Artigo

Afinal, vale a pena fazer cursinho pré-vestibular?

Quando os filhos chegam ao Ensino Médio, é muito comum a dúvida dos pais se vale a pena fazer cursinho, uma vez que as melhores escolas oferecem um projeto pedagógico forte.Sem dúvida, um ensino consistente proporciona aos estudantes ferramentas suficientes para eles se darem bem nos mais concorridos exames. Mas existe uma diferença básica entre ser um excelente aluno na escola e se sair bem de primeira em um vestibular de ponta, digamos, do curso de Medicina ― cuja concorrência é enorme ―, exatamente porque o candidato precisa estar craque naquele tipo de prova. Do contrário, o menor deslize fará seu desempenho ir por água abaixo.Então, cumprir o Ensino Médio normalmente e estudar sozinho pode significar algumas limitações no preparo para os processos seletivos, já que conhecer macetes sobre as provas, tirar dúvidas e ter um cronograma de estudos ficará a cargo do aluno.Este post vem justamente para você entender por que vale a pena fazer cursinho, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e como ajudar os filhos adolescentes a conciliarem os estudos com a escola regular. Continue conosco e tenha uma boa leitura!

Quais os motivos para fazer um cursinho para o Enem?

O Enem merece atenção especial. Tido como o “maior vestibular do Brasil”, trata-se de uma prova complexa, intensa e que exige muita energia mental dos alunos. Por isso, se faz necessário um treinamento intensivo e direcionado ao estilo das provas. Para esclarecer um pouco mais, elencamos alguns motivos pelos quais vale a pena fazer cursinho, particularmente para exames como o Enem. Confira!

Dinamismo no aprendizado

O cursinho pré-vestibular é focado nos vestibulares mais concorridos e tem a intenção de fazer o aluno mergulhar no universo dos exames. Para isso, uma equipe bem treinada monta a ementa do curso levando em consideração os objetivos específicos e consegue focar em formas práticas de o aluno responder com sucesso às provas.Isso torna o aprendizado dinâmico e instiga o aluno a pensar criticamente qual é a melhor estratégia para determinado tipo de conteúdo, como decorar fórmulas, memorizar conceitos e aplicar conhecimentos transversais, principalmente no caso de provas multidisciplinares.

Planejamento dos estudos

Um dos pontos-chave para se dar bem no vestibular, incluindo o Enem, é ter um planejamento de estudos rigoroso, motivo pelo qual também vale a pena fazer cursinho. Quando as aulas começam, o aluno recebe um cronograma que o ajudará muito a se organizar.Dessa forma, ele poderá dar a devida atenção às disciplinas que oferecem maior dificuldade de aprendizado, enquanto as outras podem receber apenas a “manutenção” necessária para não esquecer o que já sabe. Com isso, o planejamento é importante para saber o quê, quando e como estudar, além de haver menor interferência nas atividades regulares da escola.

Professor à disposição para tirar dúvidas

Ao estudar por conta própria para um exame como o Enem, nem sempre o estudante conseguirá sanar suas dúvidas tão facilmente. Já com o cursinho preparatório, os professores estão à disposição para tirar dúvidas e ensinar maneiras de decifrar as pegadinhas, além de, como dissemos, oferecer alguns macetes que somente a experiência em lidar com vestibulares proporciona.

Reconhecimento dos diferentes tipos de prova

Cada universidade tem seu tipo de prova. Nas públicas, por exemplo, é comum haver uma fase de múltipla escolha e outra dissertativa. O Enem, por sua vez, é um exame complexo e multidisciplinar com questões transversais. Isso sem contar a redação, que normalmente aposta em uma temática ampla e contemporânea.Então, o aluno precisa estar atento às características do Enem para estabelecer sua estratégia de estudos e realmente treinar à exaustão até encontrar formas de responder às questões de forma coerente, com alto grau de acerto e… rápido.

Vantagem em relação a outros candidatos

Um time que treina muito e de forma coordenada tem chances bem maiores de ganhar um campeonato, certo? O mesmo vale para o vestibular. Um candidato que passou por uma preparação criteriosa, orientada por bons profissionais e aprendeu a responder àquelas provas, certamente terá uma vantagem a mais em relação àqueles que estudaram sozinhos, sem acompanhamento pedagógico.

Como conciliar o cursinho pré-vestibular e a escola?

Como você viu, motivos não faltam para fazer cursinho antes de encarar a maratona de vestibulares, que normalmente começa com o Enem. Agora, veja como é possível frequentar um pré-vestibular sem prejudicar o rendimento na escola.

Ter um cronograma de estudos

Abrimos o tópico anterior falando sobre planejamento. Pois bem, essa é a essência para conseguir conciliar o cursinho e o Ensino Médio. Uma vez sabendo como é a rotina do cursinho, é importante que o aluno destine o tempo necessário aos estudos, aos trabalhos das disciplinas escolares e às atividades para o vestibular. Sendo assim, nada melhor que organizar um bom cronograma de estudos.

Controlar o tempo

O tempo é um fator imprescindível para os estudantes na fase pré-vestibular. Por isso, os pais podem ajudar os filhos a planejar sua agenda e evitar a tal da procrastinação, que somente servirá para atravancar o montante de atividades a cumprir. Com horários bem-definidos é possível encontrar tempo para tudo, inclusive se divertir com os amigos e descansar!

Não assumir muitos compromissos

Pode ser que a agenda precise ser esvaziada nessa época. Isso porque o preparo para o vestibular exige dedicação e esforço por parte do aluno. Se há muitos compromissos, certamente ficará muito mais difícil dar conta de tudo e ter um estudo de qualidade ― tanto nas atividades escolares quanto no cursinho.

Ter horários de descanso

Sim! Fazer nada também é importante e dormir, melhor ainda. Os momentos de descanso são importantes para renovar as energias e dar novo gás aos estudos. Ficar horas a fio trancado no quarto estudando é totalmente contraproducente, pois, em dado momento, o cérebro simplesmente “para” de funcionar.Então, ter momentos de lazer, praticar atividade física e manter o sono em dia é tão importante quanto estar com a matéria na “ponta da língua”.

Unir o que está aprendendo na escola ao estudo do vestibular

Enquanto a preparação para o vestibular acontece, há uma grade curricular do Ensino Médio a ser cumprida. Então, uma forma eficaz de conciliar os aprendizados é somar o que o estudante está aprendendo nas aulas regulares aos conteúdos do vestibular. Assim, a memória é estimulada e o aprendizado fica mais eficiente em ambos os lados.Viu como vale a pena fazer cursinho, inclusive quando o assunto é o Enem? Uma notícia muito boa é que o Colégio Verbo Divino oferece um curso preparatório para o vestibular com foco na alta performance em processos seletivos de universidades públicas e privadas. Além de ser aberto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, estudantes de outras escolas da região também podem participar.Se você gostaria de saber mais, entre em contato conosco e explicaremos todos os detalhes!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.