Artigo

Confira as tendências para o mercado educacional!

O mercado educacional está sempre passando por atualizações. Conforme os educadores vão descobrindo novas formas de ensinar e aprender, surgem tendências relacionadas às metodologias, às formas de gestão, aos conteúdos pedagógicos presentes nas escolas, à relação entre professores e alunos etc.

Novas tendências também surgem em razão de demandas da sociedade. Por exemplo, a intensa digitalização que vimos nos últimos anos levou à consolidação do uso de tecnologias na sala de aula. Veja esse e outros aspectos que já fazem parte da educação!

Quais são as tendências do mercado educacional?

As principais tendências no setor educacional giram em torno da digitalização do ensino e da perspectiva de que a escola cumpre uma função social. Desse modo, além dos conteúdos básicos, há uma forte atenção ao desenvolvimento de características socioemocionais. Veja!

Ensino híbrido

O ensino híbrido é aquele que une abordagens offline e online, isto é, recursos tradicionais de aprendizagem aliados a ferramentas digitais. Assim, plataformas de aprendizagem, games, simulações e outras atividades virtuais complementam e enriquecem os resultados da sala de aula.

Metodologias ativas

As metodologias ativas são aquelas que colocam o aluno como protagonista de seu aprendizado. Em vez de assimilar o conteúdo de forma passiva, o estudante é convidado a refletir, levantar hipóteses, experimentar, discutir com os colegas e chegar a conclusões. Isso se dá por meio de métodos como:

  • a cultura maker;
  • a sala de aula invertida;
  • a aprendizagem baseada em problemas, entre outros.

Personalização do ensino

Atualmente, entendemos que cada aluno tem pontos fortes e dificuldades que devem ser trabalhadas individualmente. Isso se dá por meio de avaliações diagnósticas, que servem para encontrar pontos de atenção e fornecer bases para que os educadores ajudem o aluno a avançar em seu conhecimento.

Além disso, a intensa digitalização da educação contribui para a personalização do ensino, já que todas as interações dos alunos com recursos digitais geram dados valiosos para entender quais potencialidades, fragilidades e tipos de inteligência cada um tem.

Formação integral

A escola deixou de ser apenas um local preparatório para vestibulares. Cada vez mais, entendemos que ela tem uma importante função social, pois, ao lado da família, é a segunda instituição de maior relevância no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Por isso, além dos conteúdos tradicionais escolares, há a tendência de proporcionar atividades e experiências que contribuam para o desenvolvimento integral dos alunos, em todas as suas esferas. Isso inclui a socialização, a cidadania, a responsabilidade socioambiental, a empatia e muito mais.

Abordagem humanizada

Por fim, também existe a tendência de proporcionar uma abordagem mais humanizada nas escolas. Com ela, compreendemos que os alunos são indivíduos com sonhos, medos e frustrações, bem como valorizamos cada um em suas particularidades. Essa abordagem ajuda no desenvolvimento de inteligência emocional, motivação e empatia.

Por que ter atenção a essas tendências?

Para as famílias, acompanhar as tendências educacionais é importante para entender o que as escolas têm a oferecer de novo. As instituições de ensino preocupadas em proporcionar uma educação completa, integral e inovadora colaboram com a formação da criança e do adolescente de forma ampla e duradoura.

Por isso, entender essas tendências é fundamental para guiar a escolha pela escola do seu filho. E, como vimos, o mercado educacional está cada vez mais humanizado, personalizado e repleto de tecnologias que favorecem os resultados de aprendizagem dos alunos.

Para conferir outros conteúdos sobre Educação, curta nossas páginas no Facebook e acompanhe as atualizações: Unidade Anchieta e Unidade Funcionários.

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.