Artigo

Inteligência Artificial na educação: como usar com os filhos?

A Inteligência Artificial (IA) causou uma revolução em todo o mundo, afetando a economia, a saúde, a educação, o lazer. A tendência é que ela continue se desenvolvendo, modificando ainda mais o cenário de nossa sociedade.Os robôs inteligentes que faziam parte somente dos seriados e dos filmes de ficção científica, já são uma realidade nos dias de hoje. Não são idênticos, é verdade. Mas o que a IA consegue fazer atualmente é surpreendente.Neste artigo, vamos analisar como funciona a Inteligência Artificial na educação. Confira como as soluções de IA podem contribuir para a educação de seus filhos!

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é a capacidade que alguns dispositivos eletrônicos têm de emular o raciocínio humano. Nesse sentido, os sistemas conseguem identificar variáveis, solucionar problemas, tomar decisões.A IA foi projetada para que dispositivos eletrônicos tenham potencial para desenvolver atividades sem a necessidade de intervenção humana.A ciência da computação é fundamental para entender o conceito de IA, pois ela estuda métodos para processar dados e desenvolver algoritmos.Os algoritmos consistem em uma série de orientações que servem para direcionar o funcionamento de softwares que podem, inclusive, movimentar hardwares.Atualmente, a IA é aplicada em diferentes contextos com muito sucesso. Um desses setores é o educacional. A partir de agora, veremos a importância da Inteligência Artificial na educação.

Qual é a importância da Inteligência Artificial na educação?

A Inteligência Artificial na educação é uma tendência que vai aumentar nos próximos anos. A partir de recursos diferentes, incluindo reconhecimento de visão e voz, a IA permite que professores, alunos e outros profissionais da área da educação resolvam tarefas diversas.A IA é decisiva para a inovação no setor educacional. Ela contribui para tornar os processos de aprendizagem mais simples, para diminuir custos e para uso mais eficiente dos dados.Uma análise minuciosa dos dados permite mensurar a satisfação dos pais e dos alunos e a qualidade do ensino, bem como servem para embasar a tomada de decisão. Veja mais alguns motivos que revelam a importância da Inteligência Artificial na educação:

Estímulo à aprendizagem

A IA permite compreender melhor o perfil dos estudantes e as suas necessidades. Assim, é possível desenvolver planos e tarefas educativas e inovadoras que possibilitam aos alunos aprender de forma teórica e prática simultaneamente.

Facilidade de ensino

A tecnologia permite que os educadores disponham de um tempo maior para fazer outras atividades, como a pesquisa e o desenvolvimento de métodos educativos melhores, permitindo, entre outras coisas, o tratamento mais personalizado para cada criança.

Mensuração do desempenho dos estudantes

Os métodos convencionais de análise da educação são valiosos para estudar o comportamento de cada estudante. Porém, a IA ainda vai além: calcula quando os estudantes buscam aconselhamento educacional, sendo possível determinar, dessa forma, se os professores estão com alguma dificuldade quanto ao desempenho.Por outro lado, pode ser que alguns fatores externos estejam interferindo na performance dos estudantes. Há softwares de IA com potencial para mensurar a evolução dos alunos.

Melhoria do aprendizado

A Inteligência Artificial na educação contribui para ampliar as fronteiras do conhecimento. Os alunos podem estudar de qualquer parte do mundo e em momentos diferentes. Assim, eles podem aumentar suas habilidades.

Como é possível aplicar a Inteligência Artificial na educação?

Agora vamos conferir algumas formas de aplicar a Inteligência Artificial na educação, seja por professores, seja pelos próprios pais:

Criação de aulas imersivas

A IA permite experiências de ensino cada vez mais imersivas, tanto nas salas de aula quanto fora delas. Os alunos podem ficar conectados 24 horas por dia, com acesso constante à informação.Já existem boas soluções de realidade virtual (RV) que possibilitam converter aulas convencionais em experiências que sejam significativas na realidade: Google Expedition, Oculus Rift (Facebook), HoloLens (Microsoft).A união da IA e da RV permite, por exemplo, que as crianças aprendam sobre a Pré-História acompanhadas de dinossauros, penetrem na Amazônia, acompanhem eventos da Segunda Grande Guerra, visitem a superfície da lua e outras coisas.

Redações online

A redação é muito importante para quem se prepara para o vestibular ou para o Enem. Nem sempre a redação recebe a atenção correta dos educadores. Mas, com a tecnologia, as redações podem ser muito bem trabalhadas.Algumas plataformas online oferecem o serviço de escrita de redação com correções rápidas, suprindo as necessidades de cada estudante, já que são feitos comentários personalizados.Desse modo, os estudantes podem identificar seus pontos fortes e seus pontos fracos. Consequentemente, eles têm a possibilidade de melhorar características que exigem mais estudo.

Indicação de conteúdo personalizado

Em uma plataforma online de ensino, à medida que os estudantes fazem provas e exercícios, a IA alimenta os algoritmos sobre preferências e dificuldades.A partir disso, o sistema pode sugerir artigos, videoaulas e livros personalizados para cada estudante. Isso deixa o processo de aprendizado mais dinâmico e atrativo.

Chatbots

A comunicação de pais e estudantes com as escolas é da máxima relevância para que tudo corra bem durante o ano letivo. Para melhorar o atendimento, as ferramentas tecnológicas são eficazes ao tornar a comunicação mais rápida e mais eficiente.O chatbot pelo WhatsApp agiliza o atendimento, dando respostas satisfatórias a dúvidas constantes de estudantes e de responsáveis.Mais que isso, ele pode suprir alguma necessidade financeira ao ser integrado a outro software, pode oferecer conteúdos de aulas, pode enviar informações relevantes automaticamente.Isso pode ser realizado durante o dia todo, inclusive com atendimentos simultâneos a partir de um mesmo número de WhatsApp. É possível integrar assistentes virtuais à API do aplicativo conforme as necessidades educativas, fazendo com que se tornem um canal útil de comunicação com as pessoas.A Inteligência Artificial na educação é valiosa para transformar a metodologia nas instituições de ensino, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e interessante, tanto para quem estuda quanto para quem ensina. As ferramentas de IA podem ser usadas estrategicamente na escola e em casa. Dessa maneira, você deve avaliar como a escola em que pretende matricular seu(a) filho(a) está trabalhando a inteligência Artificial — atualmente, esse critério é muito relevante na hora da escolha.O que pensa sobre o papel da IA na educação? Já utiliza ferramentas de IA para ensinar seus filhos? Aproveite e deixe seu comentário sobre o assunto! Sua opinião enriquece nossas publicações.

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.