Artigo

7 principais benefícios do conceito de aluno protagonista

O mundo vem mudando mais rapidamente nas últimas décadas, o que faz com que o ensino também tenha que se transformar. Novas formas de pensar o processo de ensino-aprendizagem se fazem necessárias, e uma delas é o conceito de aluno protagonista.Pela forma como o mercado de trabalho vem se organizando, qualidades como autonomia, independência e proatividade passam a ser mais valorizadas. A partir daí, a escola precisa se reestruturar para focar em novas qualidades sociais e individuais.Leia este artigo até o fim e conheça o conceito de aluno protagonista. Fique por dentro também da importância dele para a formação de crianças e adolescentes e conheça os principais benefícios desse tipo de enfoque pedagógico.

O que significa ser aluno protagonista?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que tem como função definir as abordagens e aprendizagens que os alunos devem desenvolver ao longo dos anos na escola. Vem dela a noção de protagonismo diante dos conteúdos estudados.O texto da diretriz fala em "protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida".A ideia é que, embora o professor e a escola sejam facilitadores do processo de ensinar e aprender, é preciso dar papel de destaque ao aluno, estimulando-o a compreender suas próprias necessidades e partir em busca de suas prioridades.

Por que ser aluno protagonista é importante?

Contribuindo para que seu filho ou filha seja protagonista de sua própria vida, você estará lhe dando a responsabilidade principal por suas realizações. É uma forma também de estimular a pensar as ações e as consequências delas.Em outras palavras, a criança ou adolescente aprende cedo que, se há algo que gostaria de fazer ou uma habilidade que gostaria de desenvolver, é ela quem deve tomar a iniciativa. Claro, o estudante não está sozinho na empreitada: pais, professores e escola devem estar prontos para ajudar, mas é ele quem define o caminho e dá o primeiro passo.Isso não significa que cada um vá estudar da forma que bem entender os conteúdos que quiser. O currículo escolar segue o mesmo, o que muda é apenas um enfoque mais pessoal.

Os 7 principais benefícios do conceito de aluno protagonista

À medida que a escola foi se modificando (e canais de estudo inovadores foram surgindo) para se adequar a essa nova proposta, foram ficando nítidas as vantagens do conceito de aluno protagonista. As crianças começam a modificar gradualmente sua forma de pensar, o que passou a se refletir nas atitudes.Abaixo, separamos 7 benefícios que o protagonismo do aluno nos coloca. Com certeza, esses motivos serão mais que suficientes para você compreender essa nova visão revolucionária!

1. Autonomia

Ninguém pode definir os rumos da vida de outra pessoa. Claro, isso também não significa que os mais pequenos serão forçados a refletir sobre futuro e carreira antes mesmo de terem maturidade para encarar esses temas.No entanto, desde cedo a noção de autonomia deve ser incutida nas crianças a partir das pequenas coisas: responsabilidade pelas decisões, capacidade de pesar os prós e os contras de cada gesto etc.

2. Maior eficiência no aprendizado

Para aprendermos melhor, precisamos compreender por que precisamos de determinadas informações. Perceber sua utilidade e aplicação no mundo real pode ser o que falta para motivar seu filho a estudar, por exemplo.Assim, o protagonismo do aluno o coloca em uma situação de promover a eficiência daquilo que aprende. Quanto mais responsável intelectualmente, mais ele aplica o conhecimento e, com base no que aprendeu, prioriza novos assuntos.

3. Criatividade

A autonomia pressupõe resolver problemas por conta própria. Logo, ela é um baita convite à criatividade: criando suas próprias soluções desde cedo, as crianças são estimuladas intelectualmente e premiadas quando seus planos dão certo.Isso, além de tornar seu dia a dia na escola mais gratificante, também prepara o terreno para o desenvolvimento de uma aptidão tão valorizada na vida adulta: a criatividade para oferecer respostas simples a problemas aparentemente complexos.Fora que as atividades artísticas na escola também se beneficiam desse desenvolvimento da criatividade.

4. Espírito de equipe

É bom que se diga: protagonismo não significa individualismo.Se cada um tem a capacidade de assumir as responsabilidades por suas ações e colocar-se no centro do seu próprio processo de aprendizado, o que temos são individualidades mais saudáveis ao se relacionarem entre si.

5. Valorização do pensamento crítico

Em vez de aceitar fórmulas prontas e conceitos acabados, os estudantes são incentivados a refletir sobre as soluções. Isso significa pensar criticamente, avaliar as informações recebidas e, com base na análise, verificar se são verdadeiras.O mundo em que vivemos é muito diferente daquele que recebeu nossos pais e avós: não existe mais espaço para verdades preconcebidas, e o que aprendemos deve ser revisto constantemente.

6. Curiosidade

As crianças são estimuladas a interagirem entre si, com os adultos e o meio, inclusive valorizando sua curiosidade para com o espaço em que vivem. Ser protagonista é, antes de tudo, entender que o que está em torno deve ser objeto da nossa inteligência.

7. Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Vale a pena repetir: entender-se como protagonista não significa adotar uma postura individualista diante dos colegas. Pelo contrário, a criança é convidada a entender que cada um dos que a cerca também é sujeito de sua própria história, o que fortalece o convívio, os vínculos e as habilidades socioemocionais no trabalho em grupo.

O papel das escolas em relação ao aluno protagonista

A forma como a escola do seu filho encara as necessidades dele é muito importante. Ao escolher uma instituição de ensino, certifique-se de que ela sabe transferir o protagonismo (assim como responsabilidade e autonomia) para que ele construa sua própria história.Afinal, o mundo mudou muito, e o ensino deve acompanhar essas mudanças. Todos temos o direito de fazer nossas escolhas e nos responsabilizarmos por elas, transformando-nos em personagens principais de nossas próprias vidas.Agora que você está por dentro do conceito de aluno protagonista, continue a pesquisa sobre a autonomia das crianças lendo nosso artigo sobre a capacidade analítica delas! Afinal, analisar e decidir por conta própria são a base do protagonismo.

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.