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Novo Ensino Médio: conheça as principais mudanças

O Novo Ensino Médio é um projeto amplo de reestruturação que tem como principal objetivo estabelecer um ensino com mais qualidade, que considera os interesses e as necessidades dos estudantes. A proposta prevê uma série de mudanças que impactam os currículos e a gestão das instituições de ensino. Agora, a formação tem como foco o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o sucesso do processo de aprendizagem.

Quer entender quais são as principais mudanças que o Novo Ensino Médio está trazendo para a realidade educativa? Confira a seguir!

Por que o Novo Ensino Médio foi implementado?

O Novo Ensino Médio consiste na atualização do processo de ensino, da carga horária, dos conteúdos e da própria organização curricular. A mudança é prevista pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Uma das principais motivações para a implantação do Novo Ensino Médio foi a constante realidade de desafios enfrentados pelos estudantes no momento de ingressar no mercado de trabalho. A ideia é que os alunos escolham os itinerários formativos que mais se encaixam no futuro profissional que desejam. Com isso, fica mais simples desenvolver competências e habilidades que são amplamente valorizadas entre os empregadores.

Apesar de a mudança trazer mais flexibilidade, a BNCC ainda garante que determinados conteúdos sejam aprendidos por todos os discentes, independentemente das preferências individuais. O que se espera é que as aulas se tornem mais atrativas e criativas, com menos exposições dos professores e utilização mais intensa de recursos pedagógicos significativos, como atividades práticas e oficinas.

Quais são as mudanças na carga horária do Novo Ensino Médio?

Com o novo sistema educativo, a carga horária será ampliada de 2.400 horas para 3.000 horas. Disso, 1.800 horas são reservadas para as disciplinas de aprendizagem comum e obrigatória, estabelecidas pela BNCC, como Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Já as outras 1.200 horas devem ser destinadas aos itinerários formativos, que consistem em percursos de aprendizagem que dialogam com os interesses, anseios e aptidões dos estudantes.

Além disso, o Novo Ensino Médio tem a proposta de abordar o conhecimento de maneira mais ampla e integrada, organizado por áreas do saber. Os demais conteúdos tradicionais do nível médio de ensino podem ser trabalhados de forma convencional ou em outros formatos de organização.

Veja a seguir, em detalhes, quais são as principais mudanças que o Novo Ensino Médio traz para a realidade estudantil!

Aprendizagens obrigatórias

As aprendizagens obrigatórias, ou seja, as disciplinas instituídas pela BNCC que são comuns a todos os alunos, são organizadas em quatro áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

A ideia da BNCC é disponibilizar os saberes de maneira diferenciada. A partir de agora, obrigatoriamente, os currículos de todas as escolas devem incluir o ensino de habilidades e competências relacionadas às matérias obrigatórias.

Esse modelo de organização do currículo estimula a interdisciplinaridade, tornando as aulas menos expositivas e mais dinâmicas. Tudo isso favorece a realização de atividades pedagógicas e projetos que motivam a participação dos estudantes.

Itinerário formativo

Os itinerários formativos, igualmente, têm a proposta de diversificar e flexibilizar o currículo, oferecendo para os discentes mais opções de conhecimentos que atendam a seus interesses pessoais e profissionais. Com isso, os alunos têm a oportunidade de escolher em qual campo do saber desejam se aprofundar.

As escolas definem os itinerários formativos de acordo com o contexto local a qual pertencem, e eles são constituídos por disciplinas, oficinas, projetos, núcleos de estudo, entre outras situações que direcionam para uma formação técnica e profissional. Esse tipo de alternativa pode favorecer o desenvolvimento de habilidades e diferenciais, ainda no período escolar.

Tempo integral

Para beneficiar instituições em vulnerabilidade social e reduzir a evasão escolar, o Novo Ensino Médio propõe um programa de fomento ao tempo integral. Com isso, a perspectiva é que a permanência dos estudantes em sala de aula aumente para até sete horas diárias.

O motivo da extensão da carga horária é, em parte, dedicado ao Projeto de Vida, que permite que os alunos reflitam sobre o que desejam para o futuro, as possibilidades de estudos e como fazer escolhas mais coerentes com os seus objetivos.

Nesse período a mais que o Novo Ensino Médio propõe, a ideia também é ofertar as disciplinas dos itinerários formativos e as demais atividades do currículo, além dos conteúdos básicos e de aprofundamento da formação técnica e profissional.

Quais são os benefícios do Novo Ensino Médio?

A implementação do Novo Ensino Médio oferece inúmeros benefícios para a trajetória dos alunos. Antes de tudo, eles terão mais tempo para estudar conhecimentos e disciplinas de seu interesse, inclusive, que podem agregar valor ao seu futuro.

Ainda, o sistema contribui para o desenvolvimento da carreira, já que as escolas deverão priorizar atividades práticas que promovam a cooperação, a resolução de problemas, o pensamento crítico e o respeito ao próximo.

Outro diferencial é que a metodologia aplicada no Novo Ensino Médio proporciona aulas menos expositivas, dando mais foco para o protagonismo dos discentes. O intuito é que eles participem de oficinas, projetos, cursos e ações pedagógicas mais significativas.

Além disso, a aprendizagem é baseada na educação maker, um conceito que tem como foco a transmissão dos conhecimentos por meio de atividades e soluções práticas. Esse tipo de proposta é alinhado com a inovação, trabalhando a criatividade, a sustentabilidade e a autonomia no dia a dia.

O principal objetivo do estabelecimento do Novo Ensino Médio é o de modernizar a educação brasileira, ampliar a oferta de emprego e ter mais índices de inserção dos jovens no mercado de trabalho. Por isso mesmo, o modelo é considerado inovador, possibilitando que os estudantes tenham mais protagonismo tomando decisões que condizem com suas capacidades e seus desejos.

O Novo Ensino Médio pretende atender às demandas e expectativas dos alunos, fortalecendo seus maiores potenciais. Desde que foi instituído, o formato de ensino tem dado o que falar, sobretudo entre diretores, coordenadores e professores, que terão que aperfeiçoar suas práticas para atender à mais recente proposta.

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