Artigo

Colégios particulares em Juiz de Fora: como acertar na escolha?

Ao procurar por colégios particulares, pais e responsáveis buscam opções que incentivem a formação de cidadãos bem informados, reflexivos e críticos perante a sociedade em que estão inseridos. A educação é o que dá base às crianças e adolescentes na formação pessoal e no aprendizado para o futuro. Por isso, vários fatores devem ser levados em conta antes de escolher o colégio onde os filhos estudarão.As opções oferecidas pelo mercado são inúmeras e conhecer um pouco sobre cada uma delas ajudará nessa escolha. Visitar os espaços físicos, pesquisar, perguntar, conversar com pais, alunos e diretores pedagógicos facilitará a compreensão de quais são os métodos utilizados na escola e se eles são a forma com a qual você gostaria que seus filhos fossem educados.Para auxiliar nessa decisão, trouxemos alguns fatores que precisam ser analisados ao escolher entre os colégios particulares em Juiz de Fora.

Qual o impacto da escolha do colégio no aprendizado da criança?

A escolha de uma escola deve ser pensada e refletida com muito cuidado. Muitos pais preocupam-se, primeiramente, com a proximidade do colégio com o local de trabalho ou da casa. Mas essa decisão precisa ser muito mais cautelosa. A filosofia trabalhada em casa deve ser acompanhada na escola, pois lá o(a) aluno(a) compreenderá e aprenderá mais sobre a importância desses valores. A unicidade das mensagens ajuda na aceitação e aprendizado da criança.Dessa forma, optar por escolas que trabalham desde a educação infantil até o ensino médio pode ser uma opção interessante para criar um ambiente acolhedor e seguro para o(a) estudante.Quando uma criança estuda na mesma escola por anos, o acompanhamento do desenvolvimento pode ser feito de forma mais clara, as relações estabelecidas com professores, amigos e funcionários criam um elo de amizade e confiança, diminuindo as chances desse(a) aluno(a) passar por problemas sozinho(a) e acabar se isolando.A função da escola é transmitir os conhecimentos da humanidade e dar ao indivíduo instrumentos que o capacitem na compreensão, assimilação e argumentação. Portanto, um bom colégio é aquele que alia valores semelhantes aos seus e que inspira nos alunos o clima de aprendizagem com metas estabelecidas. O mais importante é que o(a) estudante dê o melhor de si e se sinta valorizado(a) não apenas pelo resultado, mas também pelo esforço empenhado no processo.

Como mensurar a qualidade da educação nos colégios particulares em Juiz de Fora?

Enfim, é importante que os pais avaliem a qualidade do ensino em qualquer instituição educacional. Ela é determinada por diferentes fatores. Além de garantir um bom conteúdo e uma boa metodologia para transmitir esse conteúdo, uma instituição séria de ensino deve ajudar os jovens a refletir, a pensar de forma crítica, a resolver problemas e a atuar na sociedade.Por isso, é importante mensurar a qualidade do ensino. Mas você pode se perguntar: e como fazer isso? Como mensurar a qualidade da educação os colégios particulares em Juiz de Fora? Vejamos algumas formas:

  • acompanhe as atividades realizadas na escola, pois não basta matricular o(a) filho(a) no colégio, é preciso fazer parte dele também, acompanhando a metodologia de ensino usada, as atividades que as crianças realizam em casa e na escola, como os professores se comunicam com os alunos e outros pontos;
  • avalie se a instituição tem tecnologia moderna para modernizar e agilizar os trabalhos (ferramentas tecnológicas tendem a ser um diferencial que ajuda o corpo docente);
  • analise também a equipe pedagógica e os professores que compõem o corpo docente, pois se existem bons professores, a qualidade do ensino também é boa (são eles que ficam em contato direto com os alunos);
  • confira as certificações e/ou prêmios que o colégio recebeu, pois eles podem ser representativos da qualidade de ensino oferecida (mas isso não quer dizer que, necessariamente, uma escola que não tenha prêmios, não ofereça uma educação boa).

A Unicef, juntamente com o Ministério da Educação (MEC) e outras instituições, criou uma lista de indicadores que podem ajudar a mensurar a qualidade do ensino em qualquer escola:

  • ambiente educativo (cultura organizacional da instituição de ensino);
  • prática pedagógica e avaliação;
  • ensino e aprendizagem;
  • gestão escolar participativa (professores, alunos, funcionários, pais de alunos);
  • formação e condições de trabalho dos profissionais;
  • ambiente físico escolar;
  • acesso e permanência dos alunos na escola.

Quais fatores devo considerar ao escolher colégios particulares em Juiz de Fora?

Cada família pode apresentar prioridades na educação dos filhos. Contudo, há alguns pontos em comum que devem ser levados em consideração. Veja os 5 principais.

Localização

Esse fator não deve ser considerado um item primário, porém não podemos ignorar a sua importância. Quando o colégio escolhido é fora da rota dos pais ou muito distante da casa do(a) aluno(a), isso pode prejudicar o rendimento dos estudantes, que precisam acordar muito cedo ou que acabam perdendo muito tempo no deslocamento casa/escola.Por isso, colégios centrais acabam sendo uma ótima opção. Na maioria das vezes, são próximos do local de trabalho dos pais e, por serem bem localizados, têm várias rotas de chegada, sendo acessível para moradores de vários bairros.

Infraestrutura

A infraestrutura do local também deve impactar diretamente na escolha. No caso das crianças, elas precisam de muito espaço para correr, brincar e desenvolver atividades lúdicas.No caso dos(das) adolescentes, aulas de educação física, apresentações teatrais e acesso a laboratórios são importantes para desenvolver outras habilidades que vão além da sala de aula. Por isso, conhecer o espaço físico é tão importante. Em uma visita, será possível identificar diferenciais que podem ser preponderantes para a decisão.

Metodologia

Conhecer e entender as linhas pedagógicas da escola também auxiliará na decisão final. É preciso encontrar o equilíbrio em uma instituição que se enquadre no estilo de vida da família e que se preocupe com a parte de aprendizado e do emocional da criança. Os primeiros anos na escola são muito importantes para o desenvolvimento da criança e no aprimoramento das suas relações sociais.Atualmente, existem várias metodologias, como a tradicional, construtivista, montessoriana, Waldorf, entre outras. Esses ideais serão os norteadores dos princípios básicos da educação.Dessa forma, se você não concorda com algum tipo de metodologia, é importante entender como as escolas lidam com ela. Por exemplo, alguns colégios não priorizam a alfabetização e encaram notas e provas como algo secundário. Outras preferem não passar atividades para casa, mas incentivam a leitura.Além disso, identificar o segmento religioso da instituição também é importante para verificar a afinidade com o que a sua família crê. Isso evitará desconfortos caso a escola ofereça aulas de ensino religioso, e a criança for educada em uma religião diferente.

Material usado

O material usado revela muito sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) do colégio. Confira, por exemplo, se existem brinquedos diferentes, como bolas, de plástico, de madeira, eletrônicos.Quanto aos livros usados em sala de aula e à biblioteca, verifique se eles são atualizados, se tratam da representatividade e da diversidade.

Procure referências

Outra dica valiosa é buscar referências com outros pais e outros estudantes. Os outros pais poderão falar da instituição com mais naturalidade, apontando tanto as qualidades quanto os defeitos.Outras fontes de referências são as redes sociais e o site do colégio. São canais onde são divulgados as atividades e os projetos educacionais.

Parcerias educacionais

Também é importante conferir se a escola faz parcerias interessantes com pessoas ou outras instituições de ensino ou mesmo organizações de outra natureza, mas que contribuam para fomentar a educação. É o caso de:

  • organizações da sociedade civil: escolas particulares, associações esportivas, organizações não-governamentais, organizações que atendem pessoas com deficiência;
  • organizações públicas: instituições ligadas à educação, à saúde, ao esporte, à cultura, ao transporte, à assistência social;
  • comunidades escolares: educadores, gestores, funcionários da escola, pais ou responsáveis pelos alunos, representantes do território em que a instituição está localizada.

Valores oferecidos pela escola

A parceria entre pais e escola precisa funcionar para que o(a) aluno(a) apresente os melhores resultados possíveis. Parte disso será determinado pelos valores oferecidos pela escola. Essa relação deve funcionar de forma complementar, como uma troca.Nesse sentido, é importante pesquisar qual tipo de valor você deseja passar para o(a) seu(sua) filho(a). Algumas escolas focam, principalmente, nos resultados numéricos. Números de aprovações, maiores notas, ranking dos(das) melhores alunos(as).Outras focam na educação humana em conjunto com o aprendizado. Tudo dependerá da forma com a qual você escolheu para que o(a) seu(sua) filho(a) seja criado(a). Neste caso, não há certo e errado, apenas a melhor opção para suas crenças.

Valor da mensalidade

Defina um valor para a mensalidade, que esteja dentro de suas possibilidades, de seu orçamento. Apesar da qualidade oferecida por uma instituição, não convém assumir custos que ultrapassem mais de 25% da renda familiar mensal.Pode ser que o colégio ofereça algum tipo de bolsa ou descontos. Isso é importante principalmente quando a família tem mais de um(a) filho(a).É possível encontrar boas escolas com mensalidades mais acessíveis. De qualquer modo, considere, acima de tudo, o custo-benefício.

Aulas extracurriculares

Além de certificar-se de que os conteúdos básicos são bem desenvolvidos, a criança também deve ter a oportunidade de ter aulas extracurriculares. Hoje, com o acesso à internet e a difusão cultural, é importante que a escola ofereça atividades que tirem o(a) aluno(a) da sala de aula e ajudem no desenvolvimento global de outras características.Aulas de música, esportes, culinária, dança, artes e línguas instigarão a criatividade e valorizarão as diferenças. É por meio das aulas práticas que muitas crianças descobrem novas habilidades e começam a traçar opções para futuras carreiras.

Tecnologia

Finalmente, convém falar na tecnologia que os colégios particulares em Juiz de Fora têm. Ela ajuda a deixar a metodologia de ensino mais produtiva e facilita o trabalho dos professores. Entre as vantagens oferecidas pelas ferramentas tecnológicas:

  • desenvolve a autonomia dos alunos;
  • estimula a colaboração;
  • facilita a inclusão;
  • agilidade nos processos educativos;
  • estimula a criatividade;
  • melhora a produtividade;
  • automação de processos.

Portanto, escolher entre tantos colégios particulares em Juiz de Fora não é uma tarefa fácil. Além de todos os fatores que citamos, há outros que precisam ser analisados e levados em conta. Afinal, a escola ideal é aquela que tem comprometimento e que traz segurança para sua família e para o(a) seu(sua) filho(a).Se você está em busca de uma instituição de ensino com tradição, boa infraestrutura, localização e referências, o Colégio Academia é o local certo. Para conhecer o nosso corpo docente e saber mais sobre a nossa metodologia, entre em contato conosco. Teremos o prazer de marcar uma visita!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.