Educar e estimular a aprendizagem dos filhos é tão importante quanto prover a proteção e o sustento básico. Incentivar a educação em casa chega a ser uma missão desafiadora para muitos pais, que contam com o apoio da escola nessas horas. Contudo, ambos têm papel fundamental na construção integral dos nossos pequenos indivíduos.
Nem sempre a família entende o quanto sua participação é importante nos processos de aprendizagem das crianças. Sendo assim, é importante conscientizar que educar é dever de todos. Mesmo que não tenha a prática pedagógica, pode ajudar na construção do conhecimento de várias maneiras.
Continue a leitura e veja de que forma a educação em casa pode ser incentivada!
Como gerenciar a educação em casa?
Dever de casa, realização de pesquisas e trabalhos, leituras recomendadas, tudo isso faz parte da vida escolar. Dependendo da idade, a criança precisa de ajuda — mesmo os mais velhos, que já se saem bem sozinhos, precisam ser encorajados algumas vezes.
Então, veja algumas dicas simples que podem ajudar você a gerenciar a aprendizagem do seu filho, mesmo estando longe dos recursos da sala de aula!
Defina metas de aprendizagem
Trabalhe com a criança a questão das metas. Ensine que é interessante estabelecer objetivos, em curto e longo prazos, e se esforçar para chegar até eles. A ideia de recompensa por metas alcançadas também pode ser desenvolvida para aumentar a motivação e reforçar o hábito de estudar.
Crie um ambiente propício
Eleger um local adequado da casa para realizar as atividades escolares também é importante. Um ambiente organizado, de preferência sem barulho e distrações. Assim, é mais fácil se concentrar e se interessar pelo que está aprendendo no momento.
Adapte a rotina
A rotina escolar pode ser estendida com a educação em casa. Assim como as crianças precisam ter disciplina e respeitar os horários na escola, não deve ser diferente fora da sala de aula. Afinal, tudo tem seu momento: hora de estudar, hora de brincar, hora de usar a internet etc.
Acompanhe de perto
Esteja presente para acompanhar de perto as tarefas escolares. Ainda que a sua rotina de trabalho e outros afazeres seja extenuante, esse momento dedicado à educação do seu filho é um tempo de ouro, para ele e para você.
Identifique os principais obstáculos
Ao fazer parte do processo de aprendizagem do seu filho, você pode observar quais são os pontos em que ele apresenta mais dificuldade. Assim, juntos, encontrem formas de driblar esses obstáculos para melhorar o desempenho escolar.
Por que a parceria entre a família e a escola é tão importante?
A família deve garantir que as necessidades básicas dos filhos sejam atendidas. Da mesma forma, é no ambiente familiar que se constroem os principais vínculos afetivos. Por sua vez, a escola oferece todos os recursos para o desenvolvimento intelectual, além de favorecer a socialização.
Juntos, família e escola são pilares para a formação das crianças e dos adolescentes. A educação em casa, aliada às práticas pedagógicas do ambiente escolar, representa uma parceria que contribui diretamente para a aprendizagem, assim como favorece o desenvolvimento socioemocional. Assim, cada um fazendo a sua parte, todos nós ajudamos a construir uma sociedade melhor.
Curta a nossa página no Facebook e acompanhe conteúdos atualizados sobre educação!