Artigo

Estudar no exterior: quais as vantagens e desvantagens para meu filho?

Viajar para o exterior é o sonho de muitos brasileiros. Conhecer novas culturas, entrar em contato mais próximo com um outro idioma... tudo parece encantador e convidativo à primeira vista. Mas será que ainda vale a pena estudar no exterior?Se você vive essa dúvida toda vez que pensa sobre um intercâmbio para seu filho ou sua filha, este post é para você. Afinal, se há muitas vantagens de estudar fora, também há uma série de inconvenientes, sobretudo relacionados à desvalorização da nossa moeda.Nas próximas linhas, você confere em detalhes as vantagens e desvantagens de mandar seu filho para estudar no exterior, uma ótima oportunidade de colocar todas as informações na balança e decidir. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Estudar no exterior: vantagens

Houve um tempo em que a economia brasileira era mais estável e nossa moeda era sólida. Nessa época, viajar para o exterior era divertido e, com um pouco de planejamento, barato e tranquilo.Hoje em dia, as coisas ficaram um pouco mais difíceis, principalmente para quem tem que fazer um controle rígido das finanças. Mesmo assim, viajar para o exterior ainda é possível e tem várias vantagens para além de apenas aprender inglês ou outra língua estrangeira.

Crescimento pessoal

Conhecer outras culturas é impagável. Só quem já teve essa oportunidade sabe como é enriquecedor conviver por um tempo com pessoas que pensam, vestem-se, trabalham e se divertem seguindo uma lógica bem diferente da nossa.O crescimento pessoal que adquirimos nesse processo é, com certeza, algo que vai ser levado para a vida inteira, fora todas as amizades que fazemos em locais tão distantes geograficamente. Com certeza, seu filho vai querer voltar para rever esses amigos!

Autonomia

Ter que se virar sozinho em um país estrangeiro, comunicando-se em outra língua e sem saber direito como as coisas funcionam, é um grande exercício de autonomia.Pode parecer um pouco angustiante no início, mas, acredite, seu filho ou sua filha vai se acostumar logo, e isso vai mudar a forma como lida com os problemas. Os adolescentes que moram sozinhos em outro país desenvolvem senso prático e proatividade, frutos dos "apertos" que passam quando estão em um lugar desconhecido.

Experiência internacional

É comum, nos programas de intercâmbios, viver situações em que é necessário estudar e trabalhar fora. São "jobs" simples, que ocupam poucas horas do estudante, mas que fazem muita diferença na formação pessoal e profissional dele.Acredite, isso vai abrir muitas portas profissionais no futuro, como uma faculdade no exterior, por exemplo. Essas instituições costumam levar em conta, na sua seleção, a estadia dos jovens no país em períodos anteriores.

Variedade de oportunidades

Já ouviu falar que morar fora "abre a cabeça"? Pois saiba que é a mais pura verdade. Muitas pessoas relatam que foram transformadas ao viver essa experiência. Algumas decidem mudar-se definitivamente para o exterior, e há quem passe a trabalhar viajando.Seja como for, é comum voltar do exterior sentindo-se outra pessoa, com uma nova visão de mundo, mais ampla e sólida. Isso afeta a qualidade de vida no âmbito pessoal e no trabalho.

Acesso a novas formas de ensino

Uma grande vantagem do intercâmbio é que ele coloca ao estudante opções de formação bem diferentes das brasileiras. E elas não são melhores nem piores, apenas diferentes.É natural que outros países tenham métodos de ensino distintos. Cada cultura tem um pensamento sobre o processo de aprendizado infantil, e entrar em contato com essas particularidades abre o leque e faz muito bem para a cabeça.

Estudar no exterior: desvantagens

Mas nem tudo são flores. Também há alguns inconvenientes de estudar no exterior que devem ser mencionados. Leve-os em consideração na hora de se decidir.

Custos altos

Vivemos um momento de grande desvalorização da moeda brasileira. Pagar as contas em Dólar está sofrido, e em Euro anda pior ainda. Mesmo o Peso Argentino, antes equiparado ao Real ou mais barato que ele, valorizou-se muito com relação à nossa moeda.Se a parte financeira faz muita diferença para você, o momento é de adiar os sonhos de intercâmbio ou investir numa troca cultural com países mais próximos e baratos.

Distância do mercado brasileiro

Em alguns casos, os estudos no exterior podem distanciar seu filho do mercado brasileiro. É que determinadas profissões são bastante diferentes fora, e o ensino de cada país reflete essas diferenças.Se a ideia da viagem é estritamente profissional, leve esse aspecto em consideração. Tente viabilizar estadias mais curtas fora do país, assim dá tempo de viver uma nova cultura e focar o preparo profissional para o nosso mercado.

Desorganização de algumas instituições

Não é porque uma instituição de ensino fica em um país desenvolvido que ela vá necessariamente ser um exemplo de didática e eficiência. Ao escolher as opções de intercâmbio, pesquise bastante o histórico da escola e sua avaliação por pais e alunos.

Como estimular seu filho a estudar no exterior

No intercâmbio, o suporte familiar é essencial. Muitas crianças e adolescentes sentem medo do desconhecido ou acreditam não estar preparados para uma empreitada tão arrojada. Então, o primeiro passo é trabalhar a autoconfiança do seu filho ou da sua filha.Transforme o planejamento da viagem em algo gradual, de modo que ele ou ela tenha tempo para se acostumar à ideia. Assim, dá para pesquisar bastante o país de destino, sua cultura, os entraves burocráticos e tudo o mais.De forma geral, o adolescente vai precisar de todo o suporte familiar. Deve ser criada uma atmosfera de segurança e tranquilidade, e é recomendável que você preveja junto do intercambista alguns imprevistos, adiantando possíveis soluções.O sonho de viajar para fora não existe à toa. Mas, antes de tomar essa decisão, é necessário pesar as vantagens de estudar no exterior e também suas desvantagens. Assim, você pode partir para um planejamento nos mínimos detalhes e garantir que nada dará errado.Ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário para que possamos ajudar você na decisão da jornada de seu filho ou sua filha no exterior!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.