O ensino está mudando! A partir de 2022, todos os estudantes matriculados no nível médio em território brasileiro estarão inclusos no Novo Ensino Médio. Mas, afinal, o que é isso? Essa é uma estratégia que tem como objetivo padronizar o aprendizado e direcioná-lo às preferências e objetivos de cada estudante.Ou seja: é ao mesmo tempo uma forma de nivelar o ensino médio para todos os estudantes do Brasil, mas ainda assim respeitar as suas particularidades e ajudar cada um deles a realizar os seus sonhos. Tudo isso seguindo as normas da BNCC e integrando os âmbitos social, pessoal e profissional.No meio de tudo isso, há mudanças como a carga horária, os itinerários formativos e a inclusão de algumas disciplinas. Uma delas é o Projeto de Vida no Novo Ensino Médio, tema do nosso bate-papo de hoje. Tudo pronto para conhecer melhor esse assunto? Vamos lá!
O que é o Projeto de Vida no Novo Ensino Médio?
O Projeto de Vida é um conceito que tem como objetivo fazer com que o(a) estudante pense a longo prazo sobre a sua vida, seus objetivos, seus sonhos e, claro, aprenda a elaborar estratégias para chegar no lugar que ele(a) deseja.Ao longo das atividades propostas, os alunos poderão:
- refletir sobre a própria personalidade;
- entender o seu lugar no mundo;
- conhecer mais sobre si mesmos;
- identificar os próprios objetivos e sonhos;
- perceber como podem se impor em busca do que desejam;
- descobrir caminhos para atingir esses objetivos;
- aprender a se programar melhor para conquistar tudo o que querem.
Como esse conceito pode ser trabalhado nas escolas?
Não há uma regra específica. A personalização é uma das grandes vantagens do Novo Ensino Médio. A BNCC diz que é necessário implementar essas ideias no currículo, mas a forma como isso é feito é muito dinâmica.Uma possibilidade é a criação de uma disciplina chamada Projeto de Vida, que será utilizada exclusivamente para o desenvolvimento das competências e conceitos mostrados acima. No entanto, essa estratégia também pode estar inclusa em atividades extracurriculares e no meio de aulas de outras matérias.
Quais são as vantagens dessa estratégia para os estudantes?
Algumas das vantagens da implementação do Projeto de Vida na educação:
- maior engajamento dos alunos;
- desenvolvimento de competências como o autoconhecimento, a autoconfiança, a disciplina e muito mais;
- permite um direcionamento mais eficiente dos estudos;
- ajuda o estudante a se organizar em sua rotina, a fim de conquistar os objetivos;
- otimiza as chances de aprovação no vestibular e do sucesso na carreira e muito mais!
Ou seja: essa ainda é uma estratégia muito recente, mas que tem tudo para ajudar o(a) seu(sua) filho(a) a se guiar rumo a um futuro muito promissor.Em caso de dúvidas, converse com a escola para identificar como esse conceito será implementado na grade da instituição e dê as suas sugestões!Agora que você já sabe o que é o Projeto de Vida no Novo Ensino Médio, oriente o(a) seu(sua) filho(a) a levar esse conceito muito a sério! Ele será fundamental para as escolhas do(a) jovem no futuro, fazendo muita diferença na construção do autoconhecimento.E aí, gostou do conteúdo? Então para não perder nenhuma novidade e continuar bem informado(a) sobre as novas estratégias do ensino no Brasil, curta a página do Colégio Academia JF no Facebook!