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Qualidade na educação: conheça 7 fatores importantes

Encontrar uma escola que tenha qualidade na educação requer pesquisa e análise de algumas questões prioritárias para um ambiente educador e respeitoso. Por isso, antes de matricular o seu filho, é importante buscar por informações e considerá-las ao analisar como podem repercutir no futuro do aluno.

É importante ressaltarmos que a educação não se limita a aprender os conteúdos tradicionais. É valioso pensarmos no ser humano integral, ou seja, na formação de uma pessoa que estará preparada para lidar com o mundo, terá o aprendizado necessário, saberá lidar da melhor forma com as próprias emoções, terá habilidades interpessoais bem adquiridas e buscará práticas para se tornar melhor. Em suma, uma boa educação atravessa valores individuais e sociais.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e veja os fatores que ajudam a identificar a qualidade na educação de uma escola! Boa leitura!

1. Trabalho com valores humanos

O trabalho da escola, em vez de ser apenas focado no resultado, deve também ser atravessado pelos valores humanos, permitindo que os alunos tenham uma formação humanizada. Isso porque, quando estimulamos as crianças a valorizar boas atitudes, podemos ajudá-las a compreender e a desenvolver os valores éticos e morais desde cedo, ajudando na formação de uma sociedade melhor.

Atualmente, falamos muito sobre bullying, poluição do meio ambiente, preconceito e temas que muitas vezes são atuais e sensíveis para a sociedade. Se a escola promove uma educação com valores, as crianças desenvolvem com mais facilidade o pensamento crítico e têm mais consciência sobre os seus atos. Veja quais valores podem ser trabalhados: 

  • amor-próprio;
  • respeito;
  • cuidado com a natureza;
  • honestidade;
  • habilidades socioemocionais;
  • empatia. 

Você pode procurar saber se a escola tem projetos voltados para essa educação que vai além da sala de aula, se é realizada alguma atividade lúdica visando levar os alunos à reflexão e se há uma parceria entre família e escola para a promoção desses valores.

2. Corpo docente qualificado

Os educadores de uma escola são referências de vida para os alunos. Na maioria das vezes, é a partir deles que o aluno buscará suas primeiras inspirações para a vida profissional. O ideal é que a escola tenha um bom processo seletivo, que priorize a formação do profissional, seus saberes e a sua didática. 

Os educadores atualizados e que buscam qualificação, geralmente, são aqueles que mais inovam em sala de aula e procuram metodologias que consideram o perfil da turma e os diferentes tipos de inteligência, priorizando a autonomia e a construção de conhecimento por meio dos estudos e das pesquisas.

3. Metodologia adequada

No início do século XX, tínhamos apenas uma possibilidade de metodologia: a disciplinar, que ocorria quando o aluno escutava o professor, realizava as tarefas e era punido em algumas divergências.

Na primeira metade do século XX, com o movimento da Escola Nova, que ocorreu tanto na Europa quanto no Brasil, houve o passo inicial para a mudança de paradigma na educação, pois agora a educação seria considerada uma necessidade social.

Essa busca pela renovação a partir da Escola Nova deixou marcas, e hoje temos desenvolvidas várias metodologias que colocam o aluno como protagonista do saber e responsável por suas ações. Outras habilidades necessárias a serem trabalhadas são a criatividade e o engajamento escolar.

Para você saber se as metodologias funcionam, pode conversar sobre o assunto com a supervisão e pedir — caso seja viável — os índices de aprovação dos alunos em algumas avaliações externas, como Olimpíadas de Matemática, Olimpíadas Canguru, Olimpíadas de Língua Portuguesa ou, até mesmo, o ENEM.

4. Atividades oferecidas

As atividades extracurriculares são práticas que contribuem para a formação do aluno além da sala de aula. Assim, ele poderá fazer uma atividade física, uma aula de música, participar de um grupo de leitura coletiva ou de oficinas de produção artística, como artes cênicas, artes visuais, arte em cerâmica, entre outras.

Dessa forma, o estudante poderá ter a oportunidade de desenvolver competências diferenciadas e ampliar a sua visão sobre o mundo e sobre a forma como pode vivenciá-lo. Para saber mais sobre isso, basta entrar em contato com a escola e tirar suas dúvidas.

5. Comunicação clara

A comunicação entre escola e família deve ser constante. Sendo assim, verifique se as escolas do seu interesse apresentam uma comunicação fácil entre professores, alunos e gestores. Algumas instituições, desde o último processo de modernização, que ocorreu de forma intensa durante a pandemia de 2020, mantiveram meios de contato como aplicativos, páginas personalizadas para avisos e chats em sites da escola.

É dessa maneira que você conseguirá ter um relacionamento claro e de qualidade com a escola. Uma instituição que preza o diálogo demonstra ser confiável e aberta para receber sugestões e procurar os familiares quando necessário.

6. Alimentação saudável

Sabemos que uma alimentação saudável é essencial para que o aluno tenha um bom desenvolvimento escolar. Então, quando estiver conhecendo a possível nova escola do seu filho, tome as seguintes providências:

  • veja se há um cardápio para o lanche coletivo;
  • confira quais alimentos são ofertados e a qualidade;
  • procure saber se há uma “vendinha” na escola e quais alimentos são comercializados; 
  • questione se há a participação de uma nutricionista ou de uma nutróloga na composição do cardápio.

É preciso saber qual tipo de alimento está sendo consumido pela criança na escola. Afinal, ela pode estar recebendo uma grande quantidade de gorduras e açúcares e quase nada de vitaminas, sais minerais, antioxidantes e fibras.

7. Educação com afetividade

Uma educação que considera o afeto é o primeiro passo para que a criança queira aprender. Primeiramente, precisamos levar em consideração que, quando uma criança vai para a escola, é importante que ela crie bons vínculos e estabeleça laços sociais que vão além das redes sociais. 

O desenvolvimento cognitivo e o afetivo estão juntos, e o aprendizado nasce com a vontade de saber, a inspiração e a curiosidade. Tudo isso surge a partir de emoções positivas que o local de estudos desperta na criança.

Esses são os fatores primordiais que devemos analisar quando pensamos na qualidade da educação de uma escola. Com essas informações, você poderá mensurar melhor o que é ofertado para as crianças. É possível que você encontre instituições que fazem seus investimentos em fatores diferentes. Por exemplo, há escolas que valorizam o trabalho extraclasse, outras investem na alimentação etc. O importante mesmo é reconhecer o perfil do seu filho e encontrar o local ideal para ele!

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