Artigo

Conheça quais são os principais tipos de inteligências!

Muitas publicações e estudos na psicologia trazem a conceituação dos diferentes tipos de inteligências de um indivíduo. Um dos livros mais conhecidos e usados como referência por outros autores é o Inteligências Múltiplas, do psicólogo Howard Gardner, em que ele apresenta sua Teoria das Múltiplas Inteligências.Mas, como levar os conceitos para o dia a dia em família, nas relações pessoais ou no ambiente escolar? E, afinal, quais são as inteligências, as formas de percebê-las e desenvolvê-las nas crianças? Para tirar essas dúvidas e ainda trazer qual o papel da escola nessa jornada, preparamos um conteúdo completo para você. Confira!

Quais são os principais tipos de inteligências?

De acordo com a Teoria das Múltiplas Inteligências, são elas: a lógico-matemática, linguística, corporal-cinestésica, musical, visual-espacial, intrapessoal e interpessoal. Todavia, o psicólogo adicionou posteriormente a sua tese outras duas inteligências que também podem ser percebidas e desenvolvidas nas pessoas, a naturalista e a existencial. Vejamos.

Lógico-matemática

A inteligência lógico-matemática está ligada à facilidade em lidar com dedução, criação de hipóteses, identificação de padrões, sequências lógicas etc. Com ela bem desenvolvida, será mais simples e até prazeroso lidar com operações matemáticas ou a investigação de problemas para identificar soluções.Não por acaso, é mais recorrente na área de exatas, como as engenharias, matemática e ciência de dados. Nas profissões, também é muito usada por cientistas, investigadores, médicos de algumas especialidades etc.

Linguística

A inteligência linguística pode ser percebida de forma mais predominante naqueles indivíduos que sabem argumentar, transmitir conhecimento de forma didática e têm a habilidade de comunicar-se eficientemente, garantindo que a mensagem foi recebida de forma correta.Crianças e adultos com essa inteligência bem desenvolvida também são bons aprendizes de outras línguas, entendendo a estrutura, forma de verbalização e construção de frases com mais facilidade.

Corporal-cinestésica

Uma inteligência que está bem presente em atletas, dançarinos e crianças que demonstram mais equilíbrio e gosto por atividades físicas. Isso porque ela envolve o conhecimento de como usar o corpo de forma eficiente. Movimentos corporais, flexibilidade e coordenação motora são alguns de seus pilares.

Musical

Já a inteligência musical tem relação com a aptidão de reconhecer e compreender tons, ritmos e timbres musicais. Com isso, a criança ou indivíduo costuma perceber e dominar ritmos, compassos e melodias.

Visual-espacial

Essa inteligência é muito presente em artistas, navegadores, pilotos de avião e arquitetos. Também faz parte do cotidiano das crianças que amam desenhar, montar quebra-cabeças e usar muito a criatividade. Isso porque a inteligência visual-espacial está relacionada a capacidade de enxergar o mundo e as coisas em três dimensões.Um mapa, portanto, não tem apenas uma dimensão, mesmo que sua qualidade seja ruim. Com essa inteligência, o indivíduo consegue enxergar em diferentes prismas e tomar decisões mais acertadas. Um artista consegue ser fiel a proporções ou, a partir de um relato, materializar uma escultura.

Intrapessoal

A inteligência intrapessoal está relacionada ao autoconhecimento, capacidade de se automotivar, compreensão de seus sentimentos e emoções. É um conhecimento muito valioso para crianças e adultos com suas diferentes personalidades.Com essa inteligência bem desenvolvida, a criança terá mais foco em seus objetivos, será respeitosa com seus próprios sentimentos e saberá verbalizar suas necessidades, o que é muito importante para receber o apoio mais adequado, seja de seus familiares, seja da escola.

Interpessoal

Como o próprio nome sugere, essa inteligência está relacionada com a capacidade de ter boa interação com os demais. Ser bom ouvinte, demonstrar empatia, saber apoiar e ajudar o outro ao identificar suas reações, sentimentos e humor.Ou seja, com a inteligência interpessoal desenvolvida, a criança enxerga o mundo e as pessoas à sua volta, reconhece que eles também possuem suas demandas e que ela pode ser um agente de mudança e apoio.

Naturalista

Crianças e adultos com a inteligência natural apurada conseguem compreender com facilidade a natureza e seus elementos. Conseguem entender a importância dos cuidados, do tempo e de como o ecossistema está todo conectado e precisa de equilíbrio.Pessoas que gostam de animais, trabalhar com a terra, visitar e cuidar da natureza costumam ter esse intelecto bem desenvolvido.

Existencial

Uma das últimas inteligências a ser acrescentada na Teoria das Múltiplas Inteligências não é menos presente no cotidiano, já que está relacionada a aptidão em buscar entendimento sobre nossa existência, o sentido da vida e a importância da fé e das religiões para a humanidade.Filósofos, teólogos, psicólogos e psiquiatras costumam ter esses aspectos do intelecto mais ativo.

Porque é importante desenvolver os diferentes tipos de inteligência nas crianças?

É muito comum que os indivíduos tenham algumas ou uma inteligência predominante, mas todas elas estão presentes nas pessoas de forma geral e se complementam. Assim, é importante trazer estímulos e promover seu desenvolvimento para que elas também possam ser usadas para situações comuns da vida.Além disso, vale lembrar que essa pluralidade de intelecto não é usada somente para questões pessoais, mas também para as relações com a sociedade. Ou seja, desenvolver essas inteligências também capacita a criança, e futuro adulto, para ser um cidadão mais consciente e valioso para a comunidade em que ele vive.

Qual é o papel da escola no desenvolvimento dos tipos de inteligências nas crianças e adolescentes?

A escola traz estímulos para os diferentes tipos de inteligência a todo momento. Quando ela propõe atividades em grupo, garante que a linguística deverá ser colocada em prática, seja para negociar as tarefas entre os colegas, seja para fazer a apresentação das ideias.Atividades esportivas, eventos, além da oferta de conhecimentos associados também contribuem com ótimos estímulos à linguística, lógica, musical etc. Mas, uma contribuição importante está no cotidiano escolar e nas relações que a criança terá distante dos pais, em um ambiente seguro. A partir dessas relações será possível experimentar o autoconhecimento, a empatia e outras vivências que também ajudam nessa formação.O desenvolvimento dos diferentes tipos de inteligências no cotidiano das crianças e adolescentes, tanto no ambiente familiar quanto escolar, é ainda mais eficaz já que conecta seus resultados ao cenário que todos estão vivenciando. A reflexão sobre as vivências também é muito importante, ajudando na internalização do aprendizado.Ou seja, mesmo que uma criança tenha mais facilidade com uma das inteligências, pode desenvolver-se nas demais com situações do dia a dia e as conversas com seus responsáveis para compreender melhor como usar os conhecimentos adquiridos.Gostou desse material sobre os diferentes tipos de inteligências e como desenvolvê-las nas crianças? Então assine nossa newsletter para conteúdos complementares e mais dicas.

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.