Artigo

6 sinais que te ajudam a reconhecer a crise emocional na adolescência

A adolescência é uma fase que exige muito de nós. Mudanças no corpo, nos pensamentos, a necessidade de se encaixar em grupos, a pressão com a chegada iminente da vida adulta e muitos outros fatores fazem com que esse seja um período desafiador.Além de tudo isso, os adolescentes precisam lidar com um ponto importante: a imaturidade de suas emoções. Quando essas coisas acontecem de forma simultânea, o espaço para o surgimento de crises emocionais é pavimentado com muito mais naturalidade.E então, como identificar uma crise emocional na adolescência? Confira os sinais mais comuns desse tipo de situação e aprenda a lidar com eles. Boa leitura!

O que são crises emocionais e quais são as suas causas?

Crises emocionais são momentos em que os sentimentos são “demais” para suportarmos. É aquele instante no qual não conseguimos lidar com o que estamos sentindo.Ela pode ter diversas causas, que vão desde a ocorrência de traumas até a presença de problemas familiares, situações desagradáveis na escola, desilusões com amigos ou com um novo amor e muito mais.Além disso, há os casos em que o(a) adolescente lida com problemas como a depressão e/ou a ansiedade. Por isso, a avaliação profissional é indispensável.

Quais são os sinais de crise emocional na adolescência?

Confira, a seguir, alguns possíveis sinais de que o adolescente está passando por um momento difícil.

1. Mudanças de humor

A presença de um humor instável é um dos principais sinais de que algo não vai bem com o emocional do(a) adolescente.

2. Insatisfação constante

É normal nos sentirmos insatisfeitos com alguns pontos das nossas vidas, mas uma insatisfação constante e generalizada também pode indicar uma tristeza crônica advinda de uma crise.

3. Preocupação excessiva

O(a) seu(sua) filho(a) se preocupa demais? Há algumas pessoas que simplesmente são assim, mas esse também pode ser um sinal de que algo está causando ansiedade e angústia naquele indivíduo.

4. Dificuldades para se socializar

O isolamento social também é um sinal de crise, especialmente quando ela é gatilhada por alguma interação dessa natureza.

5. Baixa autoestima

Problemas de autoestima quase sempre estão acompanhados de algum grau de dano emocional. E, infelizmente, esse é um sinal mais comum do que imaginamos. É preciso ficar de olho!

6. Cansaço

Por fim, um(a) adoelscente cansado(a) pode estar passando por uma crise emocional. Esse é um dos sinais mais inespecíficos, ou seja, que podem significar várias coisas. No entanto, ainda vale investigar caso seu(sua) filho(a) esteja agindo como se estivesse estafado(a).

Como lidar com essas crises?

Lidar com crises emocionais não é nada fácil, tampouco uma tarefa exclusiva dos pais e responsáveis. Ainda que prestar apoio e mostrar que está ali sejam fatores indispensáveis para esse momento, o adolescente em crise precisa de suporte de um profissional qualificado.Sendo assim, o recomendado é agendar uma avaliação psicológica para que, a partir daí, sessões sejam conduzidas a fim de ajudar o(a) jovem a lidar melhor com todos os seus sentimentos. Lembrando que há a oferta de atendimento psicológico gratuito em muitas regiões do Brasil.Como podemos ver, a presença de uma crise emocional na adolescência é algo comum e que deve ser observado pelos pais e responsáveis. Afinal, essa é uma fase delicada e que exige todo o suporte possível daqueles que servem como base para esses jovens.Seu filho ou sua filha já passou por alguma situação do tipo? Conhece algum outro sinal de alerta para as crises emocionais na adolescência? Então, compartilhe com a gente e com outros pais nos comentários abaixo!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.