Contarou criar histórias com as crianças são recursos capazes de atraí-las para alcançarseu próprio aprendizado, junto à família. Essa prática é produtiva e ofereceexperiências significativas.
Éimportante a escolha de um horário favorável e de um lugar confortável para arealização desse momento mágico. É oportuno que esses breves instantes sejamexpressão de uma rotina diária.
Comoambiente estimulador, deve ser criado um espaço específico, inserindo nele oslivros de literatura que as crianças já possuem. Para melhor procedimento,deve-se manusear com a criança todo o livro, observando bem as imagens.
Dentrodessa concepção, como valioso estímulo para a contação de histórias, sugerimosa utilização de livros digitais:
1-“Marcelo, marmelo, martelo”, daautora Ruth Rocha, é uma obra que conta a história de um menino muito criativo,que adora se divertir e inventar os nomes das coisas.
2-“O sanduíche da Maricota”, cujoautor é Avelino Quedes, narra a história da galinha Maricota que resolveu fazerum sanduíche e colocou dentro do pão tudo de que gostava. Mas foi chegando obode e outros animais, cada um com seu palpite, querendo mudar o recheio dosanduíche, pois cada animal tinha um gosto diferente.
Comrelação à estratégia de criação de histórias com as crianças, exemplificamoscom um passo a passo:
-Usar uma frase de estímulo: “Vamos inventar uma história?”;
-Fazerum levantamento dos personagens;
-Pedir que fechem os olhos e vejam onde se passará a história;
-Levantar questões como: “o que vai acontecer?”, “E agora?”, “E depois?”;
-Depois da história pronta, ler para a criança e comentá-la.
Não resta dúvida de que o trabalho de contação e criação de histórias, quando desenvolvido num ambiente de satisfação, permite à criança a livre expressão do pensamento e aquisição de habilidades necessárias à leitura como fonte de prazer e enriquecimento de informação.
Lícia e Raquel | Equipe SOE