Artigo

6 formas de estimular o desenvolvimento cognitivo dos filhos

Estimular o desenvolvimento cognitivo desde a infância é muito importante para que a criança consiga interagir com o mundo e as pessoas ao seu redor de maneira saudável. É assim que ela passa a absorver e a assimilar as informações, aprendendo mais sobre os fatos que a cercam.É essencial que os pais e familiares auxiliem os filhos a despertar e a aprimorar as competências cognitivas. Do mesmo modo, a escola deve fornecer uma base pedagógica, oferecendo atividades que trabalhem a cognição nos estudantes desde os anos iniciais da escolarização.Acompanhe a seguir e conheça seis formas de estimular o desenvolvimento cognitivo nas crianças!

O que é desenvolvimento cognitivo?

O desenvolvimento cognitivo é essencial para o crescimento equilibrado dos pequenos. O aspecto permite que a criança adquira conhecimento, uma vez que estabelece ligação direta entre a abstração e a informação, possibilitando a organização de diferentes ideias no cérebro.Na infância, a cognição evolui de forma acelerada e precisa ser estimulada desde o início da formação. Dançar, brincar, ler, ver filmes, entre outras atividades, são formas de estimular e melhorar a cognição. Isso ocorre porque quando as capacidades cerebrais são impulsionadas, o raciocínio, a abstração, a imaginação e a linguagem podem ser aperfeiçoadas.Da mesma forma, as habilidades cognitivas também estão relacionadas à forma como as pessoas interagem com o grupo e o espaço em que habitam, envolvendo troca de saberes e a identificação da subjetividade. Com o acúmulo de informações, é preciso que a criança desenvolva funções mentais de maneira integral, tendo mais chances de aprender com as vivências.Portanto, se entende o desenvolvimento cognitivo como a evolução das capacidades intelectuais. A cognição é um processo gradual de transformação que acontece desde o momento em que nascemos até a fase adulta. Isso quer dizer que o ser humano está a todo momento utilizando a memória e a linguagem para conhecer e entender o mundo.Na infância, as crianças desenvolvem as habilidades cognitivas por meio da aquisição de experiências advindas da aprendizagem, que são essenciais para a adaptação com o mundo ao redor. Ao longo da vida, os mais novos continuam aumentando suas capacidades cognitivas, se comunicando por meio do domínio da linguagem e do aperfeiçoamento da inteligência.

Como os pais podem ajudar no desenvolvimento cognitivo dos filhos?

A escola, assim como os pais, deve dar atenção especial ao crescimento e desenvolvimento cognitivo dos pequenos. O melhor caminho é cultivar uma relação próxima entre a instituição de ensino e os familiares, até mesmo para fortalecer o desenvolvimento e a aprendizagem da criança de forma eficiente.Há algumas maneiras de ajudar os filhos no desenvolvimento cognitivo. Veja, a seguir, quais são as principais ações que facilitam o processo!

1. Acompanhe de perto

Sempre que possível, procure acompanhar bem de perto os estudos e as atividades escolares do(a) seu(sua) filho(a). Com isso, é possível identificar de forma mais precoce se ele(a) apresenta dificuldades ou se sente desafiado em relação a alguma tarefa.Com a parceria da escola, fica mais simples perceber se algo não está indo bem. Qualquer mudança no comportamento, por exemplo, pode significar dificuldades de ordem emocional ou cognitiva. Além disso, pode acontecer da criança ter algum conflito no colégio e ter um menor rendimento em alguns períodos, por isso, acompanhe de perto o seu cotidiano.

2. Incentive a prática de alguma atividade física

Outra maneira de estimular o desenvolvimento cognitivo é oferecer a prática de alguma atividade física para o(a) seu(sua) filho(a). Um bom estado físico aumenta as possibilidades de aprendizagem das crianças, combate a ansiedade e promove paz de espírito.Além disso, os alunos que praticam exercícios físicos ou esportes com frequência apresentam melhores desempenhos nos estudos. Para além do aspecto cognitivo, a atividade ainda melhora a socialização, reduz o estresse e intensifica o interesse pelas atividades pedagógicas.

3. Fomente a inteligência emocional

Conversar com os filhos sobre sentimentos e emoções é muito importante para entender se há algo incomodando ou representando uma barreira para o aprendizado pleno. Essa é uma maneira, inclusive, de orientar as crianças sobre o que sentem e de incentivar as habilidades socioemocionais.Para isso, os pais devem ser verdadeiros ouvintes, evitando julgar ou criticar os filhos. Sempre que possível, pergunte sobre o cotidiano e como as crianças estão se sentindo, questionando se há algo na escola ou em casa que as incomoda.

4. Instigue a curiosidade

Outra maneira de trabalhar o desenvolvimento cognitivo é instigar a curiosidade dos pequenos. Os pais podem, por exemplo, motivar os filhos a realizarem atividades desafiadoras e desconhecidas, para que eles tenham mais chances de compreender os fenômenos que os rodeiam.Uma forma interessante é fazer experimentos com o uso dos sentidos, como paladar, audição e tato. Os familiares também podem reservar um dia na semana e propor uma atividade diferenciada que estimule a criança se desafiar, como brincadeiras e jogos educativos.

5. Promova determinadas atividades

Determinadas atividades, como dança, leitura e jogos de memória são excelentes para trabalhar a cognição. Em geral, elas trabalham diretamente com o corpo e com as capacidades cerebrais. Além disso, o(a) pequeno(a) passa a ter mais consciência de seu próprio corpo e de suas escolhas.A partir destas atividades, os filhos ainda podem aproveitar o momento para se divertir com o processo. Além da diversão, eles podem potencializar a concentração, a atenção e a capacidade de aprendizado.

6. Escolha uma boa escola

Para ter a certeza que a formação pedagógica auxiliará a criança a desenvolver o lado cognitivo, é fundamental escolher por uma boa escola para o(a) seu(sua) filho(a). A partir do momento em que escolher uma instituição de ensino, passe a confiar nos colaboradores e no projeto pedagógico.Dessa forma, a criança terá uma melhor adaptação e terá mais confiança para solicitar ajuda, tirar dúvidas ou, até mesmo, pedir dicas sobre os estudos. Com uma escola de qualidade, os pais podem ficar mais tranquilos, sabendo que toda a equipe educativa trabalha em prol do desenvolvimento dos estudantes.O Colégio Academia oferece atividades específicas para cada faixa etária, promovendo o desenvolvimento cognitivo nos alunos, como musicalização, atividades artísticas, psicomotoras e esportivas, oficinas lúdicas, entre outras. Nosso maior objetivo é potencializar a aprendizagem e manter a comunicação aberta com as famílias das crianças.Entre em contato agora mesmo com a equipe educativa do Colégio Academia e conheça mais sobre os nossos diferenciais!

This is some text inside of a div block.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.