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Entenda como as escolas têm trabalhado as habilidades socioemocionais

A educação reconhece a importância de que as crianças desenvolvam certas habilidades para o futuro. São habilidades que não estão relacionadas somente à formação cognitiva, mas à capacidade de se relacionar com as emoções, com os semelhantes e, assim, tomar decisões.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é obrigatório desenvolver as qualidades socioemocionais do estudante.

Leia nosso post e veja o que são habilidades socioemocionais e como os pais e os professores podem trabalhar no sentido de desenvolvê-las!

O que são habilidades socioemocionais?

Habilidades socioemocionais são qualidades que vão além da dimensão cognitiva e abrangem, de modo mais profundo, o lado psicológico e emocional da pessoa.

São competências relevantes na formação de cidadãos responsáveis, capazes de desempenhar um papel ativo no meio social.

Essas habilidades se referem a um trabalho de conhecimento de si mesmo e autorregulação, a um trabalho de compreensão e gestão de sentimentos e emoções.

Quando reconhecemos nossos limites e nossas capacidades, isso contribui para que aprendamos a lidar com as dificuldades e os problemas do mundo.

Para desenvolver pensamento crítico, é essencial desenvolver autoconfiança, responsabilidade e autoavaliação. Dessa forma, o ser humano melhora seu nível de comunicação e toma decisões mais coerentes.

As habilidades socioemocionais se relacionam também com a convivência social e o relacionamento com os semelhantes — afinal, ter empatia é importante, bem como desenvolver capacidade de trabalhar em equipe.

Quais são as habilidades socioemocionais segundo a BNCC?

Na Base Nacional Comum Curricular, todas as 10 competências gerais envolvem as competências socioemocionais, que são:

  • autoconsciência: conhecimento de cada pessoa, de suas potencialidades e de suas limitações, com a finalidade de manter ações otimistas, que promovam o crescimento;
  • autogestão: habilidade para gerenciar o estresse, controlando impulsos e definindo metas coerentes;
  • consciência social: essa habilidade valoriza principalmente a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro, o que favorece o respeito à diversidade;
  • habilidades de relacionamento: envolvem habilidades de escutar com empatia, conversar com objetividade e clareza, manter cooperatividade com os outros, suportar pressões sociais indevidas (bullying, por exemplo), resolver problemas de forma construtiva e ajudar o semelhante sempre que for necessário;
  • tomada responsável de decisões: escolhas pessoais e interação com as outras pessoas de acordo com parâmetros éticos, normas sociais e medidas de segurança.

Quais são os benefícios das habilidades socioemocionais?

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais desde o jardim de infância tem promovido muitos benefícios, entre os quais:

  • sucesso educacional, como levar até o fim uma graduação;
  • sucesso profissional, como maiores chances de ser contratado;
  • menores probabilidades de se envolver em problemas com a polícia e outros resultados relevantes para a vida da pessoa.

Como a Covid-19 impactou as habilidades socioemocionais?

Com a pandemia de Covid-19, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais se prejudicou devido ao isolamento e ao distanciamento social.

Para reduzir as chances de propagar o vírus, o governo determinou isolamento/distanciamento social. Assim, para dar continuidade às aulas, foi necessário recorrer ao ambiente digital, ou seja, as aulas foram remotas, a distância.

Aulas a distância não oferecem as mesmas possibilidades em relação às habilidades socioemocionais, já que não é possível manter contato próximo, os diálogos e as trocas de experiências em sala de aula. O contato mais efetivo entre professor e aluno e entre colegas ficou comprometido.

No período pós-pandemia, foi necessário retomar o contato e aproveitar melhor a proximidade física permitida durante as aulas presenciais.

Como trabalhar as habilidades socioemocionais nas salas de aula?

As instituições de ensino estão aplicando métodos diferentes para trabalhar as habilidades socioemocionais em sala de aula, principalmente no período pós-pandemia. Vejamos algumas dessas formas.

Promover projetos interdisciplinares

A integração entre as disciplinas permite à criança desenvolver consciência a respeito de seu aprendizado. Ela faz isso correlacionando conhecimentos a partir do pensamento crítico e das habilidades de metacognição.

Estimular atividades em equipe

O conhecimento produzido em grupo promove o relacionamento entre as pessoas, motivando a habilidade de respeito mútuo, bem como despertando a empatia, tão importante nas relações sociais. As atividades em equipe fomentam a cooperatividade, a escuta ativa, a resolução de problemas.

Incentivar a ampliação de repertório cultural

Outra forma de trabalhar as habilidades socioemocionais é incentivando a ampliação do repertório cultural das crianças, valorizando músicas, esportes e artes.

São trabalhos que permitem experiências inclusivas e democráticas, fomentando a valorização, o reconhecimento e o respeito pela diversidade.

Fomentar espaços de fala e compartilhamento de experiências

Essas experiências podem ocorrer por meio de jogos, círculos de experimentação e de diálogos. A boa comunicação, a aceitação, a coragem, a afinidade e a percepção do próximo figuram entre as habilidades requeridas para essas práticas.

Implementar a cultura maker nas atividades pedagógicas

As atividades que possibilitam ao aluno colocar a mão na massa para aprender garantem um processo de aprendizagem mais intenso e mais prático. A cultura maker ainda estimula habilidades como criatividade, curiosidade, experimentação e esforço.

Considerar atividades referentes à integração da comunidade às práticas educativas

Considerando questões ambientais e/ou sociais no entorno escolar, as crianças podem desenvolver sentimentos de cooperação e comunidade.

Com essa consciência coletiva, os estudantes estarão em condições de agir de forma propositiva na formulação de ações cidadãs e éticas.

Usar a literatura

As obras literárias oferecem experiências próximas da vida real. Dessa maneira, elas atuam como ferramenta valiosa para motivar a autoanálise.

Os conflitos e a conduta dos personagens podem servir de enlace para que a criança reflita sobre assuntos relevantes, como o bullying e o preconceito.

Usar a tecnologia para desenvolver determinadas habilidades

É possível usar ferramentas tecnológicas para estimular habilidades que ajudem a solucionar problemas e a desenvolver criticidade. O uso criativo de tecnologia e inovações motivam a interatividade, a resiliência e a autonomia do pensamento.

Estimular o desenvolvimento de projetos bilíngues

O contato com outras línguas contribui para o protagonismo social. A criança consegue identificar o lugar de si mesma e o lugar do outro no mundo, onde existem várias culturas e línguas.

Também é responsabilidade dos pais, em conjunto com a escola, trabalhar no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos filhos, ensinando valores morais, fomentando o diálogo, escolhendo uma instituição que estimule a criança.

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