Artigo

A importância da educação personalizada para as crianças

Você sabia que as crianças aprendem de maneiras diferentes e em ritmos diferentes? Sim, hoje já se fala em até 10 estilos de aprendizagem, os quais descrevem como um aluno recebe melhor as informações, interpreta-as, organiza-as e armazena-as. Além disso, fatores como desejos, preferências, necessidades individuais e até origens culturais interferem no desempenho e apontam para o valor da educação personalizada.

Diferentemente das abordagens tradicionais, na educação personalizada considera-se uma variedade de métodos, experiências de aprendizagem e estratégias que se destinam a atender às distintas necessidades de aprendizagem, interesses, aspirações, habilidades, limitações e até origens culturais de cada aluno. 

Com a educação personalizada, o aluno tende a ficar mais engajado, ter melhor desempenho escolar e aprender com mais alegria. Então, como essa é uma tendência forte daqui para a frente, você precisa conhecer mais esse tema. Vamos lá?

Por que a educação personalizada é cada vez mais importante?

A educação personalizada não é um conceito novo, mas corrobora os tempos atuais e as demandas da sociedade. Sua importância hoje se dá por colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, tornando-o protagonista no ensino. Para isso, adapta métodos e técnicas educacionais para que o processo seja mais adequado para cada estudante explorar seu próprio estilo de aprendizagem.

A presença da tecnologia também ajudou as escolas a criarem formas de adaptar as aulas às necessidades individuais de cada aluno, em vez de manter um planejamento uniforme. Com isso, dá para criar ambientes de sala de aula divertidos, envolventes e descentralizados que beneficiam alunos e professores.

Se desejamos que esses futuros adultos tenham uma formação integral e humanística, capaz de transformá-los em agentes na sociedade, é preciso que o ensino permita o desenvolvimento de habilidades e competências individuais importantes, algo que pode ser impulsionado pela aprendizagem personalizada.

Qual o papel dos pais na educação personalizada dos filhos?

Acompanhar os filhos e manter uma sólida parceria com a escola sempre foi um quesito indispensável na aprendizagem. Na educação personalizada, porém, algumas práticas devem ser adaptadas pelos pais. Dê uma olhada!

Estimular reflexões sobre sua participação na aula

Conversar com os filhos sobre a rotina escolar sempre foi uma condicional no papel dos pais na educação. Na educação personalizada, por sua vez, esse bate-papo deve ser permeado por outras perguntas e temas relacionados ao desempenho e alcance de objetivos individuais. Por exemplo, você pode adaptar essas questões:

  • Que opções de aprendizado você teve na aula hoje?;
  • Qual foi a parte mais desafiadora da aula de hoje e qual seu plano para vencer isso amanhã?;
  • O que você aprendeu sobre si mesmo ao enfrentar esse desafio?;
  • Quais suas decisões?;
  • Para qual objetivo essas atividades foram dadas?.

Entender a nova rotina da sala de aula

Além do uso de tecnologias digitais, como tablets, robôs, suítes de aplicativos e canais de estudo, a educação personalizada pressupõe novos formatos de atividades e ações dos professores. Por exemplo:

  • conteúdo e ferramentas flexíveis, que permitam individualizar o caminho, o ritmo e as tarefas de desempenho, além de novos formatos de atividades que permitam aos alunos se expressarem verdadeiramente;
  • decisões orientadas por dados, em que professores e alunos analisam informações de desempenho para manter ou modificar trilhas de aprendizagem;
  • espaços para reflexões, em que os estudantes podem refletir sobre o que estão aprendendo e estabelecer metas, apropriando-se de seu processo.

Colaborar nas atividades híbridas

Principalmente após a pandemia, o uso de portais de estudos e aplicativos proliferou. No que tange à educação personalizada, esses meios podem fornecer informações importantes sobre o desempenho dos alunos. 

Então, é necessário que os pais compreendam a utilização dessas tecnologias com o intuito de ajudar os filhos nas tarefas, a fim de manter alinhados os objetivos de desempenho.

Quais as razões para investir na educação personalizada?

A educação personalizada proporciona uma exploração consistente das potencialidades dos alunos. Veja por que você deve investir em uma escola com essa abordagem.

Maior engajamento dos alunos

Um dos principais benefícios da educação personalizada é manter os alunos envolvidos por muito mais tempo. Isso se dá porque as trilhas de ensino permitem que eles mantenham o foco na retenção do conhecimento. 

Além disso, como as atividades costumam ser atraentes ou divertidas, os alunos podem se sentir mais motivados não apenas com uma disciplina específica, mas com todo o ambiente escolar, aumentando seu desempenho acadêmico. 

Flexibilidade no ritmo de aprendizagem

Enquanto a sala de aula tradicional forçava os alunos a se moverem juntos, sem considerar as singularidades de cada estudante, não raro deixando alguns para trás ou estagnando outros, agora o ritmo de todos os alunos pode ser respeitado

Além disso, cada estudante tem como conhecer melhor suas forças e fraquezas, o que também propicia que ambos os lados ― quem aprende facilmente ou quem necessita de um tempo ― se sintam muito menos entediados, distraídos e desconectados das aulas.

Ampliação dos resultados

Melhor desempenho acadêmico é um dos principais e mais óbvios benefícios do aprendizado personalizado. Essa abordagem de aprendizado fornece aos alunos um conteúdo que não é apenas relevante e envolvente, mas também facilmente memorizável. 

Quando os alunos estão mais engajados e motivados, eles tendem a ter um desempenho melhor do que o normal. Afinal, eles estarão inclinados a gastar mais tempo aprendendo e tentando absorver novos conceitos, o que certamente levará a melhores resultados.

Estímulo à autonomia

Outro ponto importante é que o fato de o aluno estar no centro do processo de aprendizagem estimula o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para sua formação integral, levando-o à autonomia.

Para tanto, os estudantes são incentivados a reconhecer suas capacidades, falar abertamente sobre seu processo de aprendizagem, ter empatia sobre o processo dos colegas, ter força de vontade para superar desafios, entre outros pontos importantes.

Como você pôde ver, a educação personalizada é uma das chaves para um ensino conectado com as demandas da sociedade no século XXI. Mas, para ser possível colocá-la em prática, é preciso do comprometimento das instituições de ensino. Nesse sentido, o Colégio Verbo Divino tem em sua missão manter posições de vanguarda, atualizando seu projeto pedagógico com a adoção de novas metodologias e tecnologias, além de investir grandemente em capacitação profissional. Somente assim é possível oferecer um ensino de qualidade, em consonância com as intensas mudanças sociais, culturais e tecnológicas.

Quer conhecer as tendências da educação atual? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão no seu e-mail!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.