Artigo

Como os pais podem auxiliar os filhos a estudar para o vestibular? Veja aqui!

Estudar para o vestibular não é tarefa fácil. Durante esse período, especialmente para os jovens, a pressão e o estresse estão diariamente presentes e, se não forem bem gerenciados, podem comprometer a rotina de estudos, bem como o desempenho na prova.No entanto, tudo pode se tornar mais tranquilo com a parceria dos pais nesse processo. Existem boas estratégias que podem ser criadas e usadas a favor de um estudo com maior qualidade e eficiência.Além disso, contar com o apoio de pessoas próximas torna tudo mais leve, pois ajuda o indivíduo a se organizar melhor e faz com que o vestibulando entenda que seus pais compreendem o momento vivenciado e estão dispostos a descomplicar todo o percurso.Quer saber como os pais podem auxiliar seus filhos nessa etapa? Então, continue a leitura que preparamos para você.

Ajudar a elaborar um plano de estudo

O vestibular reúne uma quantidade elevada de conteúdos para estudar, o que pode gerar muita confusão na cabeça dos jovens. São conhecimentos importantes que precisam ser aprendidos, e nada pode ser dispensado.Uma forma de facilitar a fluidez desse processo é a criação de um plano de estudos para melhorar a organização por meio de listas de tarefas que devem ser realizadas diariamente.Os pais entram nesse contexto, participando da construção desse cronograma e contribuindo para que os filhos possam fazer tudo da melhor forma.Assim, é possível dividir o tempo e as matérias de acordo com a rotina de cada um, de maneira que os estudos possam ser feitos com qualidade. Outro aspecto importante é que os estudos possam ser intercalados com atividades de lazer e alguns minutos de descanso, para que a pressão seja amenizada.Dessa forma, a rotina se torna mais saudável e evita grande carga de estresse, que pode prejudicar o percurso do(a) jovem. Propor filmes temáticos relacionados ao conteúdo, além do uso de tecnologias assistivas que possam tornar os estudos mais leves, também é eficiente e relevante.

Preparar um cronograma com datas das provas

De acordo com o plano de estudo elaborado anteriormente, é importante traçar um cronograma com as datas das provas. Ou seja, estar preparado(a) com antecedência para a realização dos exames.Outro aspecto importante na construção desse cronograma é que o término dos estudos não aconteça muito perto das datas finais. É relevante que haja um tempo para revisar e que, nas vésperas da realização dos testes, seus filhos possam estar mais tranquilos para fazê-los sem tanto estresse e preocupação.Por isso, fazer com que a rotina de estudos se torne um hábito é fundamental para obter bons resultados no vestibular, sem estresse ou acúmulo de conteúdos. Ao fazer isso, seus filhos se sentem mais seguros em relação ao domínio dos conhecimentos.É interessante que, mais perto das provas, sejam realizados exercícios de fixação e interpretação textual, jogos educativos, entre outros recursos que possam promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, necessárias para o grande dia.

Orientar quanto à escolha da profissão

O estudante, quando está em preparo para o vestibular, é bastante questionado sobre qual profissão pretende seguir, especialmente pela família. Além disso, é geralmente muito julgado sobre suas escolhas.No entanto, é preciso estar consciente de que se trata de uma decisão muito delicada e importante. Assim, o respeito deve prevalecer, ainda que a escolha profissional não seja aquela que a família desejou.Isso não quer dizer que os pais não possam conversar sobre o assunto, pelo contrário, é um diálogo saudável, desde que nada seja imposto. Dessa forma, é possível mostrar os prós e contras, sem necessariamente decidir por eles.O objetivo é proporcionar segurança nas decisões e propor estratégias que possam facilitar essa escolha, como testes vocacionais, mostrando-se sempre abertos para conversar.

Estabelecer metas de alcance

Depois de organizar todo o cronograma de estudos, bem como delimitar o tempo necessário para concluí-lo, é importante colocar metas de alcance. Ou seja, é fundamental saber aonde se quer chegar. Por exemplo, ao final de dois meses, é preciso ter finalizado determinadas disciplinas, compreendido determinados assuntos etc.Dessa forma, os estudos poderão ser seguidos com objetivos. Tudo isso facilita o percurso com maior motivação e menos desgaste.Os pais, nesse processo, podem compreender em quais disciplinas os filhos apresentam mais e menos dificuldades. Assim, fica mais fácil tomar as devidas providências, como contratar professores especialistas para aulas particulares, matricular o(a) adolescente em cursinhos etc.É muito importante que essa participação dos pais esteja sempre em parceria com a escola, que poderá aplicar estratégias que possam facilitar as dificuldades encontradas pelo(a) aluno(a), bem como potencializar aquelas habilidades já alcançadas.

Dar apoio emocional

Durante os estudos para o vestibular, os estudantes apresentam muitas preocupações. Isso faz com que se gere uma carga muito pesada de ansiedade, que pode comprometer os estudos. Entre todas as tensões, uma das maiores é que os pais se sintam orgulhosos do esforço.No entanto, é preciso que os pais estejam atentos durante esse processo. Participar e dar apoio aos seus filhos é fundamental para o bem-estar emocional deles. Normalmente, há muita cobrança da sociedade em geral, da família, dos amigos etc. Contar com a compreensão dos pais faz toda a diferença. É importante que se façam presentes muito além da cobrança, com incentivo e estímulo.Ainda, além dos pais, a escola é muito relevante no processo e pode ajudar muito os jovens a organizar estratégias para os estudos, além de realizar o acompanhamento de que precisam para alcançar seus objetivos no vestibular.Como pôde ser observado, os pais representam grande influência na vida de seus filhos, especialmente quando o assunto é estudar para o vestibular.Por isso, estar consciente de que existe muita pressão e suavizar o percurso faz toda a diferença na vida de um(a) jovem. Respeitar o espaço e tempo de cada um, bem como oferecer apoio moral, também é imprescindível para um percurso saudável, com foco e bastante compreensão.Gostou do post? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude outros pais a auxiliar os filhos nos estudos para o vestibular!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.