Você sabia que a atividade artística na educação infantil pode fazer excelentes benefícios para o desenvolvimento integral das crianças?Possibilitando explorações pedagógicas para muito além do ato de brincar, a atividade artística permite agregar novos conhecimentos, ampliar a cultura geral, promover a socialização e desenvolver a coordenação motora, apenas para citar algumas vantagens.Pensando em mostrar a importância da atividade artística na educação infantil, neste post, reunimos algumas informações que você não pode deixar de ler! Ainda, citamos alguns exemplos dessas atividades e ressaltamos o papel da escola no seu desenvolvimento!
Como a atividade artística na educação infantil contribui para o desenvolvimento da criança?
As atividades artísticas na educação infantil estão repletas de estímulos que ajudam as crianças a se desenvolverem globalmente. Quando exposto a qualquer atividade artística, o cérebro dos pequenos é estimulado a partir de sons, movimentos, cores e tamanhos. Logo, as conexões neurais aumentam e o cérebro é exercitado e fortalecido.Esse processo é ainda mais benéfico para crianças menores de 3 anos, cujo cérebro está amadurecendo e é altamente sensível a estímulos externos.Além disso, devemos nos lembrar de que as crianças são muito curiosas ― e isso pode ser potencializado pela arte, a qual permite que os pequenos ganhem uma ampla gama de habilidades úteis para a vida e para o aprendizado infantil. Confira algumas delas a seguir.
Coordenação motora fina e grossa
Agarrar lápis, giz de cera, canetinhas e pincéis auxilia as crianças a desenvolverem seus músculos motores finos. Além da escrita, essa coordenação se estende a outras tarefas pessoais que exigem movimentos controlados, como amarrar os sapatos, comer com talheres ou abotoar uma camisa.Atividades artísticas que exigem movimento e expressão corporal também contribuem para o equilíbrio, força, impulso e sincronização do uso de músculos maiores.
Desenvolvimento cognitivo
O desenvolvimento das habilidades cognitivas também é estimulado pela atividade artística, tanto ao agregar conhecimentos quanto no estabelecimento de relações de causa e efeito, promoção do pensamento crítico, raciocínio, memória, criatividade, imaginação, entre outros.
Habilidades matemáticas
Com a atividade artística, as crianças começam a entender direta ou indiretamente noções de tamanho, forma, contagem, raciocínio espacial e métrica ― habilidades que são a base para o ensino de diversos conceitos matemáticos.
Habilidades de linguagem
À medida que as crianças descrevem e compartilham suas obras de arte, bem como seu processo, elas desenvolvem habilidades de linguagem. Cada projeto, música, leitura ou peça de teatro se trata de uma ótima oportunidade para o aprendizado de um novo vocabulário e o maior domínio de seu idioma nativo ou segunda língua, como o inglês.
Competências socioemocionais
As competências socioemocionais também são desenvolvidas e fortalecidas por meio da atividade artística. Entre elas, podemos destacar:
- promoção da autoestima e autoconfiança;
- desinibição;
- trabalho em equipe;
- autonomia;
- liderança;
- responsabilidade;
- empatia;
- gestão do tempo.
Quais são os exemplos de atividades artísticas na educação infantil?
Agora que você reconhece a importância da atividade artística na educação infantil e quais seus benefícios para o desenvolvimento dos pequenos, veja algumas modalidades que podem ser exploradas na escola.
Teatro
O teatro na escola é uma das expressões artísticas mais completas para o desenvolvimento infantil, sobretudo do ponto de vista intelectual, social e emocional das crianças pequenas. Isso porque as crianças aprendem enquanto brincam, fingem e imaginam.O universo infantil pode ser explorado enquanto elas interpretam vários papéis sociais, contextualizados com o projeto pedagógico. Além disso, as atividades dramáticas ensinam as crianças a compartilhar, resolver problemas de forma criativa e incutir um senso de empatia, permitindo que elas “se coloquem no lugar de outra pessoa”.
Dança
A dança é uma das modalidades artísticas mais completas, com benefícios para o físico, intelecto e bem-estar mental. Do ponto de vista físico, é estimulante principalmente para a coordenação de movimentos, flexibilidade, equilíbrio, melhor condição do coração e pulmões, aumento da percepção espacial, entre outros.Assim como nas outras atividades de performance, também fortalece a autoconfiança e a automotivação, além de ampliar a destreza mental. Ainda, os estilos de dança, a exemplo do balé, associados a propostas pedagógicas culturais, favorecem o aumento do repertório de conhecimento das crianças.
Ginástica artística
A ginástica artística mescla movimentos corporais precisos e sincronizados da ginástica com coreografias, dança e música. Portanto, utiliza tanto o lado do cérebro responsável pelo pensamento analítico quanto o lado responsável pela criatividade. Ou seja, um grande exercício para o intelecto.Ainda, incentiva o uso do corpo, com pressão gradativa sobre os ossos, ajudando a aumentar sua densidade, o que fortalece o sistema esquelético. Já a utilização dos aparelhos e objetos estimula as habilidades motoras grossas e finas, desenvolvendo a coordenação e a consciência do corpo.Por fim, novamente são aí trabalhadas as competências socioemocionais e habilidades não cognitivas, já que se aprende a ter disciplina, vencer desafios, controlar as emoções, ter consciência social e muito mais.
Canto
Quando as crianças cantam, o cérebro executa várias tarefas ao mesmo tempo, o que o ensina a lidar com múltiplas atividades sem confusão ou estafa. Ainda, o canto desempenha um papel poderoso no apoio ao desenvolvimento inicial do cérebro e da linguagem. A música apresenta às crianças novas palavras e padrões de som que ajudam a desenvolver habilidades de escuta, compreensão e memória. Essas habilidades auxiliam na construção da base para a alfabetização.Além disso, o contato com ritmo, notas musicais, tempo e dinâmica musical auxilia na construção de habilidades matemáticas, relação espacial, contagem e equilíbrio, bem como permite o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Por fim, o canto libera endorfinas que auxiliam no bem-estar e no controle do estresse.Vale lembrar que o canto pode ser realizado de maneira livre ou associado a várias disciplinas, incluindo matemática e ciências. Tudo pode virar música!
Pintura temática
A pintura temática é uma expressão das artes plásticas que acontece de maneira dirigida. A partir de um tema proposto, as crianças podem soltar a imaginação ou reproduzir obras de arte conhecidas.Um momento muito especial da pintura temática é quando a escola decide por um projeto, por exemplo, “reconhecer artistas plásticos brasileiros”. Uma das atividades é que as crianças reconheçam suas obras, criem suas percepções sobre elas e pintem suas próprias versões.Um único projeto pode se tornar uma grande atividade interdisciplinar, ampliando o conhecimento em diversas áreas, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento individual dos pequenos.
Qual o papel da escola na promoção dessas atividades?
As atividades artísticas são mais bem dirigidas quando acontecem em consonância com as diretrizes do projeto pedagógico e as metodologias de aprendizagem da instituição. Escolas que valorizam a prática artística normalmente estão preparadas para recebê-las, com salas de aula específicas, como salas de dança e ginástica, estúdios de música e ateliês artísticos.Nesses espaços, os pequenos contam com professores especialistas de cada disciplina, que ministram as aulas específicas, bem como podem se associar aos professores das classes para projetos conjuntos.Em Barra Mansa, você encontra tudo isso no Colégio Verbo Divino. Desde sua fundação, há mais de 80 anos, nossa instituição veio acompanhando as transformações do mundo e entende que a arte tem um papel fundamental na formação integral de nossos alunos ― motivo pelo qual a atividade artística está presente já na educação infantil.Quer saber mais sobre nosso projeto pedagógico e atividades? Então, entre em contato conosco e agende agora mesmo sua visita!