Artigo

Qual a importância do desenho infantil nos primeiros anos de vida?

Muitos pais e responsáveis brincam de colorir e rabiscar com as crianças desde seus primeiros anos de vida sem saber a importância do desenho infantil. E não é só para estimular a criatividade, sabia?Neste material, trouxemos algumas informações que explicam como o desenho infantil contribui para o desenvolvimento das crianças e como pode ser estimulado e orientado na família de forma lúdica e envolvente. Confira!

Por que o ato de desenhar desperta tanto interesse nas crianças?

Fazer um desenho transforma o objeto que está à frente da criança, seja um papel, seja a parede da casa dos pais. E quando a criança faz isso, percebe suas capacidades, como a autonomia.Normalmente, elas começam querendo repetir os pais, irmãos ou responsáveis que desenham ou escrevem para diverti-las. E isso pode acontecer desde os primeiros 24 meses de vida, em que, apesar de não terem formatos claros, os rabiscos são cheios de significados para os pequenos. Aqui, eles são chamados de garatujas.

Qual a importância do desenho infantil?

O desenho infantil vai trazer uma contribuição diferente para cada fase de desenvolvimento da criança e de suas habilidades socioemocionais. Quando pequena, pode ajudar no controle motor e, mais adiante, a expressar sentimentos que nem sempre são fáceis de identificar. Vejamos.

É divertido

O ato de criar é divertido, inclusive quando orientado. Propor desenhar objetos da casa, preencher os espaços com cores e observar os detalhes pode tornar essa atividade ainda mais instigante para a criança.

Contribui para o desenvolvimento da comunicação

O desenho pode retratar a forma como a criança enxerga o mundo e os acontecimentos que ela vivencia. Também pode representar seus desejos e interesses, que é uma forma de comunicação.Além disso, quando adultos estão observando ou participando ativamente da atividade, o diálogo traz novos vocabulários e reforça a forma correta da fala.

Ajuda na expressão de sentimentos e ideias

Outra importância do desenho infantil é permitir que a criança expresse seus sentimentos e pensamentos. Ela pode fazer isso desenhando situações que a deixaram feliz ou preocupada, por exemplo, e o uso das cores e até a intensidade do traço podem indicar irritação, tranquilidade e seus desejos.Vale lembrar que algumas crianças também gostam de descrever seus desenhos, o que é muito positivo e deve ser estimulado para que elas consigam expressar suas ideias por meio da fala e da argumentação.

Desenvolve a criatividade

Além do desenho por observação, por repetição, guiado por pontilhados de livros de atividades, desenhar a partir da imaginação também é um ótimo estímulo à criatividade, que posteriormente pode ser usada em diversos momentos e situações, desde a resolução matemática na escola até a vida adulta, em diversas profissões.Com tantos benefícios e a importância do desenho infantil bem definida, vale reforçar que o estímulo a essa atividade deve ser regular no ambiente escolar e familiar. Para isso, invista em materiais para desenho e em livros de colorir e de completar figuras, reserve um tempo para desenhar em casa, crie desafios de registro e, principalmente, elogie e valorize os esforços.Outra maneira de estimular a atividade de desenho é propor experiências diversificadas para a criança, como passeios na natureza, dentro da cidade, em museus etc.Gostou deste conteúdo sobre a importância do desenho infantil nos primeiros anos de vida? Então, curta nossa página do Facebook para acompanhar nossas postagens e interagir com nossos seguidores.

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.