Você já ouviu falar em aprendizagem autônoma? Ela acontece quando uma pessoa costuma procurar materiais de estudo (cursos livres, graduação, livros etc) por conta própria, a fim de conseguir assimilar novos conhecimentos que sejam do seu interesse. Além disso, essa estratégia também ajuda no aprimoramento de suas habilidades e no seu desenvolvimento, tanto nos estudos quanto na vida pessoal e profissional. Por isso, é tão importante incentivar esse tipo de aprendizagem nos seus filhos.Agora, que tal entender melhor sobre as características da aprendizagem autônoma e seus principais benefícios? Leia todos os tópicos que preparamos ao longo deste artigo. Boa leitura!
Quais as características da aprendizagem autônoma para os filhos?
Pessoas que realizam a aprendizagem autônoma costumam ser indivíduos curiosos, que estão sempre com um faro apurado para adquirir novos conhecimentos. E, quando a criança consegue pôr isso em prática, ela deixa de receber os conteúdos de maneira passiva e consegue participar de forma mais ativa e responsável nos estudos, tanto da escola quanto nas atividades de casa.Um exemplo que podemos citar é quando um professor passa um conteúdo em sala de aula e, no momento que o aluno chega em casa, ele vai pesquisar mais sobre aquele tema, mesmo que o docente não tenha recomendado. Nesse caso, o estudante pode fazer pesquisas por meio de vídeos, livros, jogos, entre outros formatos.
Confira outras características desse tipo de aprendizagem:
- a criança e adolescente se torna agente da própria evolução;
- mais eficiência no aprendizado;
- a tecnologia é uma aliada;
- atualização de conhecimento.
Quais os principais benefícios da aprendizagem autônoma?
A aprendizagem autônoma costuma trazer diversos benefícios para as crianças e adolescentes que estão em fase escolar. A seguir, listamos alguns deles. Confira!
Aprimoramento do raciocínio e da memória
Um dos benefícios da aprendizagem autônoma é o aprimoramento do raciocínio e da memória. Isso porque o seu filho consegue fazer conexões que o ajudem a assimilar melhor os conteúdos abordados na instituição de ensino. Quando se aprende de forma autodidata, também consegue-se criar melhor os caminhos que visem chegar a uma conclusão de forma mais rápida e efetiva.É notado que, em muitos casos, as crianças e jovens têm mais dificuldade para acompanhar determinado método de ensino realizado pelo professor. É nesse sentido que a aprendizagem autônoma também é uma ótima opção, visto que o estudante passa a criar o seu próprio método de aprendizagem, de forma que ele consegue ter uma maior facilidade para memorizar diversos tipos de conteúdos.
Autonomia
Essa é considerada uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho, visto que por meio dela, o indivíduo tem a capacidade de resolver diversos problemas do dia a dia de forma simples e sem depender de outras pessoas. Tudo é realizado de forma proativa. Mas, para isso, é preciso que a pessoa seja estimulada desde pequena por meio da aprendizagem autônoma.Ao desenvolver essa habilidade desde cedo, o seu filho conseguirá ter uma vantagem competitiva diante da concorrência, tanto em competições e jogos educacionais quanto no mercado de trabalho. Assim, quando o aluno é estimulado pelos pais a pensar de forma estratégica e a se organizar de maneira autônoma, ele consegue atingir os objetivos com mais facilidade.
Responsabilidade
Assim como a autonomia, a responsabilidade deve ser incentivada desde pequeno. Quando a criança e o jovem não têm noção das consequências dos seus atos, tudo fica mais difícil, pois, no futuro, ele pode se tornar uma pessoa sem limites e que não tem as "rédeas" da própria vida.Contudo, quando se investe em uma aprendizagem autônoma, a história começa a ser diferente. O seu filho passa a entender a importância de buscar conhecimentos e informações sobre diversos temas, inclusive em relação ao comportamento diante de diversas situações.A partir disso, ele vai se policiando e mensurando o seu próprio desenvolvimento. Tudo isso garante que o seu senso de responsabilidade fique mais aguçado, permitindo que as suas atitudes sejam realizadas de forma independente e sempre com muita consciência do que está sendo feito.
Motivação nos estudos
Qual mãe e pai não adora ver o seu filho empenhado nos estudos, não é mesmo? Esse é também um dos benefícios da aprendizagem autônoma. Por meio dessa estratégia, a criança e o adolescente sente mais vontade de aprender assuntos novos dentro e fora de sala de aula.Mas não é só isso! Eles também passarão a ter mais familiaridade com ferramentas educacionais que os ajudem a focar nos estudos. Com as plataformas digitais, por exemplo, os alunos conseguem aproveitar as diversas opções de jogos e videoaulas que ajudam a ter mais interesse pelos estudos, de forma que consigam aplicar os conhecimentos no dia a dia.A gamificação do ensino é outra opção que também é fundamental nesse processo. Por meio dela, é possível ter acesso a aplicativos e jogos com desafios que ajudam os alunos a aprender na linguagem deles, de uma forma leve e divertida.
Desenvolvimento de habilidades comportamentais
Por fim, e não menos importante, vêm as habilidades comportamentais desenvolvidas por meio da aprendizagem autônoma. Entre elas, podemos citar:
- inteligência emocional;
- liderança;
- pensamento crítico;
- resiliência.
Todas essas habilidades são essenciais para o desenvolvimento do pequeno. Ele conseguirá realizar suas atividades com bem mais consciência. Ou seja, ele pensará bem antes de agir, a fim de conseguir tomar as atitudes corretas em sua trajetória de estudos, de vida e, futuramente, de trabalho.Como você pôde perceber, a aprendizagem autônoma pode trazer diversos benefícios para os seus filhos. Contudo, para que tal ação seja bem proveitosa, é fundamental que os pais apoiem esse desenvolvimento desde cedo. Eles precisam contar com um ambiente familiar harmônico e incentivador, a fim de que a sua criatividade seja aguçada para aprender de forma autodidata. Também é fundamental a presença de bons profissionais na unidade educacional do pequeno, a fim de alcançar um desenvolvimento completo.Gostou das informações que elaboramos sobre aprendizagem autônoma ao longo do artigo? Então não deixe de seguir nossas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube) para acompanhar mais assuntos do seu interesse. Garantimos que você vai adorar!