Artigo

Entenda o que são soft skills e hard skills e como se diferenciam

Pensar no futuro de crianças e jovens, levando em consideração o desenvolvimento de habilidades e competências para o futuro profissional, é fundamental para garantir uma trajetória consistente e de sucesso para eles após sua primeira formação.A educação cumpre esse papel de ajudar no desenvolvimento profissional e socioemocional desses indivíduos. Por isso, é muito importante saber o que são as hard skills e as soft skills e de que forma é possível desenvolvê-las.Vamos entender mais sobre o assunto a seguir. Boa leitura!

O que são skills?

“Skill” é a palavra em inglês para “habilidade”. Ela diz respeito às capacidades técnicas e habilidades que ajudam na realização das atividades profissionais no dia a dia.

O que são hard skills?

As hard skills são as habilidades que, de forma direta, estão relacionadas com as atividades que as pessoas realizam no dia a dia, sejam adultos, em seus trabalhos, sejam crianças e jovens, em sua fase de aprendizagem, preparando-os para esse momento e para o futuro.Normalmente, são as habilidades que podem ser comprovadas por meio de certificados e que podem ser inseridas no currículo.Alguns exemplos de hard skills são:

  • conhecimento em idiomas estrangeiros;
  • habilidades em informática e programação;
  • habilidades técnicas;
  • preparação para entrar em uma graduação;
  • preparação para a realização de cursos técnicos, entre outros.

O que são soft skills?

As soft skills são habilidades que, apesar de não serem técnicas, são fundamentais não só para o ambiente de trabalho e carreira no futuro, mas para o desenvolvimento de competências socioemocionais.Alguns dos principais exemplos de soft skills são:

  • empatia;
  • pensamento crítico;
  • habilidades de comunicação;
  • proatividade;
  • independência;
  • capacidade analítica;
  • desenvolvimento de repostas inovadoras;
  • inteligência emocional.

Como elas se diferenciam?

Mas, afinal, quais são as principais diferenças entre elas? É importante saber, de forma palpável, quais são os pontos de divergência. Vejamos a seguir.

Foco

O foco do desenvolvimento das hard skills é direcionado para competências técnicas e práticas, ou seja, prepara a pessoa para a execução de determinadas atividades.Por exemplo, o aprendizado de língua estrangeira para as áreas de tecnologia da informação é fundamental, pois muitas linguagens de programação dependem desse tipo de aprendizado.Já o foco do desenvolvimento de soft skills é mais diluído e pode ajudar não só na vida profissional, mas também nas relações pessoais, familiares, entre outras possibilidades.Por exemplo, a habilidade de comunicação pode ajudar na resolução de conflitos em diversas áreas, não só no ambiente de trabalho.

Desenvolvimento

O desenvolvimento das hard skills é mais direto, direcionado e, de certa forma, consegue ser padronizado. Por exemplo, em sala de aula, todos os alunos recebem os mesmos conteúdos sobre determinada competência.Já no desenvolvimento de soft skills, há a necessidade de analisar as características subjetivas de cada pessoa. Assim, essas questões não são trabalhadas de forma igualitária. Por exemplo, é preciso fazer um trabalho diferente entre pessoas que já têm uma maior facilidade de se expressar e aquelas que precisam de um maior acompanhamento nesse quesito.

Avaliação

As hard skills podem ser avaliadas por provas de competências que mostram se a pessoa domina, de fato, aquela técnica. Por exemplo, para comprovar que você domina a língua inglesa, é possível realizar testes de proficiência. A partir da pontuação definida, você poderá demonstrar o seu conhecimento sobre o idioma.Já as soft skills não podem ser, de fato, quantificadas. Porém, isso pode ser avaliado, na vida profissional, de outras formas. Em processos seletivos, as dinâmicas de grupo tendem a ser o espaço para analisar esse aspecto.Por exemplo, o avaliador seleciona atividades para identificar se as pessoas podem atuar de forma colaborativa em equipe e, assim, ver quem tem, de fato, essa soft skill.Da mesma forma, as entrevistas avaliam, por exemplo, a capacidade de manter o foco, de se comunicar, entre outros pontos. Mas lembre-se de que isso não pode ser metrificado.

Aprendizado

Aqui, é importante saber que é possível aprender tanto as hard skills quanto as soft skills. Esse é um ponto que muitas pessoas desconhecem. Assim, por não terem determinadas habilidades, nem mesmo tentam atuar em algumas áreas.Isso é um erro. É viável, por exemplo, desenvolver a capacidade de se expressar melhor no dia a dia. Inclusive, no ambiente escolar, é possível participar de atividades que desenvolvam a soft skill de comunicação.Por isso, é muito importante buscar escolas que desenvolvam não só as hard skills, mas também as soft skills.

Qual a importância de desenvolver ambas as habilidades?

O desenvolvimento de hard skills e de soft skills é fundamental para a carreira da criança e do jovem, preparando-os para o mercado de trabalho. Quanto antes esse processo começar, maiores serão as chances de interiorização, tornando-os mais aptos no futuro.Buscando uma visão menos tecnicista, muitas empresas hoje valorizam fortemente as soft skills, pois sabem que elas contribuem para um ambiente de trabalho mais seguro, tranquilo e que promova maior bem-estar para todos.Quando a pessoa chega ao mercado de trabalho já preparada, tem maiores chances de sucesso profissional. Além disso, esse fator proporciona maior segurança para aqueles que querem, no futuro, empreender.Ainda, como falamos ao longo do artigo, as soft skills são fundamentais também para as relações pessoais. Com isso, é possível melhorar a convivência com a família, os colegas e os amigos.

Qual o papel da educação no desenvolvimento de soft e hard skills?

A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento das competências socioeducativas das crianças. Por isso, escolher as melhores instituições ajudará a fortalecer esse processo, assegurando os cuidados com os pequenos e, ao mesmo tempo, fazendo o acompanhamento individual deles.Além disso, as melhores instituições também trazem os responsáveis para o processo, a fim de que todos possam atuar em conjunto nessas questões.Como vimos, o desenvolvimento de soft skills e hard skills é fundamental na fase de aprendizagem de crianças e jovens. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre o assunto.Gostou do texto e quer conferir mais conteúdos como este? Curta nossa página no Facebook e receba outros posts incríveis em seu feed.

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.