Você incentiva seus filhos para a prática de atividades físicas? Desde cedo, isso é muito importante para desenvolver uma série de habilidades e competências que serão importantes para a formação física, emocional e social deles.
Sejam esportes individuais ou coletivos, eles são extremamente benéficos. Um dos principais pontos é criar um hábito de atividades físicas no dia a dia, que ajudará a evitar o sedentarismo — um dos problemas que mais provoca doenças na vida adulta.
Confira a seguir como a prática esportiva pode influenciar no desenvolvimento do ser humano e entenda a importância disso para suas crianças e jovens.
Aprimora a coordenação motora
Uma das habilidades que as crianças precisam desenvolver ao longo da vida é melhorar a coordenação motora. É justamente nessa fase que há maiores chances de desenvolvimento dessas questões e as atividades físicas são muito importantes nisso.
Por exemplo, a natação é uma atividade extremamente completa e complexa, que desenvolve as habilidades de coordenação motora fina e grossa, além de facilitar o desenvolvimento de equilíbrio e noções espaciais.
A coordenação motora é fundamental para que possamos realizar movimentos com maior precisão. É por meio dela que conseguimos correr, escrever, desenhar, pintar e manusear objetos. Por isso, essa habilidade é importante e você deve incentivá-la com seus filhos.
Desenvolve controle emocional
Outro ponto é que o esporte faz com que tenhamos a necessidade de desenvolver tanto maior regulação emocional quanto, também, controle. Uma cena clássica de como isso é importante e como o esporte ajuda é a famosa respiradinha de Daiane dos Santos ao fazer o duplo twist carpado em 2013.
Naquele momento, ela respirou fundo para controlar a ansiedade e o nervosismo e poder focar no movimento que, de tão inovador, ganhou seu nome. Com isso, o esporte mostra que é possível dominar algumas emoções, mesmo que momentaneamente, ou direcioná-las para trazer maior equilíbrio. Isso ajuda na sua vida pessoal no futuro.
Por exemplo, as técnicas de respiração, que fazem parte do esporte, podem ser utilizadas em situações de dificuldades na vida. A criança ou o jovem aprende essas questões e consegue adotá-las na vida.
Além disso, traz mecanismos que poderão ajudar em casos de frustração, decepção, raiva, ansiedade, entre outros. Ou seja, para o desenvolvimento de regulação emocional, a prática de atividades físicas pode ser fundamental.
Ajuda a desenvolver trabalho em equipe
Muitos esportes coletivos são fundamentais para ajudar a desenvolver o trabalho em equipe, em conjunto com a regulação emocional. Por exemplo, pense em um time de vôlei: não adianta ter um bom jogador. É preciso que todos tenham uma boa sinergia e consigam trabalhar em equipe.
Com isso, as crianças e jovens aprendem a importância de incentivar os colegas, ajudando em seu desenvolvimento e mostrando como o avanço conjunto faz com que o time evolua. Da mesma forma, ajuda na regulação funcional, pois é comum que a frustração venha quando alguém falha.
O esporte ensina a necessidade do controle para canalizar essa energia de frustração e direcioná-la para o incentivo, ajudando a motivar o time e, assim, tornando aquela um conquista conjunta.
Todas essas habilidades são muito bem-vindas, principalmente na vida adulta, quando precisamos lidar com diferenças nas rotinas que podem impactar, de fato, o dia a dia. Por isso, mesmo que o seu filho pratique atividades físicas individuais, é fundamental que ele tenham essa experiência.
Ajuda no bom funcionamento do metabolismo
Mesmo as crianças precisam manter um bom funcionamento do metabolismo, a fim de evitar problemas com obesidade infantil, que podem causar graves danos para a saúde delas tanto nesse momento quanto no futuro.
De acordo com uma pesquisa do Atlas Mundial da Obesidade, até 2035, cerca de um terço das crianças brasileiras estarão convivendo com a obesidade. E, com isso, diversas comorbidades podem surgir.
Os índices de diabetes infantil, por exemplo, têm aumentado exponencialmente nos últimos anos em todo o mundo. Só no Brasil, são mais de 1 milhão de crianças que convivem com o quadro. E mesmo que a situação não se apresente durante a infância, crianças com problemas de metabolismo poderão enfrentar maiores problemas no futuro.
Além disso, esse tipo de problema pode deixar as crianças mais sonolentas, menos dispostas, pode levá-las a dificuldades no desenvolvimento físico, entre outros. E como a prática de esportes ajuda nisso?
Quando nos mantemos ativos, fazemos com que nosso organismo acelere. E isso vale, até mesmo, para práticas leves, como as realizadas nas aulas de educação física no colégio.
Promove fortalecimento físico e boa postura
Além de todos os benefícios que já listamos, ainda temos mais vantagens na prática esportiva para crianças e para o desenvolvimento humano: a promoção de fortalecimento físico e boa postura.
Você, adulto que está lendo este artigo, provavelmente já teve alguma crise de dor nas costas ou cervical após ficar muito tempo sentado, não é mesmo? Isso acontece justamente porque esse tipo de rotina, em conjunto com a falta de atividades físicas, leva ao enfraquecimento da musculatura do core.
Crianças e jovens que estão em fase de desenvolvimento precisam ter um bom fortalecimento muscular e boa postura, a fim de evitar problemas com má formação ou que possam provocar doenças futuras. Por exemplo, é muito comum que o enfraquecimento na fase de crescimento gere problemas como escoliose.
Com o uso de tecnologias e cada vez mais telas, os seus filhos devem passar mais tempo sentados, e isso promove problemas no fortalecimento da coluna, além de sobrecarregar a região cervical, incentivando a postura curvada. Na vida adulta, isso pode causar muitos problemas para eles.
Várias atividades físicas incentivam justamente a melhora da postura e, intrinsecamente, evitam esses problemas de desenvolvimento. Ginástica artística, natação, ginástica olímpica, ballet e futebol são alguns exemplos.
A prática esportiva é muito importante para o desenvolvimento do ser humano em diferentes frentes. Por isso, é fundamental que os pais incentivem isso nessa fase da vida dos filhos. Uma das formas é escolher escolas que promovam diferentes tipos de exercícios para que as crianças possam escolher aquelas que se adaptam melhor às suas preferências e necessidades.
O Colégio Academia, por exemplo, tem diversas práticas esportivas que seus filhos poderão fazer, de acordo com o seu gosto. Aqui você encontra treinos de futsal, judô, vôlei, handebol, ginástica artística, natação e aulas de educação física.
Além, claro, de uma formação de excelência, desenvolvendo todas as competências necessárias para a felicidade e para garantir o futuro de sucesso das suas crianças e jovens.
Agora que você conhece todos os benefícios que a prática esportiva pode proporcionar aos seus filhos, saiba mais sobre o Colégio Academia em nosso site e faça a matrícula dos pequenos em uma instituição que se preocupa com o desenvolvimento integral de cada aluno.