Artigo

Confira 6 dicas para se preparar para a redação do Enem

Com sua reformulação no ano de 2009, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) alcançou um novo status para o ingresso dos estudantes em faculdades públicas e particulares. Hoje, a prova é tão importante que ficou apelidada de “maior vestibular do país”. Por esse motivo, os alunos precisam estar bem preparados em todas as avaliações, incluindo a redação do Enem.Como sua estrutura é um tanto complexa, também é importante que os pais saibam como a proposta funciona e conheçam dicas para ajudar os filhos a conquistarem uma redação nota 1.000. Então, acompanhe este artigo!

Por que ir bem na redação do Enem?

Antes de entrarmos nas dicas para ter sucesso na redação do Enem, é bom explicar por que essa avaliação é importante e como ela pode beneficiar o estudante. Veja!

Aumentar a nota geral no exame

Desde 2017, a nota da redação do Enem passou a ser computada com a nota geral do exame. Até então, era calculada separadamente. Com isso, a produção textual passou a ter um peso importante na média final.Vale lembrar que é muito difícil alguém conseguir a nota máxima no Enem, pois o sistema de correção utiliza uma fórmula matemática chamada a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a qual mede a regularidade de acertos entre as questões fáceis, médias e difíceis do exame, evitando pontuações por chutes.Já na redação do Enem, é possível alcançar os 1.000 pontos, pois os textos são avaliados individualmente, de acordo com competências que envolvem gramática, interpretação, estrutura e capacidade analítica. Logo, a redação é um importante trunfo para conquistar uma nota melhor no desempenho geral.

Aumentar as chances de entrar na faculdade

Se o estudante está de olho na faculdade pública, a nota alta no Enem é fundamental. Além de utilizar a pontuação para complementar o vestibular tradicional, é possível se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), uma plataforma do MEC (Ministério da Educação) que oferta vagas em instituições públicas de todo o país. São aprovados os alunos com as melhores notas.Já nas instituições particulares, candidatos com notas elevadas podem até substituir o vestibular tradicional pela pontuação do Enem.

Participar de programas de bolsa de estudos e financiamento estudantil

Os programas de bolsas de estudo e financiamento do governo federal― Prouni (Programa Universidade Para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior)―, destinados a pessoas de situação socioeconômica limitada, exigem que os candidatos tenham uma pontuação mínima na nota geral do exame e não zerem a redação.Já quem não entra no perfil de candidato desses programas, também precisa ter um alto desempenho geral, pois muitas instituições de ensino privadas realizam concursos de bolsas ou têm programas que contemplam calouros que apresentem uma pontuação elevada.

Quais são as dicas para se preparar para a Redação do Enem?

Esses argumentos são mais que suficientes para seus filhos se prepararem para conquistar a nota 1.000 na redação do Enem. Então, veja nossas dicas para ajudá-los!

1. Conhecer as competências avaliadas

É superimportante o estudante conhecer o que a banca está avaliando, até mesmo para perceber quais pontos exigem maior estudo e treino. A banca examinadora compõe a nota da redação a partir da pontuação obtida em cada uma das cinco competências abaixo:

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
  2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  5. Respeito aos direitos humanos.

É possível conhecer mais detalhes sobre as competências da redação do Enem no site do MEC.

2. Entender bem o modelo de texto do Enem

A redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo, cujo tamanho deve ser entre 7 e 30 linhas. Não são aceitos outros estilos ou formatos. Esse tipo de texto tem uma estrutura clássica dividida da seguinte maneira:

  • introdução: trecho onde o tema é apresentado;
  • desenvolvimento: trecho onde é feito o debate do tema, com a apresentação de argumentos e contra-argumentos;
  • conclusão: pode ser apresentado seu posicionamento pessoal e, especialmente no Enem, uma proposta de intervenção (saída para o problema exposto);
  • além disso, é importante saber ler a proposta de redação do Enem. 

3. Saber interpretar a proposta de redação do Enem

O ponto de partida da redação do Enem é uma frase-tema que determina o objetivo do texto. Para apoiar o estudante em sua produção textual, também são apresentados textos motivadores (excertos de reportagens, gráficos, ilustrações, poemas, dados estatísticos, citações etc.).Esse material é suficiente para ser feito o planejamento do texto, cruzando dados e informações. Porém, a banca examinadora espera originalidade e que o estudante incremente sua produção com repertório pessoal.

4. Comparar propostas anteriores

Conhecer os temas abordados nos anos anteriores ajuda o estudante a se familiarizar com a estrutura da redação. Isso permite que ele adquira mais repertório, inclusive, criando textos como forma de simulados.Dessa maneira, ele consegue treinar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo a partir de diferentes temáticas, melhora sua escrita, consegue criar uma estratégia de planejamento do texto, bem como aprende a administrar o tempo necessário para concluir a tarefa.Você encontra todas as propostas de redação do Enem, desde 1998, na seção Provas e Gabaritos do site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pelo exame.

5. Prestar atenção à norma culta

A redação pode ser muito prejudicada se o texto tiver problemas com relação à norma culta da língua portuguesa. Por esse motivo, convém exercitar muito as regras gramaticais ― regência verbal e nominal, concordância, ortografia, pontuação, colocação pronominal, flexão de gênero etc. ―, bem como treinar a escrita de frases curtas e na ordem direta.Ter domínio sobre a norma culta evita muitos outros problemas, por exemplo, mudar o sentido do texto ou tornar um trecho ininteligível. Essas questões mal resolvidas prejudicam diretamente as demais competências.

6. Revisar o texto antes de entregar

Parece óbvio, mas antes de passar o texto a limpo é preciso revisá-lo. A questão é que há estudantes que não o fazem e acabam perdendo pontos por pura desatenção.Nesse sentido, é preciso incentivar os filhos a revisarem seus textos antes de finalizá-los, incluindo essa prática na gestão de seu tempo. O motivo é evitar que o estudante se perca na hora da prova, e essa ansiedade prejudique tanto a redação quanto o restante do exame.Como você viu, a redação do Enem não é uma tarefa simples e exige total domínio sobre sua estrutura. Por esse motivo, é importante não apenas o estudo individual, mas principalmente o acompanhamento de uma equipe pedagógica competente na escola.Com essa preocupação, o Colégio Verbo Divino reforça o projeto pedagógico do Ensino Médio com um pré-vestibular exclusivo. É o CV10, que tem o foco na alta performance dos alunos nos exames vestibulares. Tudo com o suporte de professores especialistas e material didático especialmente preparado.Se você deseja que seus filhos tenham a melhor formação, a fim de serem nota 1.000 não só na redação do Enem, mas em todos os vestibulares, entre em contato conosco e conheça mais sobre a proposta educacional do Colégio Verbo Divino!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.