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4 tipos de transtorno de aprendizagem que os pais devem ficar de olho

Uma preocupação de muitos pais, e que é bem legítima, diz respeito aos transtornos de aprendizagem. Por isso, é muito importante que os pais estejam cientes do assunto para identificarem os primeiros sinais e buscarem auxílio quando necessário.A seguir nós apresentaremos o que configura, de fato, o transtorno de aprendizagem e quais são os 4 principais tipos que encontramos no desenvolvimento intelectual das crianças. Saiba mais a seguir e tire suas dúvidas!

O que são os transtornos de aprendizagem?

Os transtornos de aprendizagem são quadros que interferem diretamente na capacidade de aprendizagem intelectual, acadêmico, profissional e social de crianças e adultos.Normalmente os transtornos de aprendizagem são percebidos ao longo do processo educacional, já que é o momento no qual começam as demandas de absorção de conteúdos nas escolas e, por isso, pode não ser notado pelos pais antes.Contudo, o acompanhamento nos processos de aprendizagem em casa ajuda a obter um diagnóstico precoce. A união entre pais e educadores é fundamental para identificar os primeiros sinais e possibilitar a identificação dos transtornos o quanto antes.Isso porque os efeitos vão para além da escola. Por exemplo, muitos dos problemas podem impactar a socialização e a memória, influenciando a vida da pessoa como um todo.Cabe lembrar que não há, ainda, uma explicação sobre porque os transtornos de aprendizagem acontecem. Estima-se que eles possam ser um problema multifatorial, ou seja, que tem componentes biológicos, psicológicos e, também, de socialização.Assim, problemas como bullying, violência familiar, dificuldades durante a gestação ou parto, entre outros podem ser uma explicação. Mas ainda não há uma explicação confirmada pela ciência sobre o assunto.

Quais são os 4 tipos de transtornos de aprendizagem que os pais devem ficar atentos?

Existem quatro tipos de transtorno de aprendizagem que são os mais prevalentes e, também, fazem parte do rol de problemas que mais afetam a vida do estudante a longo prazo. Confira a seguir!

1. Dislexia

A dislexia é um dos transtornos de aprendizagem mais fáceis de identificar, principalmente porque seus sinais são bem visíveis e não se confundem com outros quadros. A criança tem dificuldades para ler e escrever e, também, para reter informações no dia a dia.Ou seja, é possível perceber que ela tem problemas em atividades que dependam de comunicação, leitura e escrita. Contudo, tende a ter um bom rendimento, por exemplo, em atividades artísticas (como desenho) e em conteúdos matemáticos (como cálculos).Alguns de seus sintomas são:

  • dificuldade em copiar conteúdos;
  • dificuldade em absorver conteúdos de livros, apostilas e outros materiais que tenha que ler;
  • desorganização geral no dia a dia (por exemplo, não conseguir se organizar quando precisa trabalhar com caderno e dicionário simultaneamente);
  • dificuldade em ler em voz alta;
  • confusão na hora de ler ou escrever determinadas palavras;
  • desatenção;
  • dispersão;
  • dificuldades para diferenciar entre sons semelhantes.

A dislexia pode ser encontrada em três tipos diferentes:

  • dislexia visual: a dificuldade está em conseguir visualizar informações de forma correta e conseguir escrever letras e números na ordem correta;
  • dislexia auditiva: a dificuldade está em compreender a diferença de sons, e também atrapalha a reprodução que a pessoa faz sobre o que ouve;
  • dislexia mista: quando há presença de características dos dois tipos de dislexia.

2. Discalculia

Esse é um transtorno de aprendizagem que está ligado com uma dificuldade grande na aprendizagem de matemática, não conseguindo acompanhar a lógica de raciocínio matemático no dia a dia, gerando ansiedade quando precisa fazer algo relacionado com essa disciplina.Por ser muito associado a uma disciplina específica, é comum que seja difícil de ser diagnosticado. Alguns sinais da discalculia são:

  • não conseguir fazer operações matemáticas simples;
  • não conseguir lembrar de fatos numéricos recorrentes e comuns;
  • dificuldade de ler as horas em relógio de ponteiro;
  • lentidão em processos de contagem;
  • dificuldade em nomear quantidades matemáticas, entre outros.

3. Disgrafia

A disgrafia está intimamente ligada com a capacidade de escrever, de forma que a criança não consegue fazer adequadamente o processo de escrita de letras e números.Por ser algo que está ligado mais com o dia a dia — por exemplo, pode ser percebido na escrita de uma carta para os pais —, é de mais fácil percepção em casa. Alguns dos seus principais sintomas são:

  • caligrafia de difícil entendimento;
  • palavras escritas constantemente erradas, sem um padrão;
  • dificuldade de assimilar o “desenho” da letra com o som correspondente;
  • dificuldade em usar lápis ou caneta;
  • letras trêmulas;
  • desorganização no processo de escrita.

A disgrafia pode aparecer de três formas:

  • maturativa: surge no período de aprendizagem de escrita;
  • adquirida: quando ocorre algum tipo de problema que afeta esse aprendizado, como lesão cerebral;
  • perceptiva: atrapalha a percepção e a relação entre o símbolo (palavras) e o significado.

4. TDAH

TDAH é a sigla para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e tem se tornado bastante conhecido nos últimos anos. Ele é caracterizado por alguns espectros: a dificuldade de manter atenção, com maior dispersão durante as rotinas de estudo, e hiperatividade.Esse é um distúrbio que afeta entre 3% a 5% das crianças que estão em idade escolar e tende a ocorrer mais em meninos. A criança com TDAH apresenta alguns sinais característicos, entre eles:

  • desempenho escolar ruim dentro dos padrões de ensino tradicional;
  • desatenção (dispersa facilmente durante a aula);
  • pode ser muito agitada e não conseguir acompanhar a aula sentada por muito tempo;
  • dificuldade de compreender instruções;
  • ansiedade;
  • dificuldade de entender qual o seu momento em brincadeiras e atividades;
  • conflitos constantes com os pais;
  • comportamentos impulsivos.

Como os transtornos de aprendizagem são diagnosticados?

Como você viu, alguns dos transtornos de aprendizagem tem sintomas bem claros, que podem evidenciar a necessidade de um maior acompanhamento. Mas outros podem demorar mais para serem percebidos (como o TDAH).O diagnóstico é multidisciplinar, ou seja, a criança é acompanhada por diversos profissionais para que um diagnóstico possa ser fechado. Fazem parte desse rol de especialistas:

  • médicos;
  • psicólogos;
  • psicopedagogos;
  • neurologistas;
  • pedagogos.

Por isso, é muito importante ter a compreensão dos pais, pois são dificuldades que podem ser revertidas com o acompanhamento adequado e, principalmente, com paciência durante esse processo, a fim de oferecer o acolhimento necessário para a criança. E conte com boas escolas, com abordagem humanizada, caso o seu filho seja diagnosticado com transtorno de aprendizagem.Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários e responderemos!

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