Artigo

Inteligência emocional digital: como ajudar meu filho a desenvolver?

Inteligência emocional é um conceito atrelado às habilidades humanas de lidar com os próprios sentimentos. Por isso, diz-se que um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que controla o que sente e não se deixa levar, na maioria das vezes, por arroubos de tristeza ou raiva, por exemplo.No entanto, o mundo moderno fez com que outros tipos de relação e de sentimentos surgissem: as do âmbito digital. Sendo assim, é importante sabermos, também, como lidar com os sentimentos no ambiente online.E então, como ajudar o(a) seu(sua) filho(a) a desenvolver a inteligência emocional digital? Confira algumas dicas e aprenda como ajudá-lo nessa tarefa!

Para que serve a inteligência emocional digital?

O mundo online é, hoje, uma extensão do offline. Nele, construímos relações, descobrimos novas coisas, ampliamos o nosso conhecimento e vivenciamos sentimentos muito parecidos com os que vivemos fora da internet.Sendo assim, podemos também sentir os aspectos negativos dessas relações, como tristeza, desilusões e muito mais. Além disso, aprender a lidar com esses pontos é importante para proteger os jovens de questões como o cyberbullying e, até mesmo, dos perigos existentes na web.

Como desenvolver a inteligência emocional digital?

Confira agora algumas dicas para ajudar os(as) jovens a desenvolverem essa habilidade!

Desenvolver inteligência emocional para o mundo real

Uma das dicas para trabalhar a inteligência emocional digital é, sem dúvidas, fortalecer também a que diz respeito ao “mundo real”. Construir boas relações pessoais na escola, na família e em outros ambientes nos ajuda a entender melhor como relacionamentos funcionam e, consequentemente, a aplicar esses conceitos na web.

Utilizar as redes sociais com responsabilidade

O uso das redes sociais é muito bacana e pode ser importantíssimo para o aprendizado. No entanto, deve ser feito com responsabilidade. Orientar o(a) jovem a não se expor exageradamente e agir com cautela no ambiente online é fundamental.

Aprender a ter curiosidade

A internet é uma fonte quase inesgotável de conhecimento. Então, que tal ter a mente aberta e ser curioso? Assim, você consegue conhecer pessoas bem diferentes, ter debates que agregam ao aprendizado e muito mais. E o melhor: adquirir, também, inteligência emocional em todo esse processo.

Manter sempre o respeito

Quem quer respeito deve dar respeito. Essa máxima é verdadeira e também é aplicada ao mundo online. Por isso, seja curioso, mas sempre respeitando os limites das outras pessoas. Essa troca ajuda no aprendizado da inteligência emocional!

Fazer o autogerenciamento das emoções

Por fim, é importante que o(a) jovem consiga refletir sobre as próprias emoções. O que estou sentindo? Por que? Como a outra pessoa está se sentindo? O que posso fazer sobre isso? Ter um diálogo aberto com seus filhos e orientá-los a buscarem o autoconhecimento é um importante passo para incentivá-los a ser cada vez mais inteligentes emocionalmente.Gostou de saber mais sobre como desenvolver a inteligência emocional digital em crianças e adolescentes? Esperamos que sim! Aproveite e leve, também, essas dicas para si mesmo. Afinal, nunca é tarde para aprendermos a lidar com as nossas próprias emoções.Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre a metodologia de ensino do Colégio Academia e o nosso posicionamento em relação ao desenvolvimento da inteligência emocional, entre em contato com a nossa equipe!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.