Artigo

Educar seu filho com satisfação, sem culpa.

Na última semana, o ColégioArnaldo Anchieta teve o prazer de receber a doutora Ângela Mathylde, paraexplanar sobre os “Princípios para educar seu filho com satisfação, sem culpa,em tempos de distanciamento social.”

Nesse encontro on-line, nossa convidada esclareceu que,para manter a sanidade mental, é necessário preservar a rotina. Para isso, a casaprecisa ser organizada.

No entanto, é preciso ter alucidez de que há uma diferença entre rotina e costume. Costume é aquilo que sefaz mecanicamente; já a rotina é planejada. Uma forma de exercitá-la, nestemomento, é sinalizar para o cérebro que você não está de férias. Para tanto, épreciso estabelecer horários, atividade e cumpri-los de forma satisfatória.

É importante que cada pessoatenha seus próprios utensílios, para que possa cuidar deles (lavar, secar,etc.). A divisão das tarefas domésticas não sobrecarrega ninguém. A cooperaçãofamiliar é de extrema importância para o estabelecimento de vínculos maissaudáveis. É uma demonstração de amor.  Eu sinto que o outro me ama por meio de gestos,cuidado, respeito, limite. Amor não é tolerância.

Algo que também precisa ficarclaro na vivência deste momento é que os ambientes de trabalho em casa precisamser bem determinados. É necessário fazer um “contrato” de ocupação do ambiente,com o qual todos da casa concordem.

O “tripé da saúde mental” é aautoestima, a autopreservação (que norteia o outro a mim) e o diálogo (que estabeleceos “contratos“ de convivência).

Tendo em vista esse tripé, afamília tem a possibilidade de estabelecer limites, o que demonstra o momentode parar, que é anterior ao ápice do estresse. Há também a perspectiva de que oexcesso passa a ser um norteador das relações, visto que ele desestabiliza oconvívio: muita comida, muita fala, muito carinho, tudo em demasia traça oponto certo para a pausa. O excesso traz fadiga, desmotivação e comportamentosque geram a disrupção.

É possível reestabelecer oequilíbrio por meio do diálogo. Primeiramente, ao se conceituar diálogo, érelevante esclarecer que ele não é somente uma conversa. Para dialogar, o outroprecisa de permissão para ouvir. A autoridade não é maior que o limite dadopelo outro. Dialogar é convidar, estar na mesma vibração. O diálogo vem doindividual para o coletivo e do coletivo para o individual. É falar do todo, eo todo me referenciar.

O diálogo é essencial. Por meiodele, conseguimos compreender as nossas fragilidades, principalmente no momentoem que a tendência é “colocar os genes à flor da pele”, trazendo à tona todasas reclamações ligadas ao convívio familiar. O diálogo precisa ser sincronizadocom a faixa etária da pessoa nele envolvida.

Um ponto importante: as relações são estabelecidas por erros e acertos, que constituem as principais fontes de crescimento. O diálogo precisa ser relembrado, trazer a autorreflexão e não pode ser permeado por pensamentos ruins.

Texto das orientadoras Andréa, do Ens. Fundamental anos finais e Ensino Médio e Drielen, da Educação infantil e Ensino Fundamental anos iniciais do Colégio Arnaldo.

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.