Artigo

Não sabe mais como motivar o filho a estudar? Confira 5 dicas!

Ter uma educação de qualidade é algo fundamental para crianças e adolescentes. Afinal, este cuidado não só vai prepará-los para o vestibular e outros aspectos acadêmicos e profissionais para o futuro, mas também vai ajudá-los a construir a sua cidadania de forma plena e eficiente.Mas, afinal, como motivar o filho a estudar quando ele simplesmente parece não querer fazer isso? Os pontos-chave incluem fazê-lo gostar do aprendizado e não transformá-lo em algo forçado, passivo de punição caso não seja feito.Quer saber como fazer isso? Então, você veio ao local certo! Continue a leitura e descubra os métodos para incentivar crianças e adolescentes a estudarem sem que isso se transforme em um fardo para essa galerinha. Vamos lá!

Como motivar o filho a estudar?

Confira, agora, algumas dicas para ajudar nesse processo!

1. Defina metas realistas

Não podemos esperar que uma criança ou um(a) adolescente estude 12 horas por dia e que isso seja produtivo. Vá aos poucos e defina metas realistas, que realmente os ajudem a aprender sem deixá-los próximos à estafa.

2. Garanta um ambiente adequado

Quer saber como motivar o filho a estudar? Então, não se esqueça do ambiente perfeito de estudos! Ele deve ser calmo, sem distrações, confortável (tanto para o corpo, quanto para os olhos) e eficiente. Pode ser uma mesinha no canto da sala. Isso não importa, desde que seja adequado para o estudante em questão.

3. Busque manter uma rotina

Manter uma rotina também é algo muito útil para a motivação. Aos poucos, o(a) seu(sua) filho(a) entenderá que aquele é o momento dedicado aos estudos e, que depois, ele poderá ter o tempo livre para se engajar em qualquer atividade que desejar.

4. Inclua atividades divertidas no estudo

Estudar pode ser divertido para todas as idades e isso é mostrado pela implementação cada vez mais massiva de metodologias ativas de ensino nas escolas. No entanto, isso também pode ser feito em casa. Meios interessantes de aprender são passeios — parques, museus, etc — ou assistir um filme sobre o tema, por exemplo.

5. Ofereça o suporte emocional necessário

Nem sempre é fácil estudar e, por vezes, é preciso lidar com notas baixas e um desempenho não tão incrível. Mas isso faz parte! É preciso que os pais e responsáveis estejam sempre por perto para acalmar a ansiedade de seus filhos e, assim, ajudá-los a superar os obstáculos e aprender cada vez mais.

E as recompensas? São uma boa opção?

Pode ser que sim, pode ser que não. Há dois tipos de motivação: a intrínseca, que nasce “de dentro” do estudante, e a extrínseca, que é mediada por recompensas. Elas devem coexistir e uma pessoa não deve estudar apenas para receber algo, mas sim pelo prazer de aprender.No entanto, até que possamos chegar lá, é possível utilizar algumas recompensas para motivação. O bacana, no entanto, é evitar coisas materiais. Invista em elogios (eles são ótimos!), passeios caso os estudos sejam completos, entre outros.Gostou de saber como motivar o filho a estudar? Agora, é hora de colocar essas dicas em prática! Mas, importante: não espere mudanças de um dia para o outro. Vá aos poucos e entenda que as mudanças de hábito levam um certo tempo para acontecer.Agora, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais? Certamente, você tem colegas ou conhecidos que estão passando por essa mesma situação com os próprios filhos. Então, é hora de ajudar!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.