Artigo

7 características de escola que você precisa levar em consideração

Muitos pais se preocupam em entender as características de escola que realmente impactam o aprendizado das crianças. É uma escolha importantíssima, pois o colégio influencia o desenvolvimento, presente e futuro, dos filhos.Entre os critérios, a avaliação precisa ser ampla, considerando o crescimento intelectual e as habilidades socioemocionais. Ter uma visão de que o ensino vai além da sala de aula é um ponto-chave para formar indivíduos com autonomia para lidar com os desafios da vida pessoal e profissional.Confira 7 quesitos que não podem ficar de fora da sua avaliação e encontre as principais características de escola para o desenvolvimento pleno dos seus filhos!

1. Usar a tecnologia para facilitar os objetivos de aprendizagem

A tecnologia já é indissociável das nossas vidas. Praticamente todos os produtos, serviços e profissões se apoiam em algum nível em soluções digitais, como canais de venda, aplicativos, sites e redes sociais. Além disso, a inovação invadiu a vida pessoal e a maneira como as pessoas se relacionam em sociedade.No ambiente escolar, o desafio é integrar as soluções digitais ao ensino. Isto é, não basta inserir a tecnologia e ampliar a infraestrutura, pois deve haver um uso coerente com as atividades e os objetivos de aprendizado.Aqui no Colégio Arnaldo, por exemplo, usamos bastante a tecnologia na Matemática. A característica da disciplina é de mais fácil aprendizado quando orientada à resolução de problemas. Por isso, os softwares são relevantes, oferecendo jogos interativos e atividades em diferentes níveis de desafio.Cada área tem suas particularidades e seus proveitos para a tecnologia. Por isso, uma característica de escola fundamental é saber como fazer a aplicação da inovação ao ensino.

2. Ter uma infraestrutura completa para o desenvolvimento do aluno

A infraestrutura é outra característica de escola ligada à excelência no ensino. Essa parte física das instituições não só possibilita a criação de serviços diferenciados, mas torna o ambiente mais adequado ao desenvolvimento dos alunos.Espaços amplos e bem cuidados influenciam as sensações e emoções das pessoas no ambiente. Além disso, as crianças demandam espaço em suas atividades, como estudo, exercícios físicos e lazer no estabelecimento de ensino.Ainda, algumas áreas, como Educação Física, Informática e Ciências, apresentam grande dependência de boas infraestruturas. Afinal, os professores realizam um grande número de aulas práticas.Também é a infraestrutura que facilita o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos alunos. É importante ter ambientes de convívio agradáveis, em que as crianças possam explorar suas criatividades e, ao mesmo tempo, estar em segurança.

3. Apoiar o aluno com um ambiente acolhedor

O ambiente escolar é fundamental para que as crianças se sintam confortáveis e seguras. Nesse sentido, a cultura da escola faz a diferença, sendo percebida nos valores e comportamentos das pessoas que trabalham na instituição de ensino.Todas as pessoas envolvidas no processo são facilitadoras da educação dentro das suas respectivas áreas. Para isso, professores, gestores, orientadores, auxiliares e outros profissionais precisam ter habilidades comportamentais, como empatia, iniciativa e dedicação.Além disso, o acolhimento envolve a participação dos pais na escola. O ambiente escolar deve ser aberto e transparente para a presença dos responsáveis, criando oportunidades de influenciar em decisões e acompanhar o aluno.

4. Oferecer atividades extras que façam sentido para o momento do aluno

Asinstituições de ensino contam com um currículo mínimo para cada uma das séries escolares. Por isso, os diferenciais podem estar no que é feito para além disso, ou seja, nas atividades extracurriculares.É importante que, em cada etapa do desenvolvimento, existam soluções para o nível de conhecimento e os objetivos da aprendizagem. Isso porque cada idade pede um tipo de abordagem diferente para alcançar as metas de vida do estudante.Na educação infantil, por exemplo, as atividades lúdicas, como brincadeiras e jogos, tomam bastante espaço para que as lições sejam transmitidas de forma natural. Até porque, é um momento em que há grande dedicação ao desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional das crianças.No ensino fundamental, o currículo tende a ser enriquecido com atividades diversificadas:

  • música;
  • teatro;
  • dança;
  • esportes;
  • informática;
  • línguas estrangeiras.

Quando se chega ao ensino médio, o foco precisa ser o início da carreira com as provas do ENEM e o vestibular. Por isso, os preparatórios, reforços e revisões são pontos importantes entre as características de uma escola.

5. Ter o ensino apoiado em um projeto pedagógico de qualidade

O projeto pedagógico é o roteiro para guiar todas as fases do desenvolvimento do aluno. Então, precisa buscar não apenas o mínimo exigido pela lei, mas a preparação adequada dos estudantes para os desafios da vida pessoal e profissional no futuro.Para ilustrar, podemos citar a matriz de habilidades socioafetivas presente nos ensinos infantil e nos anos iniciais do fundamental no Colégio Arnaldo. Isso significa que o plano pedagógico contempla essas competências e tem uma estratégia para facilitar o desenvolvimento do estudante.Outra característica é a avaliação por metas individualizadas. Em todas as fases, o colégio Arnaldo entende o estágio do aluno em relação às disciplinas, propõe melhorias e ajuda o aluno a alcançar o próximo passo.

6. Reunir um time de colaboradores qualificados

Os colaboradores da instituição de ensino devem estar preparados para exercer as funções com ética. Além disso, precisam reunir competências técnicas e comportamentais.Com as competências técnicas, as pessoas conseguem realizar as atividades, pois contam com os conhecimentos e habilidades para as tarefas. Por exemplo, a capacidade dos professores em Física, Química, Português, Matemática etc.No entanto, o ambiente escolar também exige competências comportamentais, como comunicação, trabalho em equipe, empatia, proatividade e disciplina. Tais conhecimentos e habilidades não são restritos a uma função, sendo relevantes para todas as áreas.Colaboradores qualificados nas escolas contribuem para a melhoria da qualidade da educação, pois oferecem um ensino mais eficiente, atualizado e inovador. Eles também são capazes de lidar com os desafios e as demandas da sociedade contemporânea, como a inclusão, a diversidade, a tecnologia e a sustentabilidade. Por isso, é um critério tão importante.

7. Tenha um atendimento personalizado

As pessoas são diferentes entre si, assim como seus desafios. Portanto, cada aluno precisa ser avaliado individualmente para um projeto pedagógico que realmente desenvolva as competências para a vida adulta.Nesse sentido, o Colégio Arnaldo apresenta inúmeros diferenciais para os seus filhos:

  • projeto pedagógico de qualidade, valores, tradição e comprometimento com a educação do Ensino Infantil ao Médio;
  • atendimento personalizado que ajuda com fatores psicológicos, identifica a melhor forma de ensino e oferece canais de comunicação abertos;
  • infraestrutura escolar de excelência, que conta com ginásio poliesportivo, museus, quadras e laboratórios;
  • desenvolvimento amplo do aluno, com habilidades cognitivas e socioemocionais;
  • portal dos alunos, que permite o acesso a informações a qualquer momento e local, por meio de um dispositivo móvel conectado à internet.

As características de escola de excelência são decisivas para o desenvolvimento dos estudantes. Por isso, o colégio Arnaldo se preocupa em oferecer uma experiência completa, com ensino em sala de aula e atividades extracurriculares de alta qualidade para os alunos.Entre em contato com a nossa equipe e proporcione uma experiência de educação completa para os seus filhos!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.