Artigo

Alfabetização com rimas: como a música, o poema e a poesia podem ajudar na alfabetização das crianças?

Entre as situações escolares que mais causam ansiedade na família está o processo de alfabetização para crianças. Muitos pais e mães nutrem a dúvida: será que meu(minha) filho(a) aprenderá a ler no “tempo certo” ou apresentará dificuldades? Mesmo que essa insegurança não seja expressa em palavras, ela pode ser percebida pelas crianças e causar uma sensação de angústia.Nesse momento, é muito importante evitar pressionar a criança, mesmo que inconscientemente. Algumas famílias fazem isso a sobrecarregando com atividades que visam acelerar esse processo ou a questionando frequentemente sobre as letras e seus sons.É possível facilitar a aprendizagem da leitura e escrita de forma dinâmica e lúdica. Além das brincadeiras criadas para essa finalidade, a música, o poema e a poesia podem contribuir muito para que a criança preste atenção nos sons. Isso pode acelerar o processo de alfabetização.Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste post! Explicaremos como o trabalho com rimas dá suporte para a criança aprender a ler.[rock-convert-cta id="1521"]

Entenda o processo de descoberta dos sons

Muitos pais e mães têm dúvidas sobre o processo mais adequado de aprendizagem dos filhos. Acontece que, no nosso sistema de escrita, não existe uma relação entre a imagem da palavra e a ideia que ela representa. É completamente diferente dos caracteres usados pelos chineses ou dos antigos hieróglifos egípcios, em que o desenho se assemelha, mesmo que não de forma precisa, ao objeto.O sistema que conhecemos é alfabético, o que significa que determinados símbolos (letras) são associados a sons. Quando os reunimos, eles formam uma palavra, que evoca uma ideia que pode ser concreta (casa, macaco, boneca) ou abstrata (amor, simpatia, perfeição). E compreender tudo isso pode ser bastante complexo durante o processo de alfabetização para crianças.

Saiba como as rimas podem ajudar na alfabetização para crianças

Dito isso, é possível dizer que o primeiro passo para que a criança seja alfabetizada é a descoberta dos sons. Ao aprender a falar, em seus primeiros anos de vida, ela não percebe espontaneamente as diferenças e semelhanças entre as palavras. Logo, é preciso estimular, e as rimas estão entre os excelentes recursos para isso.Quando a criança tem contato com música e poesia, as rimas tornam as semelhanças — e também as diferenças — muito evidentes. Veja o exemplo de uma música muito conhecida do grupo Palavra Cantada:“Rato, meu querido ratoEu não sou assim de fino tratoPra selar este contratoMinha luz é passageiraFico sempre por um trizMesmo quando estou inteiraVem a nuvem me cobrirEla sim, nuvem faceiraÉ que lhe fará feliz”Como você pode ver, existem dois grupos de sons que são trabalhados nesse pequeno trecho: “ato” e “eira”. Combinado com outros textos, a criança começará a perceber que “gato”, “rato” e “pato” terminam com o mesmo som. Por outro lado, ela observará que o primeiro som é a diferença que muda completamente o significado das palavras.Assim, quando, na etapa correta do desenvolvimento, ela começar a ter contato com as letras, tudo fará sentido!Será perfeitamente normal para a criança compreender que, se as palavras “gato”, “rato” e “pato” terminam com o mesmo som, naturalmente para escrevê-las será necessário usar as mesmas letras no final. Ainda, perceberão que o início será diferente e começarão a relacionar esse som com o de outros termos conhecidos para “solucionar o enigma” e completar a palavra.Portanto, a rima ajuda a criança a entender como os sons são “separados” ou “reunidos” para formar ou decompor palavras. Essa é a lógica que está por trás do nosso sistema de escrita e que deve ser compreendida para que a alfabetização flua tranquilamente.

Veja os benefícios das rimas para a aprendizagem e alfabetização infantil

Música, poema e poesia são recursos muito eficazes para promover a aprendizagem. Por isso, quando a família tem a oportunidade de colocar a criança em uma instituição de ensino que oferece um programa de musicalização infantil, o(a) aluno(a) tem muitos benefícios. Listamos alguns deles a seguir.

Ajuda no desenvolvimento da escrita

Como já explicamos, a rima favorece a percepção dos diferentes sons. Essa é a base para o desenvolvimento de dois requisitos muito importantes para a capacidade de ler e escrever com fluência: a consciência fonológica e a consciência fonêmica. De forma simplificada, trata-se da habilidade para manipular os sons que compõem uma palavra e as sílabas.Assim, por meio do trabalho com rimas e poesias, é mais fácil para a criança criar frases, substituir palavras e compreender o sentido daquilo que está sendo dito. Com isso, ela terá mais recursos para a construção de sentenças.

Estimula o aumento do vocabulário

Músicas, poemas e poesias contêm um vocabulário mais amplo do que aquele que usamos todos os dias. Dessa forma, a criança conhece palavras com as quais dificilmente teria contato se não fosse por meio dessas expressões artísticas.E como a arte tem um caráter lúdico, você pode transformar a procura por novos sinônimos e palavras que rimam em um delicioso desafio. Por isso, essa é uma das atividades que uma escola de qualidade deve proporcionar.

Desenvolve o pensamento crítico

Muitas vezes, as manifestações artísticas, como a música e a poesia, são criadas com o objetivo de provocar a reflexão. Por isso, elas podem ser uma espécie de pretexto para fazer o(a) aluno(a) pensar ou repensar as situações do cotidiano, suas atitudes, o relacionamento com o próximo e outros temas.Elas manifestam um olhar diferenciado sobre o mundo, ajudando a desenvolver o pensamento crítico. Ao ter contato com diferentes histórias propostas pelo autor, a criança também pode externar empatia e sensibilidade, que são qualidades essenciais para formarmos uma sociedade mais justa e humana.

Estimula áreas diferentes do cérebro

A música funciona como uma espécie de exercício para o cérebro. Quando a instituição oferece essa oportunidade ao(à) aluno(a), esse órgão é bombardeado com estímulos que não são provocados pelo contato com outras linguagens, como a oral e a escrita.Dessa forma, a criança se torna capaz de relacionar informações com maior efetividade, influenciando positivamente o aprendizado de matemática e linguística, entre outros conteúdos.

Contribui para o desenvolvimento da criatividade

A criatividade é uma habilidade essencial para que a criança possa solucionar problemas, encontrar respostas alternativas e lidar com os problemas da vida cotidiana de maneira mais fluida, colaborando até mesmo para um melhor desempenho em suas carreiras futuras.E, para isso, trabalhar com poesias se mostra um estímulo enorme! Ao lerem os poemas, as crianças são induzidas a imaginar cenas e são levadas para um mundo repleto de informações de sons e palavras. Além disso, ao criarem formas diferentes de descrever uma cena ou sentimento, estão trabalhando a criatividade de maneira sólida e mais profunda.Com isso, vai ser bem mais fácil expressar seus pensamentos e projetar formas diferentes para representar o mundo.

Garante contato com o mundo da literatura e seus autores

Desenvolver bons hábitos de leitura é muito saudável. Afinal, quanto melhor o(a) aluno(a) lê, melhor ele(a) escreve. Isso vai muito além de simplesmente juntar palavras em frases: está mais relacionado à capacidade de interpretar informações escritas e transmitir ideias por meio de sentenças.Por isso, o trabalho com poemas e poesias aproxima os alunos e alunas da literatura e seus autores, cada um com um estilo tão particular que as crianças certamente se identificarão com algum. E vale dizer que muito provavelmente o prazer nessas atividades acompanhará os pequenos durante toda a vida!Portanto, comece com versos simples e divertidos, estimule a imaginação e a criatividade e vá aumentando a complexidade dos textos aos poucos. É uma ótima forma de melhorar o aprendizado da linguagem durante o processo de alfabetização para crianças.

Ajuda os pequenos a lidarem com suas emoções

A poesia é uma forma de o autor expressar suas percepções e sentimentos ao mundo, como qualquer outra modalidade artística. Assim, trabalhar esse tipo de literatura com as crianças contribui bastante para que elas entrem em contato com seus sentimentos e desenvolvam uma maior consciência acerca deles.Com o passar do tempo, eles vão aprendendo a lidar melhor com suas emoções e comunicar o que pensa e sente com mais facilidade, auxiliando na formação de maior inteligência emocional. Assim, vai ser bem mais tranquilo encarar os contratempos da vida, lidar com os desafios de crescer e amadurecer ou pedir ajuda quando for necessário!

Melhora a dicção e a pronúncia de palavras

Para ler um texto com qualidade, a criança precisa aprender a pronunciar bem as palavras e encontrar a entonação correta. Para isso, ler e recitar poesias pode ajudar muito! A maior parte desses textos, afinal de contas, só faz sentido quando o volume, a cadência e a intensidade das sílabas e palavras são pronunciados na maneira correta.Por isso, ao treinar a leitura desse tipo de texto, a criança terá maior noção sobre acentuação e o ritmo de leitura, habilidades muito importantes para o futuro.Inserir atividades lúdicas no processo de alfabetização para crianças já é um fator que contribui para facilitar a aprendizagem. Quando o(a) aluno(a) tem prazer em participar — uma sensação que a música e a poesia frequentemente despertam —, ele(a) cria uma predisposição mais positiva para empenhar seus recursos cognitivos e construir o conhecimento. Porém, esse é apenas o início do processo. Para estimular o prazer pelo conhecimento, é fundamental despertar nos pequenos o amor à leitura diariamente.E você, já conhecia tantos aspectos e pormenores sobre a alfabetização com rimas? Quer ter mais informações interessantes sobre educação infantil? Então, continue navegando em nosso blog e descubra também como e por que vale a pena estimular a leitura desde a infância.[rock-convert-cta id="1521"]

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.