorso;
- menosprezo;
- agressividade.
Em direção ao centro
Em direção ao centro as cores vão se tornando um pouco mais fortes e os sentimentos também, como:
- interesse;
- antecipação;
- alegria;
- serenidade;
- confiança;
- aprovação;
- medo;
- apreensão;
- surpresa;
- distração;
- pensativo;
- tristeza;
- tédio;
- nojo;
- aborrecimento;
- irritação.
Círculo central
No círculo central encontramos os sentimentos mais intensos. Aqueles que, inclusive, podem ser mais fáceis de identificar. São eles:
- extasia;
- admiração;
- terror;
- assombro;
- angústia;
- repugnância;
- ira;
- vigilância.
O gráfico de emoções é muito diversificado, pois tem a intenção de nos ensinar a explorar as possibilidades de sentimentos que temos. Ou seja, é importante saber nomear, aprofundar e ampliar o nosso vocabulário emocional.
Quais são os benefícios de utilizar a roda das emoções com as crianças?
Quanto mais cedo começamos a compreender nossos sentimentos, melhor seremos em interpretá-los. Por exemplo, quando sentimos raiva é porque estamos diante de algo que não gostamos e, por isso, essa é uma situação que devemos evitar em nossa vida. Assim, podemos perceber a raiva não como um sentimento negativo, mas sim como um alerta, algo que demonstra que aquele lugar, aquela pessoa ou aquela vivência não nos faz bem.Quando as crianças conseguem classificar as suas emoções e nomear os seus sentimentos, elas podem ter uma noção mais clara e precisa do que está acontecendo. Assim, elas conseguirão ter novas conquistas e compreender os seus limites. Veja quais são os benefícios.
Desenvolver empatia
Ao compreender os próprios sentimentos, a criança também estará pronta para compreender o sentimento do próximo, pois assim ela entenderá a tristeza, a alegria, a decepção, os ciúmes, entre outros. Dessa forma, a empatia que tanto buscamos nas pessoas será uma qualidade admirável na criança.
Conduzir de forma positiva situações complicadas
Quantas vezes nós, diante da raiva, dos ciúmes ou até mesmo da alegria, tomamos decisões pelas quais nos arrependemos durante um longo tempo? Isso acontece devido ao impulso que seguimos diante dos sentimentos. Se aprendêssemos a identificá-los e esperássemos um momento de maior equilíbrio e clareza para agirmos, evitaríamos alguns problemas. Quando a criança aprende isso desde cedo, seu nível de inteligência emocional torna-se maior e, com isso, ela poderá ter atitudes positivas, mesmo diante de situações complicadas.
Exercitar a comunicação não-violenta
O ser humano, quando não está bem, procura nas outras pessoas acusações para justificar a sensação ruim que o ataca. No entanto, aprendemos nos últimos anos como a comunicação não-violenta pode nos ajudar a ter um diálogo mais aberto, fazendo com que os interlocutores falem sobre os seus sentimentos, possibilitando uma melhor conexão entre ambos.Para colocar a comunicação não-violenta em prática é preciso reconhecer os próprios sentimentos. Isso só é possível nas crianças a partir do momento que desenvolvem formas de aprendizado e auto-observação.
Por que escolher escolas que trabalham as habilidades socioemocionais?
As cinco competências socioemocionais da BNCC são:
- autoconsciência;
- autogestão;
- consciência social;
- habilidades de relacionamento;
- tomada de decisão responsável.
Para desenvolvê-las, primeiramente é preciso aprender a reconhecer os próprios sentimentos e a construir uma reflexão sobre eles. Para que esse trabalho seja feito com bastante responsabilidade é importante procurar por uma escola que desenvolva bons projetos e coloque os seus alunos como protagonistas das próprias descobertas do mundo das emoções.O Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte, preza por uma formação humana e, por isso, desenvolver as habilidades socioemocionais com responsabilidade e consciência é um dos seus objetivos. Para isso, o projeto “O que cabe no meu mundo” é excepcional! Nesse projeto as crianças são estimuladas a nomear e entender as emoções de uma forma reflexiva, afinal é por meio do aprendizado e da condução compromissada que o aluno levará para além da sala de aula os seus conhecimentos sobre si mesmo.Notou como a roda das emoções é algo profundo e importante para o desenvolvimento socioemocional das nossas crianças? É por meio da educação humanizada que poderemos educar e fazer do mundo um lugar cada vez melhor.Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre o que o Colégio Arnaldo oferece, entre em contato conosco! Estamos disponíveis para auxiliá-lo.