Artigo

Escolas bilíngues em Belo Horizonte: como escolher uma de qualidade?

A base de uma educação bilíngue é a imersão em um segundo idioma, o que não se confunde com um currículo pedagógico que inclui aulas de Inglês, por exemplo. Nesse formato, há um comprometimento da instituição com o ensino natural da língua, de modo que as disciplinas do currículo básico — como Geografia, Matemática e História — são desenvolvidas tanto no idioma materno quanto no estrangeiro.Nesses casos, inclusive, é bastante comum que o corpo docente recorra a diversas ferramentas e recursos, como jogos, músicas, filmes, livros etc. Assim, a aquisição da língua estrangeira acontece todo o tempo.Você vem procurando escolas bilíngues em Belo Horizonte, com um programa eficaz de língua adicional? Continue a leitura!

Qual é a diferença entre a educação bilíngue e a educação internacional?

Em termos simples, nas instituições de ensino que adotam uma educação bilíngue, como dito, as aulas são ministradas equilibradamente nos dois idiomas — geralmente, Português e Inglês. Já nas escolas que implementam a educação internacional, com exceção da Língua Portuguesa, da Geografia e da História do Brasil, todas as demais disciplinas são ministradas em idioma estrangeiro.Ou seja, o diferencial primordial das escolas bilíngues é a estreita semelhança com os colégios convencionais. Logo, o seu público-alvo é composto de estudantes brasileiros, entre crianças e jovens, que desejam aprender um idioma novo ao longo da Educação Básica. Além disso, essas instituições de ensino têm o modelo brasileiro como base e, por essa razão, segue o calendário tradicional, iniciando as aulas entre o final de janeiro e o início de fevereiro, com férias em julho, finalizando-as no fim do ano.Nas escolas bilíngues, os alunos normalmente são preparados para uma vivência nacional, aprendendo a língua adicional como um segundo idioma.

Por que vale a pena matricular os filhos em uma escola que oferece um programa de língua adicional?

Matricular os filhos em uma instituição de ensino que mantém um programa de língua adicional proporciona diversos benefícios, como os que veremos a seguir.

Garante a proficiência no idioma

A proficiência em um segundo idioma demanda um completo entendimento da língua. Então, mais do que conseguir distinguir a estrutura das orações e compreender a gramática, é fundamental entender a lógica inerente às construções linguísticas. Assim, pode-se dizer que a fluência segue aquela ideia de "pensar em Inglês".Nesse caso, o estudante não precisa recorrer a traduções ou similaridades com o idioma materno para desenvolver uma comunicação fluida com um nativo, por exemplo. Com a educação bilíngue, o aluno é constantemente envolvido em diversas circunstâncias em que a língua é amplamente utilizada e aprende a empregá-la efetivamente no seu dia a dia.

Auxilia no desenvolvimento das crianças e dos jovens

É interessante pontuar que uma educação bilíngue não está limitada a assegurar que os estudantes saibam se comunicar, ler e escrever em uma segunda língua. As metodologias e as abordagens desse formato formam indivíduos com uma mente muito criativa, prontos — e, mais do que isso, verdadeiramente capazes — para construir um mundo melhor.As interações sociais e as tarefas relativas às vivências cotidianas inserem os alunos em um contexto que desenvolve as habilidades fundamentais do século XXI, como colaboração, criatividade, comunicação e flexibilidade.

Expande a visão de mundo

Os alunos matriculados em uma instituição de ensino com educação bilíngue têm a oportunidade de aprender a enxergar as coisas à sua volta de um modo muito mais abrangente. Inclusive, é válido ressaltar que esse fator não é limitado ao âmbito escolar, mas, na verdade, está estreitamente relacionado a todas as áreas da vida.Com a fluência em um segundo idioma, não existem barreiras provenientes da falta de domínio da comunicação, de modo que se torna possível — por exemplo, em uma viagem — aproveitar muito mais todas as possibilidades de expansão do repertório cultural. Além disso, há uma inegável ampliação do acesso a livros, filmes, músicas, jogos etc., especialmente no caso daqueles que não têm tradução disponível.

Fortalecimento das habilidades socioemocionais

Mais um dos benefícios de matricular as crianças e os jovens em uma escola com um programa de língua adicional tem relação com o âmbito socioemocional. Afinal, uma vez que os estudantes têm acesso a um segundo idioma, tal interação representa o contato com modos diversos de pensar e com culturas diferentes daquelas nas quais eles foram educados.Com isso, o processo de ensino-aprendizagem, além da ampliação do repertório cultural, já mencionada, expande também o desenvolvimento de determinadas habilidades, como respeito à diversidade, autonomia, cooperação, cidadania e empatia.

Aumento do engajamento no aprendizado

O processo de ensino-aprendizagem não precisa — e não deve — ser chato, especialmente quando envolve o domínio de uma nova língua. A educação bilíngue é efetiva justamente porque, como dito, faz uso de recursos e ferramentas inovadores, com o emprego de metodologias que inserem os estudantes em um caminho de imersão e de ativa construção de conhecimento. Ou seja, trata-se de um aprendizado leve, divertido e efetivo, que favorece tanto o engajamento quanto o interesse de crianças e jovens.

Como escolher uma boa instituição de ensino entre as escolas bilíngues em Belo Horizonte?

Entendido o conceito de educação bilíngue, quando chega o momento de escolher a instituição de ensino na qual vale mais a pena matricular os filhos, é fundamental — além de analisar os aspectos básicos, como a infraestrutura, a tradição, a qualificação do corpo docente etc. — observar alguns pontos específicos, seguindo uma espécie de passo a passo, que envolve:

  • ter clareza sobre o método de ensino adotado pelo colégio, já que o contato com a língua estrangeira deve ser orientado por uma metodologia que realmente promova a vivência de situações que estimulem o desenvolvimento da capacidade de comunicação;
  • verificar a carga horária da escola e como funciona a educação bilíngue, certificando-se de que o contato com o segundo idioma será capaz de despertar as associações cognitivas essenciais para o aprendizado e, posteriormente, para a fluência;
  • conversar com os pais de outros alunos, que poderão dar detalhes, sob outra ótica, de todo o funcionamento da instituição e do fluxo das atividades, compartilhando as suas impressões.

Uma excelente alternativa nesse sentido é o Colégio Arnaldo, que, embora não seja uma escola bilíngue, oferece um programa de língua adicional que proporciona aos estudantes as competências necessárias para o emprego de ambos os idiomas, Inglês e Português, em situações sociais e acadêmicas.Isso porque o ensino não é apenas da língua, mas por meio da língua, com a possibilidade de permanência na unidade em tempo integral e a oferta de uma formação humana e cristã, o que representa um verdadeiro diferencial em relação às demais escolas bilíngues em Belo Horizonte.Entendeu como a educação bilíngue pode fazer toda a diferença no desenvolvimento dos seus filhos? Então, se você vem cogitando matriculá-los em um colégio que tenha um ensino que proporcione um contato diário com um segundo idioma, estimulando e incentivando os alunos a utilizarem o Inglês nos mais diversos ambientes, saiba que o Colégio Arnaldo é o caminho.Quer saber mais sobre a instituição de ensino? Então aproveite para seguir as redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.